Muito se fala sobre as bicicletas de roda fixa, mas você sabe mesmo como elas são? Veja no Vá de Bike: http://ow.ly/gUjXe Na foto, "fixeiros" participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais: http://ow.ly/r9nPu #vadebike #fixedgear Foto: Rachel Schein

O que é uma bike fixa?

Cada vez mais se fala em bicicletas de roda fixa, mas muita gente ainda não entendeu bem do que se trata. Comece por aqui.

"Fixeiros" participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais. Foto: Rachel Schein
“Fixeiros” participam das FixOlimpíadas 2013, evento que teve provas como skid, subida de ladeira, peanuts e arremesso. Saiba mais. Foto: Rachel Schein
Aline em sua fixa rosa. Ou vermelha, não decidimos ainda. Repare na ausência de câmbios. Foto: Laura Sobenes

Apesar de parecerem bicicletas convencionais a um primeiro olhar desatento, as fixas diferem delas em diversos aspectos. O principal é não terem roda livre, ou seja, os pedais se movem o tempo todo junto com as rodas.

Por essa característica, os próprios pedais são utilizados para frenagem, o que faz com que tradicionalmente não precisem de um sistema de freios. Também não possuem marchas. Em se tratando de fixas, menos é mais.

Por serem leves, ágeis, demandarem baixa manutenção e não terem peças “roubáveis”, necessitando apenas de uma pequena u-lock ao estacionar, as fixas são muito utilizadas pelos famosos bike messengers de Nova Iorque, que rasgam a cidade em alta velocidade, desviando de tudo e de todos com extrema agilidade.

Primando pela leveza e pela simplicidade, os fixeiros (leia “ficseiros”) capricham nos detalhes, do quadro com pintura especial e selim de couro até o vestuário. Apesar de haver modelos produzidos por fabricantes tradicionais de bicicletas, a maioria das fixas são customizadas, às vezes até montadas em casa com peças compradas por aí. Há até mesmo quadros feitos à mão, personalizados para a alma do dono, como katanas. O dono de uma fixa costuma ter muito orgulho de sua bicicleta.

Quem passa a usar uma fixa integra um novo universo, interessante e diversificado, que envolve bem mais que a bicicleta. Há toda uma subcultura a seu redor, envolvendo moda, comportamento, ideologia e até esporte: o Bike Polo é bastante adequado às fixas (entre outros motivos, pela maior facilidade em realizar trackstands).

Yo, fixie!
Alguns sites brasileiros para saber mais sobre fixas e sua cultura singular:
Fixa CWB – Fixa Sampa – Fixadas – Pscycle Community – Rodafixa

93 comentários em “O que é uma bike fixa?

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 11

  2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 5 Thumb down 21

  3. é e la vamos nos(a bruxa tentanto voar na vasoura famoso episodio do pica-pau rsrs)termnio de montar uma fixa asemana que vem,minha primeira.espero que nao caia muito kkkk.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Legal rever os posts.
    Na época disse que montaria uma com quadro de MTBiking… Acabei montando num de Sportíssima e a idade me aconselhou utilizar um cubo com contrapedal para poupar os joelhos…

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Amigão, como assim “na versão feminina”? Freios são opcionais e recomendados com em qualquer bike. Não me venha com aquele discurso infantojuvenil (e aparentemente machista, no seu caso) de #brakeless #vidaloka. Rua não é velódromo e crânio não pega solda.

      Comentário bem votado! Thumb up 35 Thumb down 1

      1. sem querer polemizar na questão de gênero, acredito que seja bem perigoso descer de fixa sem freio e sem preparo físico. E qualquer pessoa pode desenvolver a musculatura das pernas de modo a diminuir a velocidade de forma muito eficiente sem freios, sem travar a roda. É muito bom para o corpo e ver os efeitos desse tipo de pedal nas pessoas foi um dos motivos para que eu resolvesse experimentar.
        De qualquer forma, eu tenho o freio dianteiro sempre em condições porque há momentos em que ele pode ser muito útil: carregando peso, ou descendo uma ladeira de mais de 8%, ou no caso de um pneu estourando.
        Normalmente não toco no freio mas é bom saber que ele está lá.

        Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  5. Tenho, ao mesmo tempo, curiosidade e medo de andar numa fixa… deve ser um negócio doido pedalar uma dessas.

    O Joseph Gordon-Lewitt usa uma em “Perigo por encomenda”… tem uma cena que ele dá perdido no Michael Shannon pedalando pra trás.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  6. Caríssimos…

    …já que correções são “bem vindas”… lembramos que “bem-vindas” devem ser escrito assim, com hífen.

    Atenciosamente

    PT Saudações

    prof. Luciano

    Thumb up 4 Thumb down 3

    1. Mas, Prof. Luciano: a reforma ortográfica recente no Brasil não aboliu o hífen? Até onde sei agora é ultrassom (não mais ultra-som, p.ex), dentre outras palavras compostas ….então o correto, atualmente, não seria bemvindas ou benvindas(?) ? Obrigada. Synara

      Thumb up 2 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *