Escadarias: resposta da ouvidoria do Metrô de São Paulo
Conheça o caso de Carla, que teve que ir ao hospital depois de ser obrigada a carregar uma bicicleta DOBRÁVEL nas escadas do Metrô, e leia a resposta que a Ouvidoria tem dado aos ciclistas.
O Vá de Bike publicou recentemente matéria sobre a obrigatoriedade de carregar as bicicletas pelas escadarias do Metrô de São Paulo, dando exemplos de como é essa relação em outros países e mostrando a entrevista com o presidente da companhia (feita pela Sabrina Duran, do blog amigo Na Bike).
Entre os comentários recebidos, um em especial me impressionou bastante. Carla Tennenbaum conta que ficou com uma lombalgia aguda por ter sido obrigada a carregar sua bicicleta dobrável nas escadarias da estação Luz. Sim, DOBRÁVEL! Um completo absurdo e extrema falta de consideração. Carla ficou com dor nas costas e, chegando na estação Paulista, tentou usar o elevador, mas foi abordada por um segurança que a impediu de fazer isso. Ela tentou explicar a situação, mas o segurança foi inflexível, alegando que regras precisam ser seguidas.
Carla precisou ir ao hospital, ainda sente dor e a lesão prejudicou suas férias. Caberia até uma ação nesse episódio lamentável.
Situações como essa devem ser denunciadas à Ouvidoria. É importante, para formalizar a reclamação, anotar dia, horário, estação e nome do funcionário que fez a abordagem, descrevendo o ocorrido com riqueza de detalhes no formulário do site do Metrô. Muitas situações desagradáveis decorrem mais da conduta de um funcionário mal orientado (ou com síndrome de pequeno poder) do que de propriamente de uma determinação da companhia.
No caso da Carla, o funcionário poderia muito bem ter indicado a escada rolante, ou aberto uma exceção para o uso do elevador.
Sinais de mudança
Por outro lado, parece que a Companhia do Metropolitano de São Paulo tem interesse em mudar essa situação. Ciclistas que têm reclamado à Ouvidoria nos últimos dias têm recebido uma resposta que sinaliza isso. Reproduzo abaixo o e-mail recebido pela Renata Lopes Ramos (enviada a nós pela página do Vá de Bike no Facebook). Outros ciclistas receberam resposta semelhante.
Prezada sra. RENATA
Sabemos como é incômodo para os ciclistas ter que carregar o equipamento utilizando as escadas fixas das estações do Metrô.
Mas essa regra está sendo revista por nossos técnicos a pedido do Presidente da companhia sr. Sérgio Avelleda, que é um ciclista empenhado em incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção na cidade de São Paulo e, em entrevista recente informou que solicitou um estudo técnico aos engenheiros de segurança do Metrô quanto à possibilidade de liberação das escadas rolantes ou outra forma de melhorar o transporte do equipamento dentro das estações do Metrô.
Estamos todos no aguardo desse laudo técnico e esperamos ter boas notícias em breve.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Edna Figueiredo
Ouvidora em exercício
Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Rua Augusta 1626 – 3º andar – CEP 01304-902
E você, já falou com o Metrô?
Se você ainda não escreveu à Ouvidoria, escreva. Eles só têm como mensurar como o problema afeta os usuários a partir dessa comunicação. Quanto mais gente escrever, mais claro fica o quanto essa situação nos incomoda e causa dor.
Não desanime se receber uma resposta padrão: é um procedimento normal quando o volume de e-mails para responder é muito grande. Mas isso não significa que sua mensagem foi ignorada. E-mails respondidos, geralmente, são e-mails lidos, principalmente quando a resposta vem de uma Ouvidoria. No mínimo, são contabilizados em algum relatório e servem como sinalizador do tamanho do problema.
E um ponto importantíssimo: precisamos sensibilizá-los quanto ao tratamento com as dobráveis. Uma vez dobradas, devem ser tratadas como bagagem, não como bicicletas. E ninguém obriga a carregar malas pesadas escadaria acima, certo? Fale sobre isso com a Ouvidoria.
A escadas rolantes do metrô carrão todos os dias durante a tarde eles desligam as escadas e os idosos faltam morrer pra subir a escada isso é uma falta de respeito muito grande agente paga impostos pra que paga bilhete pra que se não respeitam a gente .
0 0
Já escrevi pra ouvidoria do Metro e só recebi respostas vagas…
Na primeira vez perguntei sobre bicicletários e paraciclos nas estações, responderam dizendo: “Estamos estudando a instalação de bicicletários em todas estações”.
Outra vez questionei os horários e mão obtive resposta.
1 0
Ontem dia 25/01, o Metrô parece que liberou o uso das escadas rolantes para quem saia com as bikes, ou fizeram vista grossa devido ao grande volume de bikes ontem no sistema. Uma amiga utilizou a LInha 4 ontem, e subiu todas as escadas da estação pinheiros de rolante, ela e várias outras pessoas.
0 0
Mandei também
O número do protocolo é: 756226/2012
0 0
Direcionei para o atendimento da Linha Amarela.
0 0