Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

Cada vez mais gente tem vontade de sair por aí de bicicleta, mas muitos não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal para ensinar jovens e adultos, de todas as idades, a se equilibrarem em uma bicicleta. E gratuita!

ATENÇÃO

Este texto se refere a 2012.

Para saber sobre as oficinas de 2013, clique aqui.

Há atividades em várias cidades do Brasil!

 

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta. E, como sempre, gratuita!

Homens e mulheres, jovens e adultos

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender.

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Ensinando a andar de bicicleta

As Pedalinas já fizeram oficinas para quem não sabia se equilibrar na bicicleta e tinha receio de aprender. As pessoas sempre foram muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, claro, conseguiram aprender.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdadeindependênciaautonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

Veja como foram as outras edições:

Oficina Educativa Bike Anjo, no Parque das Bicicletas
> 2ª edição da Oficina das Pedalinas – relato Bike Anjorelato Pedalinas
1ª edição da Oficina das Pedalinas

> Saiba mais sobre ensinar adultos a andar de bicicleta

Calendário 2012
26 de fevereiro25 de março
29 de abril27 de maio
24 de junho29 de julho
26 de agosto30 de setembro
28 de outubro25 de novembro

Mais detalhes

Todo último domingo do mês, às 15h, na Praça Vegana, em São Paulo (Paulista com Angélica – veja no mapa). Não é preciso fazer inscrição.

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, a partir de 12 anos, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só será cancelado em caso de chuva forte.


Pedalinas 

As Pedalinas surgiram como um grupo de meninas que queria incentivar e ajudar outras com o uso da bicicleta, sem a pressão da presença de homens e com a liberdade e a leveza de uma conversa entre mulheres. Inicialmente com aulas de mecânica básica, esse coletivo feminino começou a ensinar muitas outras coisas, de comportamento no trânsito a como se preparar para uma cicloviagem.

O mais importante nesse trabalho é o suporte psicológico, essencial para quem está começando. Mesmo com vontade de ganhar as ruas numa bicicleta, muitas mulheres deixam de fazer isso por medo, seja do trânsito, de estar sozinha, de não conseguir chegar ou de ter algum problema com a bicicleta pelo caminho. É aí que o apoio, os ensinamentos e o companheirismo das Pedalinas mais ajudam.

Bike Anjo 

Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança. Recentemente, têm ajudado as Pedalinas nas oficinas que ensinam adultos a andar de bicicleta.

Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

Conhece alguém que queira aprender a andar de bicicleta? Conte sobre a oficina!

97 comentários em “Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

  1. Tenho 36 anos e meu sonho é aprender a andar de bicicleta! Infelizmente moro no interior de MG e por aqui não vi nada parecido por aqui! Não temos incentivo nenhum, pelo contrário, as pessoas criticam e falam que já passei da idade! 🙁

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Willian,não consequi ir ai em fevereiro ,nem agora em março,não sei como fazer,não tem ninguém prá ir comigo e levar a minha Bike Moro em Barueri,e gostaria muito de voltar ai ,fazer mais uma tentativa.Quando eu estive ai a bicicleta disponível era muito alta,ai eu comprei uma dobrãvel,que pode ser útil também pra quem estiver ai.Voce tem uma ideia de alguem que pode transporta-la?,Se tiver alguma pessoa passe o meu E-mail,para poder-mos trocar uma idéia!Desde já lhe agradeço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Zilmam,

      Quando minha bicicleta quebra e preciso levar ao meu mecânico eu levo de táxi que precisa ser grande devido o tamanho da minha bicicleta. Se você tem uma dobrável qualquer táxi deve servir…

      Se não fizer questão de levar sua bicicleta não há problemas, temos bicicletas dobráveis para ensinar…

      abraço

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. EU ESTOU ADORANDO A IDEIA DO BIKE ANJOS. NO DOMINGO DIA 24 SERÁ MINHA PRIMEIRA AULA. SEMPRE TIVE DIFICULDADES COM BIKE POR FALTA DE EQUILÍBRIO E UM CERTO MEDO. ENTREI EM CONTATO E ELES LOGO ME RESPONDERAM COM MUITA SIMPATIA E JÁ TENTANDO ME PASSAR SEGURANÇA. NÃO VEJO A HORA!! QUANTAS PESSOAS BACANAS SE PROPÕEM A ENSINAR OS OUTROS GRATUITAMENTE E COM PACIÊNCIA NOS DIAS DE HOJE??? SÓ O BIKE ANJOS MESMO.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Olá Pessoal estou participando de um concurso cultural na empresa.
    O nome do concurso é Always Learning. O premio será a foto na capa da revista interna da empresa

    E tive a idéia de colocar uma foto de um idoso aprendendo a andar de bicicleta, pois acho que é bém isso,. Não existe idade para aprender nada nessa vida.

    Vocês teriam alguma foto para nos ceder?

    Obrigada,

    Fabiola

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Queridos Anjos e Pedalinas!
    Tô com muita vontade de ir conhecer o trabalho maravilhoso de vocês
    porém morro de vergonha… Tenho 49 anos, nunca consegui me equilibrar numa bike. Aliás, tenho muita dificuldade de equilíbrio no dia a dia mesmo. Queria muito tentar, mas o medo e a vergonha estão me fazendo adiar este momento desde o ano passado. Se Deus ajudar e a coragem não faltar darei uma chegada aí no dia 27/01/13. Vamos ver…

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Nadia, não há porque ter vergonha, não saber andar de bicicleta é muito mais comum do que você imagina… Dê um pulo na oficina, será muito bem recebida e tratada com todo o respeito e carinho dos Bike Anjos. E não se preocupe, vai ter muita gente ali na mesma situação que você, vencendo os medos para aprender a andar de bicicleta. Apareça, nem que seja para dar uma olhadinha! 😉

      Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Andreia, tanto a estação Paulista quanto a consolação ficam bem perto. Levar a bicicleta é o ideal, assim você já pode aprender na que irá pedalar depois, além de podermos dar dicas para regulagem da sua, como altura do banco e guidao =)

      Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Olá tenho 41 anos e sempre quis aprender andar de bicicleta meu marido até pro trabalho vai de bicicleta, eu queria muito saber pra dar umas voltinhas com ele, então eu vou no dia 27/01 no Sesc Itaquera,e quero confirmar se o horário vai ser as 15:00. Outra perguntinha, aprende em uma unica vez? porque não consigo me equilibrar de jeito nenhum. E com essa idade que tenho preciso muito dos beneficios desta maravilha que é a bicicleta, além de ser prazerosa faz bem a saúde . Abraços.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Andreia, parabéns pela coragem de ir lá enfrentar este desafio.
      Porém, a oficina de Itaquera já passou, dia 27 teremos a oficina regular, na praça Vegana, que fica no cruzamento da Paulista com a Angélica.
      O horário é as 15 sim.
      Muita gente sai pedalando no primeiro dia sim =D

      Esperamos você lá.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Olá!
    Sempre que olho as pessoas nos parques, orlas, ciclovias aos domingos, fico morrendo de vontade de aprender a andar de bike. Tenho 32 anos , curto demais uma academia, natação, e o que falta eh pedalar. Com incentivo de amigos, fui ao parque do Ibira, aluguei uma bike e comecei a dar minhas primeiras voltas. Sou mto determinado, já comprei uma nesta semana e até fevereiro quero andar pelo menos na Av. Paulista aos domingos rs. MAAAAS, tenho mta vergonha mesmo pelos outros me verem e falarem “nossa, nao sabe andar” rsrs.” Eh bem isso mesmo que todos disseram sobre os homens.. Fiquei super empolgado com esse grupo, e gostaria mto de poder ir um dia, e queria saber tbm se há algum outro grupo/ voluntário que me ajudaria durante a semana! Obrigado e parabéns ao grupo!

    Thumb up 1 Thumb down 0

        1. Estamos lá a partir das 15h André =D

          Esperamos você lá.
          E se puder leve sua bicicleta pra já aprender nela ^^
          Aos domingos o embarque é permitido na CPTM e Metrô durante toda a operação =)

          Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Wagner, não seria todo domingo do mês? Pois foi assim que fui algumas vezes.
    Espero conseguir voltar e conseguir me equilibrar em cima da bike, pois esse é meu maior problema.
    Um abraço e ótimo ano para todos dessa equipe maravilhosa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Ola! wilian estive ai em julho,voces foram demais!Vi um senhora de 65 anos sair andando (embora após algumas quedas)Não tive a mesma coragem dela.Morro de medo de quebrar a perna também já tenho 62 anos.Achei muito difícil também pela minha altura pois só tenho 1,50cm,porém ainda não desisti!Agora comprei uma bicicleta baixinha e dobrável será que vale a pena tentar de novo?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Estou ensinando a esposa a pedalar. No entanto, perto de casa, o único lugar adequado (com leve declive, largo e sem transito) que conheço é o minhocão aos domingos/noite, já que o parque da agua branca não permite o trânsito de bicicletas. Alguem sabe indicar algum outro lugar? Abç

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Rafael, entre em contato com o Memorial da América Latina, pedindo com jeitinho talvez deixem usar alguma área interna e plana. É uma pena não poder usar nenhum espaço do Parque da Água Branca para isso.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  11. E teremos mais uma também Simone =D

    E está confirmada a Oficina Extra do Bike Anjo em São Paulo!!!

    Oficina Aprendendo a Pedalar na Parada Veg
    Horário da Oficina: 18h
    Local: Praça Roosevelt

    Obs.: A Parada Veg vai começar 15h30 na Praça do Ciclista, com picnic e horta do ciclista, e depois descemos pra Pça Roosevelt.

    Quem quiser participar e saber de tudo, vai ser bem bacana. Mais info: http://www.paradaveg.org/

    Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Poxa sonho com isso desde a infância, não tive bicicleta, meus pais não tinham condições pra um presente caro e quando comecei a trabalhar confesso que apesar da vontade não ter passado a vergonha era maior, e sem saber a quem pedir para me ensinar…mas enfim vi…resolvi ver através da internet se alguém também teria essa vontade e cheguei aqui,pena que justo hoje é a última agenda deste ano. Mas por favor avisem quando inicia o de 2013. Ficarei atenta ao site. Quero realizar este sonho e também por questões de saúde. Abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *