Sete mil pessoas participarão do evento esse ano. Como fazer para levar a bicicleta pra casa? (Foto: Divulgação)

World Bike Tour SP 2011: volte pedalando para casa

Texto referente ao evento de 2011. Nesta página há link para informações sobre a volta na edição 2012.

Esse texto refere-se ao evento de 2011.

Para voltar pedalando em 2012, informe-se aqui.

Sete mil pessoas participarão do evento esse ano. Como fazer para levar a bicicleta pra casa? (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira 25, ocorre a terceira edição do World Bike Tour São Paulo, um passeio de bicicleta da “Ponte Estaiada” até a USP, pela pista da Marginal Pinheiros, no feriado de aniversário da cidade. Quem conseguiu se inscrever ganha uma bicicleta, além de capacete, mochila, camiseta e outras prendas.

Apesar da página que descreve o evento citar como um dos objetivos “a sensibilização para o uso da bicicleta como meio de lazer e transporte não poluente“, a organização do evento, novamente, não se preocupou com os participantes que queiram voltar de bicicleta para casa ou para o ponto de partida.

Ganhe uma bicicleta, mas coloque-a no carro

A única opção pensada pela organização – e pela CET – é voltar de trem até o ponto de largada para colocar a bicicleta no carro. Ou deixar o carro no destino e ir de trem até a largada para pegar a bicicleta. Ou seja: participe do Bike Tour e ganhe uma bicicleta, mas use seu carro.

Muitos participantes ficarão sem opção por não ter um carro para transportar a bicicleta até suas casas, tendo que apelar a amigos e parentes. E o mais interessante é que ninguém se preocupou que seriam necessários SETE MIL CARROS para transportar as bicicletas dos sete mil participantes da edição desse ano!

Já tentei voltar pedalando

Nos anos anteriores, muita gente tentou voltar pedalando, fosse para o ponto de partida ou para casa mesmo. Isso, aliás, é de seu direito: as ruas são de todos, inclusive das bicicletas. Porém, a maior parte dos participantes é formada por pessoas que ainda não estão habituadas a pedalar nas ruas. Sem apoio ou instrução de como usar as vias de forma segura, acabam por se arriscar sozinhas nas calçadas, pela contra-mão ou por vias de tráfego intenso.

Mesmo com esse problema ocorrendo por dois anos seguidos, a organização do evento e a CET preocupam-se apenas em tentar evitar que esses ciclistas usem as ruas, em vez de instruí-los a trafegar com segurança. Mais fácil dizer para voltar de trem e colocar a bicicleta no carro, assim isentam-se de qualquer responsabilidade: quem resolver pedalar na rua, é por sua conta e risco. Afinal, a organização recomendou não fazê-lo.

Quer voltar pedalando? Pergunte-me como!

Sabe-se que muita gente gostaria de pedalar de volta ao ponto de saída – ou mesmo levar a bicicleta para casa pedalando, o que afinal é bem mais coerente com a proposta do evento. Cientes disso, ciclistas experientes decidiram ajudar os participantes, muitos dos quais usarão a bicicleta nas ruas pela primeira vez nesse dia.

Pedalar em grupo é seguro e conhecemos caminhos ideais para iniciantes. Guiaremos os participantes a vários bairros da cidade, portanto se você quiser levar sua bicicleta para casa pedalando, nos procure na chegada do passeio. Os voluntários estarão identificados por uma faixa e por cartazes nas bicicletas, além de camisetas amarelas.

Também levaremos um grupo ao ponto de partida do evento, para ajudar quem tiver deixado o carro lá, e outros a estações do Metrô. Assim como a CPTM, o Metrô permite o transporte de bicicletas durante todo o dia em domingos e feriados (nos sábados, a partir das 14h).

Não temos nenhuma ligação com o World Bike Tour. A organização do evento não nos procurou em nenhum momento. Ninguém nos contratou, não estamos ganhando nada com isso e não cobraremos pela ajuda. Só queremos mostrar que é possível usar as ruas em uma bicicleta, com segurança e prazer – diferente do que prega a CET, que ainda considera ciclistas um incômodo e os aconselha a voltarem de trem.

Os voluntários estarão esperando na chegada do passeio, com uma faixa identificando a iniciativa. Essa não é uma ação do Vá de Bike. Embora esse site a apóie e eu esteja participando dela, sou apenas um entre muitos. A idéia e a execução vêm de vários ciclistas que desejam uma cidade mais humana, com menos carros e mais bicicletas, onde todos possam pedalar nas ruas. Inclusive você.

Seja bem vindo.

78 comentários em “World Bike Tour SP 2011: volte pedalando para casa

  1. Fernando e amigos,

    Para quem mora distante de pontos estratégicos, a alternativa é acompanhar o bonde que irá até o metrõ mais próximo da chegada (talvez o metrô Suamré)

    Procure os voluntários devidamente identificados: VOLTE PEDALANDO.

    Abs

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Alguem sabe me dizer se é possivel sair no meio do trajeto? Vou pedalar com minha mulher e meu filho de 9 meses na cadeirinha e queria saber se, caso ele não aguente o percurso todo (nunca pedalei tanto com ele), eu consigo sair no meio. Ou se a marginal fica fechada e só da pra entrar no começo e sair no final.
    Obrigado!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Eduardo, vai haver grupos em todas as direções, não precisamente para todos os bairros. Portanto, vc poderá acompanhar o grupo que vai para a Zona Leste.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Retirada de kit para as 500vagas sorteadas

    Recebi o e-mail de que fui umas das 500 “azaradas” que foram sorteadas. Efetuei o pagamento, e, até agora nada de receber a confirmação para retirada do kit…!!!

    Alguém aí nessa mesma situação???
    Como proceder?????

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Vanessa, não precisa esperar a confirmação. Vá ao local da retirada que deve estar tudo ok. Aconteceu o mesmo com minha esposa. Ela pagou no dia 20 e retiramos sem problemas no dia 21.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Achei muito boa essa iniciativa. Parabéns! Estou pensando na volta em ir até a estação Vila Madalena da linha verde. Alguém vai fazer esse trajeto? Não conheço o local, porém vi no mapa que fica a uns 5 ou 6 km da USP. O trajeto é plano e tranquilo? Pergunto isso pois vou com a minha irmã, que não está habituada a atividades físicas. É isso…até lá e valeu!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Márcio, para chegar até a estação Vila Madalena tem que que subir. Para qual bairro vc vai? Praticamente para qualquer estação da linha verde, vc vai ter que subir. Não sei se o metrô linha amarela vai funcionar, se funcionar, seria mais interessante ir até a estação Faria Lima. Não sendo possível, uma das opções é subir até a estação Clínicas que é melhor que subir até a Vila Madalena.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Estou saindo de Campinas para ir ao WBT, e pretendo voltar à rodoviária do Tietê, onde pegarei um ônibus pra casa (será que eu sou o único maluco que vai fazer isso?). Minha ideia é voltar de trem/metrô, mas se alguém de vocês tiver as manhas de ir pedalando até a rodoviária eu posso ir junto.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Danilo, vamos ver na hora se alguém pretende ir para aquele lado, mas em último caso você acompanha o pessoal que vai para o metrô Faria Lima, ou para alguma estação da linha azul (que facilitaria para você, para não precisar trocar de trem).

      Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Olá! Willian, vi que o percurso do WBT será de 10 km. Até ai tudo bem, mas para voltar para casa vou de metrô. Serão quantos kilometros de pedalada até o metrô (qual?) mais próximo?

    Valeu! Yumi

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Oi Yumi

      O metrô mais próximo é a nova estação Faria Lima, da linha amarela, vamos puxar um “bonde” para lá sim. Não é muito longe e dá para fazer um caminho bem traquilo para chegar lá. E é tudo plano.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Adorei essa iniciativa… vou ver se consigo voltar pedalando para o Taboão da Serra.
    Phil, vi que vc vai para lá, quem sabe nos encontramos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. o prefeito poderia colocar alguns onibus em alguns pontos pra pegar os ciclistas e depois devolve-los, imagina uma linha dessa no tucuruvi? ia ficar muito mais ecologico o passeio…

    e pra mim tb não dá pra voltar de bike pra casa, guarulhos é bem distante da usp hehehehe sem contar as condiçoes climáticas de ultimamente.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Vou corrigir uma informação…

    Na verdade fui sorteado sim, o real culpado foi o yahoo que na quinta e sexta-feira não entregou meus e-mail´s, ou os problemas de comunicação decorrentes das chuvas tb colaboraram.

    De qualquer forma corrijo o que falei, não foi culpa da adm. do WBT.

    Abs.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Acho legal a iniciativa. O grande problema é que são paulo é grande e quem mora nos extremos da cidade com certeza não vai querer pedalar até en casa. Afinal a cidade chega ter mais 50 Km a partir do centro. No meu caso, da chegada do bike tour ( Usp) até o meu bairro dá 38km. E pra quem já faz anos que não pedala, fica uma tarefa difícil pedalar tudo isso. Aí só resta o carro. Mas que tal a Prefeitura pensar em desenvolver ciclovias de norte a sul e de leste a oeste??

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. @laercio

    na virada de um ano pro outro, bem por volta da 00:00, 180 reias, kit com bike, mochila, camiseta, capacete e acredito que venha squeeze e bolseta de guidão tb.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  12. Parabéns galera pela iniciativa de participar do evento que só tem fortalecer esta idéia de utilizar este meio de transporte barato, saudável e ecológico. Não vou participar pois fiquei sabendo só agora deste evento divulgado no jornal hoje. Alguém saberia me dizer onde faz a inscrição e o valor p/ participar. Pretendo ir ano que vem.

    Grato

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Davi

      Não haverá nenhum esquema especial para a volta. Nada foi preparado pela organização para quem quiser voltar pedalando ao ponto inicial ou pedalar até em casa. Por isso mesmo a iniciativa de ajudar as pessoas que desejarem voltar pedalando.

      Conte conosco.

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *