A bicicleta não limita seus caminhos. Ela os amplia.

Em alguns momentos, você precisa evitar uma avenida ou algum trecho com muitos carros, mas há muitos outros caminhos. Pequenos atalhos urbanos, caminhos que de carro não se vê e não é possível usar.

bicicleta caminhos atalho

Em alguns momentos, você precisa evitar uma avenida ou algum trecho com muitos carros. Mas há muitos outros caminhos. Caminhos que de carro não se vê, nem é possível usar. Vielas, passarelas e pequenos atalhos urbanos, como o dessa foto.

Olhe sua cidade. Pedale e descubra o que os outros não vêem. Redescubra aquele olhar curioso de criança, quando você reparava em detalhes e se surpreendia tanto com um prédio enorme quanto com uma formiga carregando uma folha.

Em sua cidade há caminhos, vielas, pássaros, flores e cenas que só se vê sem pressa. E que mostram uma cidade muito mais agradável do que a que contam por aí. Sua cidade não precisa ser a mesma cidade dos outros. Tenha outro olhar.

Veja também: coisas que de carro você não percebe

Ao utilizar espaços reservados a pedestres, recomendamos que se desmonte da bicicleta.

– — –

Nem sempre é possível encontrar caminhos alternativos. É um dos motivos pelos quais há tantos ciclistas em avenidas.

5 comentários em “A bicicleta não limita seus caminhos. Ela os amplia.

  1. Desde que me aposentei, em setembro de 2007, deixei o carro e a moto de lado e só ando de bicicleta……………e a partir daí, TODO DIA, me deparo com um Rio de Janeiro diferente!!! Em alguns momentos, lindo e glorioso, em outros perigoso e difícil, mas em todos os minutos, emocionante!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. é uma modalidade bem diferente, a minha relação com a cidade muda muito andando de bicicleta… Sei mais nomes de rua, fui em comércios que não estavam tão perto, falei com pessoas, vi muitas situaçães…

    tó com uma lesão no joelho agora, o máximo de caminho que faço é até a cozinha!!!
    quero andar de bicicleta!!!!!!!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. No livro “As moradas de Deus” o autor Edin Abumansur fala sobre como vemos a cidade. Em certo ponto ele diz, “Ao contrário do motorista que está preso ao seu caminho e a como o vê, o pedestre faz sua própria edição da cidade”.
    É esta edição particular que também fazemos de bike.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. A bike nos permite, ver a cidade de uma forma que somente os pedestres tem.
    Acho isso fantastico, pois, com a pressa do dia a dia, quando de carro, fazemos igual cavalos:
    Tapamos nossos olhos e so vemos o que tem a frente e não curtimos ao redor…
    Não troco por nada essa experiencia, por isso vou e volto do trabalho de magrela e sempre que da mudo o rumo pra curtir mais a cidade…
    Aquele

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *