Foto: Willian Cruz

Ciclovia Rio Pinheiros: expansão, novos acessos e iluminação

Ciclovia Rio Pinheiros terá um total de 20km, oito acessos e iluminação. Conheça os detalhes e prazos da ampliação.

Clique aqui para informações atualizadas sobre acessos e horário de funcionamento

As demais considerações desta página continuam corretas e pertinentes

A Ciclovia Rio Pinheiros tem um potencial enorme como alternativa de mobilidade na cidade, por diversos motivos. O deslocamento de bicicleta se dá ainda mais rápido que o usual, pela topografia totalmente plana e pela ausência de cruzamentos e semáforos; por proteger o ciclista do tráfego pesado de automóveis, a viagem se torna bastante segura, mesmo para quem está começando; seu trajeto passa por vários bairros da zona sul, com potencial para chegar até a zona oeste. Se tivéssemos ciclovias nas duas marginais então, teríamos acesso fácil, rápido e seguro a boa parte da cidade.

Situação atual

Foto: Willian Cruz

O que temos por enquanto é apenas uma ciclovia de lazer, que não ajuda em praticamente nada nos deslocamentos do tipo commuting, como ir ao trabalho, à escola, à casa da namorada. Ela funciona apenas durante o dia e tem apenas três acessos, sendo um deles bastante próximo a uma das pontas. Esses acessos se situam a mais de uma dezena de quilômetros um do outro e sem nenhuma outra saída no meio caminho. Se você não mora próximo a uma ponta da ciclovia e não trabalha perto da outra, dificilmente conseguirá colocá-la em sua rota – e ainda que consiga, ela estará fechada quando você precisar voltar para casa depois do trabalho.

O mais óbvio, barato, eficiente e correto seria termos acessos em todas as pontes. Os ciclistas geralmente chegam à Marginal por alguma avenida que cruza o rio por uma ponte; havendo nela um acesso para descer à ciclovia, problema resolvido, tanto para quem está de um lado do rio quanto do outro. Acessos distantes das pontes fariam muitos ciclistas pedalarem por um trecho de Marginal até chegar neles, sendo mal recebidos pelos motoristas, que os colocariam em risco. Além disso, os acessos nas pontes integrariam a ciclovia ao viário, permitindo captar e distribuir os ciclistas ao longo de sua extensão.

Quem utiliza a bicicleta como transporte não sai de casa para pedalar na ciclovia, sai para ir a algum lugar. Se ela não fizer parte do caminho dele, ou não for acessível sem um desvio grande, não será utilizada. Por enquanto, a ciclovia nem ajuda a proteger os ciclistas que  utilizam a marginal diariamente e nem incentiva as pessoas a trocarem o carro pela bicicleta, já que poucos podem utilizá-la em seus deslocamentos cotidianos e, enquanto não há novos acessos, ela continua servindo mesmo ao lazer.

Atrasos

Discurso de inauguração da Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Willian Cruz

Na inauguração da ciclovia, em fevereiro de 2010, o então secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciou: “passaremos a quatro acessos rapidamente”. José Serra complementou que esses acessos seriam providenciados por empresas privadas. Já havia também a promessa de expandi-la até o Jaguaré. Mas Serra deixou de ser governador, Portella foi substituído e a ciclovia empacou.

Em outubro de 2010, os jornais comentavam que a expansão até o Jaguaré seria feita ainda naquele ano e que haveria mais quatro acessos até fevereiro de 2011. Esses acessos seriam passarelas e estruturas metálicas, sem relação com os viadutos existentes. Para integrar a ciclovia às pontes, a CPTM pouco pode fazer sem a cooperação e o apoio da CET e da SIURB.

Mas esse atraso acabou sendo vantajoso: o projeto foi revisto e novos acessos e pontos de apoio serão construídos. Acompanhe abaixo.

Obras começaram: expansão e acessos devem sair em breve

Se os novos prazos foram cumpridos, a situação deve melhorar logo. O leitor Pedro Peron nos informou em e-mail que “já estão instalando os gradis amarelos saindo da estação vila olímpia, em direção à cidade jardim” e que “começaram também a erguer uma rampa de acesso à ciclovia junto à estação Santo Amaro da CPTM”. Parece que agora é pra valer.

Para o final de 2011

Foto: Willian Cruz

Atualmente com 14 km de extensão, a Ciclovia Rio Pinheiros ganhará mais 6,4 km até a estação Villa Lobos-Jaguaré. Segundo o Diário de São Paulo, o novo trecho deve ficar pronto até o final do ano. Até o final de 2011 devem ser criados também mais três acessos: ponte Cidade Universitária, estação Morumbi e estação Santo Amaro. Novos pontos de apoio também serão inaugurados.

O acesso na ponte Cidade Universitária será implementado do modo como deveria ser feito em todas as pontes do trajeto: uma passarela ligando a ponte à ciclovia. Um exemplo que, demonstrando seu sucesso, praticidade e frequência de utilização, pode servir de modelo para as demais. E o melhor: permitirá que aos alunos da USP que utilizam bicicleta que entrem e saiam da ciclovia num ponto bem próximo do campus.

Nas estações Morumbi e Santo Amaro, os acessos são resultado de adequações do mezanino à passarela interna das estações, com rampas para facilitar o deslocamento com a bicicleta. Esses dois pontos de entrada mostram a boa vontade da CPTM em facilitar o acesso à ciclovia, provendo-os por dentro de suas estações e dispondo-se a reformá-las para permitir ao ciclista alcançar a ciclovia por ali.

O ponto de apoio provisório que havia na altura da estação Santo Amaro está em reformas e deve se tornar permanente, como os outros dois, nas pontas da ciclovia, com cobertura, banheiros, bebedouros, espaço para troca de pneus e manutenção das bicicletas. Com essa mesma estrutura, outros três novos pontos serão implantados na altura das estações Cidade Jardim, Cidade Universitária e Jaguaré-Villa Lobos, totalizando seis pontos com boa infraestrutura de apoio nos 20km que a ciclovia virá a ter.

Primeiro semestre de 2012

Capivaras na Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Willian Cruz

Para o primeiro semestre de 2012, mais dois acessos: um no Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim, e outro no parque Villa Lobos, que será a nova “ponta” da ciclovia expandida. Ambos os acessos serão passarelas de uso exclusivo de ciclistas.

Esses acessos representarão ligações diretas com a Ciclofaixa de Lazer, facilitando também o acesso para quem quiser utilizar a ciclovia a passeio no domingo. Mais crianças conhecendo o Rio Pinheiros de perto, o que é ótimo: quem vai construir o futuro deve conhecer o presente, vendo a situação do rio e entendendo onde vai parar o lixo que cai na rua. E percebendo que, apesar de tudo, a natureza resiste: além das capivaras, há garças, quero-queros, pica-paus e outros pássaros vivendo ali.

Iluminação

Para 2012, também está prevista iluminação para a ciclovia, permitindo finalmente que seja utilizada durante a noite. E o melhor é que essa iluminação usará energia limpa. Serão instalados 764 postes com luminárias de LED, de potência superior a 30 watts, com aerogeradores para captação do vento e coletores solares.

O sistema inovador foi desenvolvido por técnicos da CPTM, que testaram nos últimos três meses um protótipo instalado perto da estação Jurubatuba. No alto do poste é colocado o aerogerador, dispositivo que funciona como um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento. Um pouco abaixo, é fixada a bandeja para captação solar. Cada poste é, portanto, uma estação autônoma e autossuficiente, não precisando estar ligado à rede elétrica.

No caminho certo

Foto: Willian Cruz

Com essas mudanças, o acesso à ciclovia vai melhorar bastante. A Ciclovia Rio Pinheiros tem tudo para se tornar parte importante da mobilidade por bicicleta na cidade, só precisa se tornar mais acessível e funcionar até mais tarde, pelo menos até as 21h.

Sugestões

Os motoristas que dirigem em São Paulo contam com sinalização que os ajudam a descobrir o caminho para chegar nos principais bairros da cidade. Seria interessante ter, dentro da ciclovia, sinalização semelhante para os ciclistas: próximo a cada saída, poderia haver uma indicação de que bairros o ciclista acessa saindo por ali.

Da mesma forma, do lado de fora da ciclovia, poderia haver sinalização indicando a entrada mais próxima. Há hoje muitos ciclistas que trafegam pela própria marginal. Sinalização indicando os acessos, nela e em avenidas da região, ajudaria a incentivá-los a seguir pelo caminho mais seguro.

Exceto onde indicado, as informações são da própria CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

75 comentários em “Ciclovia Rio Pinheiros: expansão, novos acessos e iluminação

  1. bom dia!
    estou frequentando todo sabado na parte da manhâ….estou achando otima a ciclovia,gostaria de poder frequentar durante a semana na parte da noite….digo pra umas 21 horas….acho que o horario podia ser mudado para mais tarde.
    portanto a segurança deve ser ampliada….todo sabado só vejo duas motos de segurança,que ficam parados no mesmo local….proximo a jurubatuba.
    ai vai minha sugestão…vamos aumentar esse horario,para que possamos pedalar a noite !!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. boa tarde Willian, estou falando da ciclovia da marginal Pinheiros..
    talvés não tenha me expressado bemmm..
    não vou a ciclovia a pé com crianças..
    tenho um projeto no meu bairro com outroas pessoas chamado criança no esporte e na escola é adulto honrado no esporte..
    Começamos como uma pequena escola de futebol que hoje já possui subsistência própria graças ao apoio do comércio e algumas empresas da região.
    Más mesmo assim notamos que algumas crianças não tinha interesse pelo futebol e com algumas breves conversa notamos que a outra coisa que mais interessava a eles é andar de bicicleta, foi ai que decidimos estender o projeto para esse esporte.
    compramos algumas bicicletas usadas ou de sucata de ferro velho e com apoio de uma parceiro de uma pequena bicicletaria que nos fornece as peças a preço de custo e a mão de obra sem custo, montamos 5 bicicletas e passamos a levar as crianças para passear na ciclovia da marginal pinheiros.
    esse projeto deu um resultado tão surpreendente que 2 meses depois já temos mais de 40 crianças cadastradas e participantes do passeio e esse número tem crescido a cada dia.
    eu vou todo fim de semana com 10 a 15 bikes para lá

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. a ciclovia é sim uma ótima opção de laser.
    além de todos esses problemas sitados acima temos outros bem preocupantes também.

    Sou frequentador da ciclovia e estou preocupado com o alto crescimento de corredores profissionais na ciclovia. Acredito que essa área de lazer não foi criada com o intuito de pista de treino de corrida, mas é isso que tem acontecido.
    Todo fim de semana vou passear com meu filho e alguns amiguinhos, mais em vez de ser um lazer tem sido uma tortura.
    tenho de passear o tempo todo preocupado com as crianças pois esses ciclistas profissionais passam com suas bikes velozes em alta velocidade e acabam colocando em risco aqueles frequentadores que vão aproveitar essa área de lazer.. Até mesmo nos pontos de acesso e descanso é comum eles passarem em alta velocidade. acredito que a adm dessa pista deve efetuar um estudo mais detalhado sobre
    esse assunto para que possa assim adequar o direito de uso dos mesmos tbbb.
    na minha opinião uma proposta para isso seria limitar dias ou horários para uso dessa modalidade na pista.
    a Pista tem velocidade máxima de 20 KM/H.
    mais um exemplo disso no último domingo dia 04.03 conversando com um corredor de uma equipe
    ele me mostrou o tempo que ele e sua equipe levaram para percorrer 20 km que foi de 32 minutos.
    ou seja regra básica
    se vc tem média de 20 km para casa 60 minutos na prática gastaria 3 minutos para percorrer 1 km
    esse ciclista gastou 1.36 segundos para percorrer o mesmo percurso que deveria ser feito em 3 minutos.
    ou seja ela estava andando a quase 40 km p/ hora…
    E OLHA QUE HÁ MODALIDADES DE CICLISMO QUE CHEGAM A MAIS DE 40 KM/H PODENDO ATÉ CHEGAR A 70 KM POR HORA.
    Um ciclista a 40 ou 50 km/H atropelando um ciclista de passeio a esta velocidade e imagine o tamanho do estrago……….

