Foto: igorphotos, via Flickr

Dicas para carregar a bicicleta em escadarias

Veja as recomendações do Vá de Bike para carregar a bicicleta em escadarias e conte pra gente como você faz nesses casos.

Escadaria no Metrô de São Paulo. Foto: igorphotos, via Flickr
Leia também
Metrô e CPTM liberam uso das escadas
rolantes para os ciclistas em São Paulo
Como chegar na Ciclofaixa de Lazer
de São Paulo usando CPTM e Metrô
Mapa das ciclovias, ciclofaixas
e ciclorrotas de São Paulo
Acessos e horários da Ciclovia Rio Pinheiros

Às vezes precisamos subir e descer uma escadaria com a bicicleta, principalmente quando precisamos embarcar em trens e metrôs. Isso pode colocar em risco não só a integridade física do ciclista como também sua saúde, como vimos aqui no Vá de Bike. Veja as melhores maneiras de fazer isso, diminuindo o desconforto e a chance de desequilibrar no meio da escada.

Subindo

Para subir não tem muito jeito, é preciso mesmo carregar. Há pelo menos duas maneiras de fazê-lo:

1 Colocando a bicicleta acima do ombro (pegando por baixo do tubo superior do quadro)
* ou *

2 Levando-a debaixo do braço (segurando pelo tubo inferior)

Pessoalmente, prefiro a primeira, mas é preciso um certo esforço para levantá-la acima do ombro.

Em bicicletas dobráveis ou de quadro rebaixado, é possível ainda carregar de uma terceira maneira: apoiando o selim sobre o ombro e segurando o quadro próximo ao movimento central (o eixo dos pedais). Muitas têm até um ponto de pegada por ali, que falicita nessa hora.

Descendo

Para descer, recomendo o seguinte procedimento, para não comprometer sua coluna ou o seu ombro:

1 Mantenha a bicicleta no chão. Não a levante.

2 Posicione-se ao lado dela e coloque as duas mãos no guidão, sobre os freios.

3 Vá empurrando a bicicleta até a escada e comece a descer, freando.

4 Desça devagar, sempre freando levemente para mantê-la na sua velocidade.

5 Não deixe a bicicleta pegar embalo, nem desça correndo.

6 Ande devagar. Se você descer muito rápido, a bicicleta vai “quicar” nos degraus e você pode perder o controle.

7 Não tente fazer isso com uma das mãos ocupadas, use sempre as duas mãos.

Se você tiver alguma coisa para carregar, como por exemplo um capacete, pendure-o no guidão. Tenha em mente que, uma vez iniciada a descida, você não vai conseguir parar para ajeitar nada, por isso prenda adequadamente quaisquer objetos soltos.

E você, como faz para carregar a bicicleta nas escadarias?
Conte pra gente, aqui nos comentários.

57 comentários em “Dicas para carregar a bicicleta em escadarias

  1. Para subir e descer escada rolante e descer escada fixa: seguro o guidão e coloco a bicicleta na vertical, com o pneu traseiro no chão e na minha frente, e vou empurrando até a escada rolante e fico 2 degraus antes da bike, o selim encosta na barriga e pronto. Pra subir escada fixa: pego no quadro, levanto e sigo em frente.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. a melhor maneira de subir pelas escadarias seria abracar a bike segurando no quadro proximo da coroa, automaticamente a ponta do banco se emcaixarar perfeitamente no ombro facilitando assim suspender e levar perfeitamente a bike pra desser ou subir as escadas. Agora no caso de escada rolante deve-se na subida travar com freio a rroda dianteira no primeiro degrau e so dar o primeiro passo quando a roda trazeira estiver no degrau, ou seja, os pes devem ficar no mesmo degrau da roda trazeira. Pra desser tem q ficar em pe no mesmo degrau da roda dianteira. E lembrando que deve-se sempre travar os freios das duas rodas assim q o penel estiver em sima do degrau.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. O mais importante, acho que ninguém mencionou ainda, é NUNCA PEGAR PELO DRIVESIDE.

    Jamais deixe a corrente encostar na roupa: fica horrível.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Portanto, segure a bicicleta à sua direita. Bem acho que fica um pouco difícil para quem é canhoto, ou que tem a dominância do braço no lado esquerdo.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Pra descer faço o seguinte, seguro a bike pelo guidão e empino ela. Desço com ela empinada apenas com a roda de trás no chão, controlando a velocidade pelo freio traseiro. É bem fácil de controlar a bike assim e evita eventuais caneladas nos pedais.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  5. Atualmente é permitido usar as escadas rolantes pra subir com a bike.
    Nesse caso acho conveniente levantar a roda da frente e equilibra-la na vertical sob o pneu traseiro, então empurra-la pra escada controlando o freio dessa roda traseira, manter-se distante da bike pois quando a escada começa a subir a bike pode nos empurrar pra trás. e é isso!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Também costumo subir com a bicicleta na escada rolante desse jeito, cuidando para não atrapalhar quem quiser subir pelo lado esquerdo.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Quando não tenho acesso a escada rolante , na subida coloco a bicicleta acima do ombro, na descida prefiro levantar a bike e descer com uma roda só.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Taí, outra grande novidade pra mim. Domingão passado eu e a magrela fomos lá “inaugurar” a novidade. É, utilizamos o Metrô pela primeira vez. E esse lance dos lances de escada… terrível, realmente terrível. Pra crianças, não-atletas e pra que carrega bagagem extra então… exponencialmente terrível.

    E esse lance das canaletas, minimizando as dificuldades da maioria, para a colocação delas vejo que é ponto pacífico, o voto é majoritário. E vendo outros posts e respectivos a respeito menção honrosa à entrevista em vídeo que o chefão Sérgio Avelleda deu à Sabrina Duran… Então, depois de todo auê, teve alguma resposta OFICIAL do Metrô para a não instalalação das canaletas?

    Se argumentam que elas reduziriam o espaço de fluxo de usuários não-bicicletados nas escadas como argumento principal… Meu, tem canaleta e canaleta, escada e escada, estação e estação, fluxo e fluxo, então acho que é só usar um mínimo de inteligência, né? Creio que uns 10% de inteligência já é garantia de instalação.

    Ah, e por falar em Sabrina Duran, escadas e afins, e afins nem tanto, outro post fresquinho dela, a quem interessar possa: http://colunas.revistaepocasp.globo.com/nabike/2013/04/26/como-transportar-sua-bicicleta-dobravel-nos-onibus-trens-da-cptm-e-no-metro-de-sao-paulo/

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *