Foto: Kraaijvanger/Divulgação

Estacionamento para 400 bicicletas, com telhado verde

Como parte de um projeto para renovar o centro da cidade de Nieuwegein, na Holanda, foi construído em espaço relativamente pequeno um bicicletário de dois andares, coberto, com capacidade para 400 bicicletas. O local possui armários, vestiário, local para descanso e uma pequena oficina.

Foto: Kraaijvanger/Divulgação
Foto: Kraaijvanger/Divulgação

Como parte de um projeto para renovar o centro da cidade de Nieuwegein, na Holanda, e também para evitar o roubo de bicicletas, foi construído em um espaço relativamente pequeno um bicicletário de dois andares, coberto, com capacidade para guardar até 400 bicicletas com segurança: o Snelbinder.

A construção é resistente, durável, feita com materiais de baixa manutenção, mas ao mesmo tempo clara e arejada. As paredes de metal são perfuradas para passagem de ar e há uma área envidraçada no telhado para permitir o aproveitamento da luz natural. O restante do telhado possui uma cobertura verde, colaborando para manter o interior fresco, diminuir o efeito estufa e absorver parte da água da chuva, o que melhora a permeabilidade da construção. E, além de tudo, ajuda a compor um cenário agradável para quem olha da janela dos prédios vizinhos.

Foto: Kraaijvanger/Divulgação

O bicicletário fica próximo de um centro comercial, uma praça e prédios residenciais. Para chegar ao segundo andar, há uma escadaria com uma canaleta – solução semelhante à utilizada em São Paulo para adaptar a passarela de acesso à Ciclovia Rio Pinheiros, na estação Vila Olímpia, para uso de bicicletas (vale ressaltar que a inclinação da escadaria do Snelbinder é menor).

Além do estacionamento para bicicletas, o local possui armários, vestiário, local para descanso e uma pequena oficina. O projeto foi concluído em setembro de 2011, com um custo de 475 mil Euros, por uma prefeitura que sabe que investimentos em bicicleta trazem retorno para a cidade.

Outros exemplos

Veja também esse bicicletário na cidade de Zaanstad, com capacidade para 700 bicicletas, e essa solução automatizada, o Biceberg, que aproveita muito bem o espaço de vagas de automóveis em estacionamentos subterrâneos. Com o Biceberg, é possível estacionar noventa e duas bicicletas no espaço onde caberiam apenas QUATRO carros!

Inauguração

O Vá de Bike encontrou uma reportagem mostrando a inauguração do Snelbinder. O vídeo está em holandês, mas é possível para ver o funcionamento do bicicletário. As bicicletas ficam apoiadas em canaletas.

5 comentários em “Estacionamento para 400 bicicletas, com telhado verde

  1. Noves fora o brilho da iniciativa, o prédio é uma das construções mais lindas que já vi na vida.

    Sem frescuras, funcional e, ainda assim, bonito… se tivesse uma pracinha nas proximidades, então, ia ficar mais perfeito ainda.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Isso é o começo de um mundo melhor, para a armonia e saúde de transeuntes… Acordar os sedentarios, melhoria na alimentação da população em geral. MAis atenção qto aos agrotóxicos, menos doentes nos ospitais. Parábéns e sucesso. Precisando estamos a inteira disposição.

    Att.
    D’Xavier
    tel. 11- 7225 9542 /11- 6645 6057

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *