Estacionamento para 400 bicicletas, com telhado verde
Como parte de um projeto para renovar o centro da cidade de Nieuwegein, na Holanda, foi construído em espaço relativamente pequeno um bicicletário de dois andares, coberto, com capacidade para 400 bicicletas. O local possui armários, vestiário, local para descanso e uma pequena oficina.
Como parte de um projeto para renovar o centro da cidade de Nieuwegein, na Holanda, e também para evitar o roubo de bicicletas, foi construído em um espaço relativamente pequeno um bicicletário de dois andares, coberto, com capacidade para guardar até 400 bicicletas com segurança: o Snelbinder.
A construção é resistente, durável, feita com materiais de baixa manutenção, mas ao mesmo tempo clara e arejada. As paredes de metal são perfuradas para passagem de ar e há uma área envidraçada no telhado para permitir o aproveitamento da luz natural. O restante do telhado possui uma cobertura verde, colaborando para manter o interior fresco, diminuir o efeito estufa e absorver parte da água da chuva, o que melhora a permeabilidade da construção. E, além de tudo, ajuda a compor um cenário agradável para quem olha da janela dos prédios vizinhos.
O bicicletário fica próximo de um centro comercial, uma praça e prédios residenciais. Para chegar ao segundo andar, há uma escadaria com uma canaleta – solução semelhante à utilizada em São Paulo para adaptar a passarela de acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, na estação Vila Olímpia, para uso de bicicletas (vale ressaltar que a inclinação da escadaria do Snelbinder é menor).
Além do estacionamento para bicicletas, o local possui armários, vestiário, local para descanso e uma pequena oficina. O projeto foi concluído em setembro de 2011, com um custo de 475 mil Euros, por uma prefeitura que sabe que investimentos em bicicleta trazem retorno para a cidade.
Outros exemplos
Veja também esse bicicletário na cidade de Zaanstad, com capacidade para 700 bicicletas, e essa solução automatizada, o Biceberg, que aproveita muito bem o espaço de vagas de automóveis em estacionamentos subterrâneos. Com o Biceberg, é possível estacionar noventa e duas bicicletas no espaço onde caberiam apenas QUATRO carros!
Inauguração
O Vá de Bike encontrou uma reportagem mostrando a inauguração do Snelbinder. O vídeo está em holandês, mas é possível para ver o funcionamento do bicicletário. As bicicletas ficam apoiadas em canaletas.
Vocês que tem mais tempo de bike por São Paulo, sabem onde pode-se guardar a bicicleta e tomar uma duxa pra tirar o suor nas redondezas da Av. Paulista? Eu to louco pra poder vir de bike pra trabalhar!
0 0
Felipe, há bicicletários no Shopping Paulista, no Top Center, no Metrô Paraíso e na Casa das Rosas. Havia um no Conjunto Nacional, mas me parece que está fechado. Já a ducha, vou ficar devendo…
Mas nem tudo está perdido, veja aqui: http://vadebike.org/2008/07/dicas-para-o-ciclista-urbano-parte-v/
0 0
Noves fora o brilho da iniciativa, o prédio é uma das construções mais lindas que já vi na vida.
Sem frescuras, funcional e, ainda assim, bonito… se tivesse uma pracinha nas proximidades, então, ia ficar mais perfeito ainda.
1 0
Isso é o começo de um mundo melhor, para a armonia e saúde de transeuntes… Acordar os sedentarios, melhoria na alimentação da população em geral. MAis atenção qto aos agrotóxicos, menos doentes nos ospitais. Parábéns e sucesso. Precisando estamos a inteira disposição.
Att.
D’Xavier
tel. 11- 7225 9542 /11- 6645 6057
1 0
Isso é que é engenharia de qualidade! Que inveja desses holandeses.
0 0