Aprenda a andar de bicicleta com as Pedalinas
As Pedalinas fazem dois anos. E vão comemorar com um curso gratuito para as meninas, ensinando desde a se equilibrar na bicicleta até a consertar um pneu furado. Venha conhecer a liberdade que só a bicicleta traz.
Grupo ensinará meninas que querem aprender a pedalar
As Pedalinas fazem dois anos. E vão comemorar com um curso – gratuito, é claro – para ensinar desde se equilibrar na bicicleta até consertar sozinha um pneu furado. Venha conhecer a liberdade que só a bicicleta traz.
O presente de aniversário das Pedalinas: uma oficina para mulheres que querem aprender a se equilibrar na bike e dar as primeiras pedaladas.
Equilibrar-se sobre 2 rodas. Enfrentar com segurança o trânsito. Achar simples a tarefa de trocar o pneu furado. Trocar ideias sobre o papel da mulher andando de bicicleta. Planejar viagens. E fazer tudo isso com muito prazer. Estas são as metas deste curso, que se inicia no sábado agora.
O curso é gratuito. Também não necessita de inscrição, basta comparecer aos encontros nos dias e horários estabelecidos que serão divulgados neste blogue. Sempre haverá uma parte teórica e uma parte prática – acreditamos que se equilibrar em 2 rodas é muito mais do que um mero exercício: às vezes, pode ser uma postura diante da vida.
[Texto retirado do site das Pedalinas]
A origem do grupo
Dois anos atrás, várias meninas que pedalam em São Paulo, algumas delas participantes da Bicicletada, combinaram um passeio de bicicleta com piquenique no Parque do Ibirapuera. O objetivo era discutir a formação de um grupo só de garotas, para incentivar outras a começar a pedalar.
A conversa foi boa, amizades se fortaleceram e elas decidiram tornar aquele passeio mensal. Criaram um blog, uma comunidade no Orkut e uma lista de discussão. O passeio sairia todo segundo domingo do mês, da Praça do Ciclista, mas não seria um simples “passeio”, como tantos outros: seria um espaço para troca de ideias e de experiências. E principalmente uma iniciativa para ajudar as iniciantes e as que têm vontade de começar mas ainda não conseguiram vencer os receios que tomam conta de todos nós (inclusive os homens, tenha certeza) na hora de colocar a bicicleta pela primeira vez na rua.
O encontro mensal deu muito certo. A imprensa comprou a ideia e a repercussão foi bastante positiva. Cada vez mais meninas apareciam. Há sempre gente nova começando a pedalar nas ruas com a ajuda do grupo.
Os encontros
As meninas se reúnem para pedalar, passear, conversar, trocar ideias sobre a bicicleta e sua utilização nas ruas, trocar dicas de manutenção básica, bater um papo legal com outras garotas que usam a bicicleta e, principalmente, se divertir.
Não está acostumada a pedalar nas ruas? Tem medo da distância que elas vão percorrer? Não tem problema: o ritmo é leve, sem deixar ninguém para trás, sempre ajudando e apoiando as iniciantes. O passeio é aberto a todas as idades e tanto para quem está começando como para as mais experientes. Venha descobrir que bicicleta é para todo mundo e que você, que tem aquela bicicleta encostada na garagem, também pode montar nela e pedalar livre por aí.
Quando e onde?
É no próximo sábado, dia 7, com saída na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. Veja a programação completa no site das Pedalinas. Para o encontro da tarde, você pode levar a bicicleta no metrô e descer na estação Consolação (linha Verde), já que aos sábados o transporte de bicicletas no metrô é permitido a partir das 14h. Isso significa que você também vai poder voltar para casa de metrô, com bicicleta e tudo. Capacete não é obrigatório, mas é recomendável levar água. Você pode alugar uma bicicleta caso esteja sem. E para o curso da manhã, nem é necessário levar bicicleta.
Dê um pulo na praça para fazer novas amigas, descobrir como outras meninas fazem para pedalar sozinhas nas ruas, como decidem o percurso, que roupas escolhem para andar de bicicleta, como fazem com o cabelo, onde guardam a magrela, o que fazem se furar um pneu, em que altura colocam o banco…
Tem bastante coisa para se conversar durante o encontro. Será divertido e instrutivo, você vai fazer novas amigas e no final vai querer saber quando é o próximo, vai por mim. 😉
Caso tenha dúvidas ou queira saber mais, visite o blog e deixe uma mensagem.
“Opa! Se vai ter gatinha pedalando eu tô dentro!”
Um recado para os marmanjos: essa não é para vocês, esse passeio é só para as moças. Os namorados, maridos e pentelhos avulsos que quiserem pedalar devem montar um segundo grupo, com outro roteiro e outro ponto de encontro. “O ponto de encontro dos meninos é ali, ó”, dirão as moças. Quem manda nesse encontro são as mulheres e não se fala mais nisso! 😀
Gostaria de aprender andar de bicicleta tenho 36 anos e sofro buli por não saber.
0 0
Envie-me o cronograma das oficinas de 2013
0 0
não tenho bicicleta mas gostaria de aprender a andar como eu faço eu trabalho de segunda a sexta das 8horas as 17horas há gostaria de saber se e de graça obragada .bjs.
0 0
Cristina, é de graça sim e aos domingos. Aguarde a divulgação das oficinas de 2013!
0 0
Achei ótimo saber que tem aulas para aprender andar de bicicleta, sempre quis aprender, mas nunca consegui. tentei algumas vezes, mas cai, me machuquei e não tentei mais.
Já estou com 53 anos e gostaria de aprender. Será que ainda é possível. Vocês ensinam pessoas na minha idade ou é só para mais jovens. Se por possível, eu gostaria muito de tentar. Obrigada e um abraço e parabéns pelo trabalho. Ficarei aguardando uma resposta.
1 0
Suely, ensinam sim, veja aqui: http://vadebike.org/2012/02/aprenda-a-andar-de-bicicleta-depois-de-adulto-com-bike-anjo-e-pedalinas/
1 0
Olá!
Sempre quis aprender a andar numa bike… infelizmente não aconteceu (até agora). Estou chegando aos 51 anos e hoje ouvi falar de vocês. Gostaria de saber como posso fazer para aprender a andar de bicicleta, quais os custos e se vocês conhecem alguém ou escola que ensina ou se vocês mesmas fazem isso? Grata e um abraço.
0 0
Achei ótimo saber que tem quem se dispôe a ensinar a quem não sabe andar de bicicleta a faze-lo. Tenho 50 anos (faltando 13 dias para fazer 51) e gostaria de saber se posso participar. Domingo dia 11 vou trabalhar e não sei se conseguirei chegar às 15 horas no evento. Se puder participar (pela minha idade) posso chegar depois da 15 horas? Ou quando haverá outra aula? Muito obrigada.
0 0