    abraços a todos

    agradeço desde de já a atenção dos mesmos

    Atenciosamente

    Fernando Aragão

    Thumb up 4 Thumb down 1

  4. Ola, ando frequentemente pela ciclovia e não presenciei nem ouvi algo a respeito de ladrões, porem todo cuidado é pouco! Já na ciclovia nas Praias, o recomendado, pelo menos quando desci para santos (rota marcia prado), era de não usar as ciclovias e sim a estradas e ruas, pois já existiam relatos assim!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Não se iludam com autoridades preocupadas com segurança dos ciclistas…

    Também tive minha bike roubada na ciclovia da Praia Grande (Praia Mirim, em frente a prefeitura) no meio da tarde… O ladrão ARMADO, largou a bike dele e levou a minha depois de ter me derrubado, não me machuquei feio por sorte… Depois conversando o pessoal que me socorreu, fiquei sabendo que é comum. COMUM????!!!!!!Quer dizer, todo mundo sabe e nada é feito… Policiamento Zero!!!! Ah! Liguei pra policia, depois de duas horas desisti de esperar…o Ladrão deve continuar solto, ARMADO, roubando bikes e o que mais lhe convier…..

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Boa tarde!
    Sobre a segurança na ciclovia Marginal Pinheiros, soube de vários assaltos a ciclistas DENTRO da ciclovia, realmente o acesso é para pessoas com bikes e esses bandidos entram de bike na ciclovia e assaltam os ciclistas lá dentro. Roubam objetos pessoais a té bikes. Um conhecido teve a bike roubada! O cara largou a bike dele e roubou a bike do meu amigo, deu meia volta e sumiu!
    Alguma notícia para mais segurança na ciclovia? Ou se sabem algum meio que podemos avisar as autoridades?
    Tks!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Boa noite, gostaria de saber quando vão instalar mais bebedouros durante o trajeto, pois está sendo insuficiente os que já existem, filas e mais filas para beber água é o fim, BOMBAS DE AR que já fazem mais de mês quebradas, porque tanta demora para fazer a manutenção.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Olá,

    Alguma novidade quanto à iluminação noturna? Além da iluminação precisaríamos de segurança para poder utilizar a ciclovia durante a noite, na volta do trabalho, já que de tanto em tanto a marginal é alvo de arrastões… Alguma informação sobre isso?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Mercedes, a CPTM ainda está tentando encontrar um parceiro que ajude com os custos de implantar a iluminação. Quanto a arrastões, na Marginal os carros estão imobilizados, presos no congestionamento e não há para onde fugir. De bicicleta você sempre pode dar meia-volta. Além disso, o acesso à ciclovia é restrito a quem está de bicicleta e há equipes de segurança circulando.

      Mas que precisa ter iluminação e abrir à noite para o pessoal voltar para casa, isso é fato!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Pedaleiros, foi show o pedal de 50km (uma boa estréia r..os). Uma excelente forma de descontrair e relaxar somados a boa companhia e bom papo. O melhor foi ver que agora posso ir da estação Santo Amaro de Trem/Metro ate a USP via Ciclovia marginal com minha bike. Acesso FÁCIL e muito bem planejado tanto em Santo Amaro como em cima da Ponte da Cidade Universitária. eTudo GRATUITO ( Aqueles que estão informando que tem que pagar para entrar na CICLOVIA MARGINAL no acesso Santo Amaro não é VERDADE, estive ontem (Vide foto anexa. Se você quiser o usar o METRO/TREM paga como outro cidadão qualquer) e foi show o role lembrando que o risco é próximo a ZERO. “O pânico esta dentro do nosso córtex, apenas respire a coragem que tudo fica melhor”. Tai o CONVITE . Sucesso José Carlos Gaivota – http://www.facebook.com/josecarlosgaivota fotos

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. Gostaria de enfatizar a falta de educaçao dos ciclistas que treinam ,pois tambem treino na ciclovia e tambem a uso para trabalhar,e ja ando em Sao Paulo ha mais de 25 anos e nunca vi tamanha falta de respeito aos nossos proximos.
    Sera que nao ha algum meio de educa-los.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. seria maravilhoso se fosse feita ima ligação com a MARGINAL TIETÊ ,pois a zona norte tb precisade uma alternativa tão saúdavel e inteligente como esta abs .

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *