Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

Cada vez mais gente tem vontade de sair por aí de bicicleta, mas muitos não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal para ensinar jovens e adultos, de todas as idades, a se equilibrarem em uma bicicleta. E gratuita!

ATENÇÃO

Este texto se refere a 2012.

Para saber sobre as oficinas de 2013, clique aqui.

Há atividades em várias cidades do Brasil!

 

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta. E, como sempre, gratuita!

Homens e mulheres, jovens e adultos

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender.

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Ensinando a andar de bicicleta

As Pedalinas já fizeram oficinas para quem não sabia se equilibrar na bicicleta e tinha receio de aprender. As pessoas sempre foram muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, claro, conseguiram aprender.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdadeindependênciaautonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

Veja como foram as outras edições:

Oficina Educativa Bike Anjo, no Parque das Bicicletas
> 2ª edição da Oficina das Pedalinas – relato Bike Anjorelato Pedalinas
1ª edição da Oficina das Pedalinas

> Saiba mais sobre ensinar adultos a andar de bicicleta

Calendário 2012
26 de fevereiro25 de março
29 de abril27 de maio
24 de junho29 de julho
26 de agosto30 de setembro
28 de outubro25 de novembro

Mais detalhes

Todo último domingo do mês, às 15h, na Praça Vegana, em São Paulo (Paulista com Angélica – veja no mapa). Não é preciso fazer inscrição.

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, a partir de 12 anos, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só será cancelado em caso de chuva forte.


Pedalinas 

As Pedalinas surgiram como um grupo de meninas que queria incentivar e ajudar outras com o uso da bicicleta, sem a pressão da presença de homens e com a liberdade e a leveza de uma conversa entre mulheres. Inicialmente com aulas de mecânica básica, esse coletivo feminino começou a ensinar muitas outras coisas, de comportamento no trânsito a como se preparar para uma cicloviagem.

O mais importante nesse trabalho é o suporte psicológico, essencial para quem está começando. Mesmo com vontade de ganhar as ruas numa bicicleta, muitas mulheres deixam de fazer isso por medo, seja do trânsito, de estar sozinha, de não conseguir chegar ou de ter algum problema com a bicicleta pelo caminho. É aí que o apoio, os ensinamentos e o companheirismo das Pedalinas mais ajudam.

Bike Anjo 

Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança. Recentemente, têm ajudado as Pedalinas nas oficinas que ensinam adultos a andar de bicicleta.

Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

Conhece alguém que queira aprender a andar de bicicleta? Conte sobre a oficina!

97 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

  1. Oi, pessoal. Navegando pelo google consegui encontrar o site de voces que ensina a andar de bike, e fiquei muito animada, pois é um dos meus sonhos que pensei que nunca conseguiria realizar. Agora tenho oportunidade de realizar este sonho. Gostaria muito de ir pedalar junto com meu marido, meu filho e minha futura nora, mas como!!! Agora que descobri que voces ajudam as pessoas de qualquer idade, estou decidido a arriscar – vou neste domingo 25/11/2012. Lendo os comentários, fiquei entusiasmada!!! Abraços !!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Gostaria de saber se mo mês de dezembro vocês vão dar aulas. Porque estou estudando e minhas aulas vão até o começo do mês. E eu gostaria muito de aprender. Sei que vou dar trabalho, pois tenho 53 anos e nunca consegui andar de bicicleta, mas vou tentar.

    Um abraço a todos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Suely, infelizmente não haverá oficina no mês de dezembro. Voltaremos com as atividades em janeiro! Fique tranquila quanto à sua idade, isso não é problema nenhum. Você será recebida com todo o carinho e atenção costumeira dos Bike Anjos! 😉

      Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Tenho 56 anos e meu marido agora se juntou ao Bike Pedreira,cidade onde moramos.Uma turma muito grande 2 vezes por semana saem pedalando…e eu não sei…estou louca para aprender,fomos ao Shopping e estava escolhendo meu presente de Natal,quando meu marido me mostrou uma bicicleta linda,não sabia nem subir nela,e queria comprar a todo custo para mim…Mas como se nem andar eu sei…entrei nesse site e fiquei ainda mais animada…será que vou conseguir??

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Consegue sim, Maria! É só ter vontade e deixar de lado o medo de cair. E se ocorrerem pequenas quedas, aceite-as como parte do processo de aprendizado.

      Às vezes é difícil aprender com a ajuda de uma pessoa muito próxima como o marido, porque ficamos com receio de não atender às expectativas dessa pessoa querida. Se não estiver conseguindo com ele, procure o apoio de algum amigo do grupo Bike Pedreira, certamente muitos aceitarão lhe ajudar!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Ola,eu tenho 39anos e nunca consegui nem subir sozinha em uma bicicleta,parece ridiculo,mas morro de medo.
    tenho muita vontade de andar,acho que me sentiria muito livre.
    as vezes sonho que estou andando e chego a ter dores nas pernas de tão cansada que fico.Porfavor se algum dia tiver um projeto desses em minha cidade gostaria de saber.moro em rio grande no interior do rs.obrigada,Adriana

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. enho 49 anos e aprendi há sete meses, aqui no Rio, com o pessoal do Caminhos da Terra. Não achei nada fácil — depois do pacote de quatro aulas, fiz uma a mais para tentar me sentir um pouco mais segura. Comprei uma bicicleta um mês depois, para não desistir. Pedalo sempre nos fins de semana, levei vários tombos no início, mas hoje já consigo passear nas ciclovias. Andar no trânsito, nem pensar. Sinto falta de interlocução. Por exemplo, tenho a maior dificuldade nas curvas fechadas. Isso tem a ver com inabilidade de iniciante, com o fato de minha bike ser uma dobrável, Blitz City, que dizem ser muito instável, ou por que, depois de determinada idade, tudo é difícil, mesmo? Como todo mundo sabe andar de bicicleta desde criança, é difícil compartilhar essas coisas. Talvez eu pare com a minha bicicleta na pracinha e troque umas ideias com a garotada que acabou de sair das rodinhas!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Levei minha mãe lá. Ela apanhou bastante e faltou pouco pra pedalar sozinha, mas na proxima vai conseguir sem dúvida.
    Eu já esperava uma galera muito legal pelos comentários que li aqui… mas eles são mais. O trabalho é tão bonito, tão gostoso, que saí já querendo me juntar ao time de Bike Anjos.
    VOu aprender mais algumas coisas relacionadas a manutenção da bike pra dar entrada num formulário oficial xD Mas por enquanto, vou aparecer nas oficinas pra ajudar no que puder.

    Realmente, tinha só um ou outro homem, notamos aqui que as mulheres tem muito mais coragem para enfrentar seus medos xD

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Olá Vinícius, que ótimo saber disso, fico muito feliz, tenho certeza que sua mãe vai curtir muito andar de bike por ai.
      Fiquei muito contente com o que vc disse, que vai participar do grupo!!! nossa que máximo, tenho certeza que muitas outras pessoas vão ser beneficiadas com isso. E acho que essa propaganda boca-boca que a gente faz aqui ajuda muito, pois as pessoas que tiver o prazer de conhecer lá são nota 10. Parabéns por essa sua iniciativa, ajudar o próximo é muito bom, nos traz um prazer e uma realização imensa, um dia vc me diz se não tenho razão. Boa sorte pra vc e pra sua mãe.

      Thumb up 1 Thumb down 0

      1. Acabei num aguentando e já mandando minha inscrição pro site.
        Ajudar no que puder quem anda de bicicleta perto da minha casa, vejo bastante gente usando mas tenho certeza que muitos não usam por causa da avenida movimentada. Posso fazer esse trecho junto dando dicas de transito.

        Por que não ser um agente da mudança também? rsrs

        Thumb up 1 Thumb down 0

        1. Parabéns por essa sua decisão, com certeza vai ajudar muitas pessoas, e tenho certeza que VOCÊ se sentirá muito feliz por estar ajudando o próximo. Quem dera mais pessoas tivessem a mesma atitude que vc, com certeza a cidade seria muito melhor. Boa sorte abraço.

          Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Olá pessoal, fui la hoje e consegui aprender a andar de bike \o/ um pouco desajeitado é claro, mas consegui, valeu muito a pena, quem estiver em duvida não deixe de ir no proximo, é muito legal.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Olá Rodrigo, fico muito feliz por vc. Parabéns, infelizmente não pude ir, devido a visita de alguns parentes de outro estado na minha casa, fiquei chateada, pois estava ansiosa para ir, mas não deu, mas com certeza estarei no próximo encontro, vou sair te procurando pra te dar os parabéns pessoalmente.

      Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Só aparecer lá no endereço indicado na imagem neste domingo.
      Não precisa levar bike, mas se vc tiver e puder ligar, é legal pra já aprender na sua.

      Espero te ver lá hein.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Gente, eu entrei no google agora só pra procurar algum site ou blog de alguém que ensina a andar de bicicleta. Fiquei super feliz em ter encontrado vocês. Não sei se consigo ir às oficinas, mas já estou contente só em saber que, provavelmente, poderei realizar meu sonho. Tive uma infância pobre e não pude aprender, mas sempre é tempo. Meu marido insiste que eu aprenda quando vamos à praia, mas tenho muito medo…rsrss. Será que ainda consigo aprender? Seria um sonho realizado! Também tem um problema, pela minha altura,1.50mt, é difícil achar uma bicicleta pra mim.
    Obrigada!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Marlene,

      eu vou esse domingo com minha mãe e umas primas provavelmente, chamei várias pessoas.
      Nunca fui, mas pelos comentários tenho certeza absoluta que tanto elas quanto você conseguirão aprender.
      Quanto ao tamanho, hoje tem bicicleta de tudo quanto é jeito, não é desculpa rsrsrs

      A próxima oficina é domingo agora, espero te ver lá hein.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Olá, vejo apenas comentarios femininos aqui, será que sou o unico homem que não sabe andar de bike? rs. gostaria muito de aprender.

    Obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Olá Rodrigo, td bem? Olha o domingo que eu fui realmente as mulheres eram em maior número, mas tinha 2 rapazes também, mas não deixa isso te influenciar, vc pode trocar idéias com as pessoas, pode até fazer novas amizades, ok? Não desista por causa disso, quem sabe esse próximo domingo tenha mais rapazes, eu vou adorar ver muitos gatos por lá, boa sorte, ok?Fátima.

      Thumb up 1 Thumb down 0

        1. Bom dia Rodrigo, olha acho que vc não vai se arrepender. No encontro do mês passado tinha um menino que devia ter uns 13 anos com o pai, mas parece que era o pai que queria que o menino aprendesse! O menino não queria ficar, mas o pai insistia que ele tinha que ficar e se arriscar, quando é assim não acredito que funcione, a pessoa tem que querer, não os outros, se esse é seu caso, então de o primeiro passo: vá até, se não se sentir seguro com a pessoa que vai te ajudar, não vá, vc tem que querer e se sentir seguro com a pessoa que está ao seu lado te ajudando. Depois vc me conta como se saiu,ok?

          Thumb up 1 Thumb down 0

    2. Rodrigo, a impressão que tenho é que os homens têm um certo pudor em admitir que não sabem andar de bicicleta e têm vontade de aprender, como se isso fosse uma fraqueza. Na verdade, a fraqueza está em inventar desculpas para não mudar, principalmente quando se almeja a mudança.

      Todos são bem recebidos nas oficinas, independentemente de sexo ou orientação, idade, escolaridade, classe social, etc. Passa lá! 🙂

      Thumb up 2 Thumb down 0

    3. Rodrigão,

      Parabéns pela humildade de querer aprender a pedalar. A falta de humildade, ou seja o orgulho, é o que impede de muitas pessoas tomarem essa iniciativa, mas há outros homens sim. Sou voluntário e mês passado ajudei um rapaz que voltará esse mês para a oficina.

      Lembro também que a bicicleta é um transporte extremamente não agressivo que nos obriga a ter atitudes mais humanas e humildes como a direção defensiva, isso que faz com que pedalamos com segurança na rua que muitas vezes é selvagem.

      te esperamos no domingo…

      Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Ola , eu tenho um casal de filhos lindos , mas medrosos rss mas eles tem muita vontade de aprender a andar de bicicleta , como faço pra eles apreenderem , aonde levo eles moro em Santo andre .grata desde ja mame Paty

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Olá Paty, estamos organizando uma Oficina em SBC, mais exatamente no paço municipal no dia mundial sem carro (22/09), precisamos apenas ver se os seus filhos terão tamanho para alguma das bikes disponiveis. por favor me envie um email que conversamos e veremos uma melhor forma de ajuda-los!!! ( vfranzini@gmail.com)

      Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Estou muito feliz, muito feliz mesmo por encontrar este site, espero ansiosamente chegar a data para frequentar a oficina.

    MUITO OBRIGADO

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Olá William, olha não deixa de ir, é super legal, pessoas super acolhedoras, de bem com a vida e muito pacientes. Adorei ter ido, estou contando os domingos, não vejo a hora de chegar 26/08, para poder ir novamente, boa sorte.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Por acaso achei este site,em junho,não deu prá eu ir,porque não havia trem neste dia,e já estava em cima da hora.Finalmente chegou o dia esperado:29 de julho.Gente fiquei encantada com o esforço deles,quanta paciênça!Nunca penssei de ser tão bem tratada,realmente não importa a idade,pois tenho 62 anos fui tratada como as demais,só não aprendi de vez porque sou medrosa,mais mesmo assim consequi pedalar ums 10 metros sem ninguem segurar,espero em agosto continuar.Vi uma senhora de 65 anos aprender de uma vez foi muito emocionante!Tiveram muita paciênçia comigo,e com todos.Que lindo trabalho!Sei que dei muito trabalho para um moço voluntário que ali apareceu,nãoperguntei o nome dele,mais deixo aqui o meu agradecimento e omeu abraço,e tambem agradeço a Ester e o Thiago que suaram comigo rsrsrs.O meu muito obrigado,só Deus para compensá-los.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  13. Adorei ter ido lá na praça pra aprender, ainda não consegui, mas tenho certeza que vou conseguir, pois os voluntários são ótimos, me aguardem no próximo més.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *