Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

EBA - Escola Bike Anjo

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar
Não há idade para aprender a andar de bicicleta
Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/eba


Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 1.505 pessoas a pedalar, sendo 224 homens, 1.184 mulheres e 97 crianças (números até abril/2016). Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.

 

Veja como foram algumas das primeiras edições

> Cicloatividades no Sesc Itaquera, em São Paulo – relato e fotos (jan/2013)

> Oficina em São Paulo – fotos (nov/2012)

> 1ª oficina Bike Anjo em Belo Horizonte – vídeo (set/2012)

> Oficina em São Paulo – fotos (ago/2012)

 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando os ícones abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!


121 comentários para Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

  • Raí marines Nunes pacheco

    Tenho um grande desejo de anda de bicicleta. Por favor me ajudem.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • basilia

    Hoje em Salvador, aos 65 anos resolvi aprender a andar de bike. Enfrentei file só consegui começar as 12 hs sol muito forte, sofri bastante desconforto. Mas, a educação e a paciência do instrutor que me auxiliou me estimulou a continuar. Obrigada Romenil. Desculpe não ter agradecido ao sair nem me despedido porque conforme lhe disse passei mal. Espero poder contar com a sua preciosa colaboração.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • angela alves

    Gostaria de aprender a andar de bike, mas não quero ficar restrita a um dia por mês( primeiro domingo do mês, atráS do MAM).
    cOMO POSSO CONSEGUIR UM PROFESSOR PARTICULAR?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • MARGARETH

    Tenho 60 anos. Morro de vontade de aprender, mas sou bastante medrosa. Moro em Osasco. Existe este projeto aqui por perto? No Parque Vila Lobos, por exemplo. Obrigada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Soraya

    Gostaria de aprender a pedalar. Tenho 55 anos será que ainda consigo?
    Tem um problema não tenho bike.
    Obrigada.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • rosane

    Oi sou do rio grande do sul,gostaria fe saber de tem este projeto em zPorto Alegre?

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>