Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

EBA - Escola Bike Anjo

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar

Não há idade para aprender a andar de bicicleta

Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/eba


Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 688 pessoas a pedalar, sendo 136 homens, 688 mulheres e 62 crianças (números até agosto/2014).  Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.

 

Veja como foram algumas das primeiras edições

> Cicloatividades no Sesc Itaquera, em São Paulo – relato e fotos (jan/2013)

> Oficina em São Paulo – fotos (nov/2012)

> 1ª oficina Bike Anjo em Belo Horizonte – vídeo (set/2012)

> Oficina em São Paulo – fotos (ago/2012)

 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando o ícone abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!

Dicas para o ciclista urbano

1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 dicas para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!


89 comentários para Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

  • Nelma

    Gostaria.de aprender andar de bick .vai ter a aula no domingo dia 5 de julho no mam.porfavor me avisem.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • josias bento nogueira

    gostei muito do projeto gosto de pedalar pedalo muito na cidade de Joao Pessoa paraiba

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Tomazia Antunes Alarcon

    Eu gostaria de aprender a pedalar, mas não encontrei nada aqui em Goiânia com as aulas que oferecem. ..Como poderia ter as aulas. .?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ivanilda

    Queria muito aprender mas não estou conseguindo me cadastrar

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • EDINALVA

    EU GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS ENSINA QUEM NÃO SABE ANDAR DE BIKE E COMO EU FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO COM ALGUÉM QUE TENHA DISPONIBILIDADE PARA ME ENSINAR. ACHO MUITO INTERESSANTE ESTE PROJETO DE AJUDAR QUEM NÃO SABE ESTÂO DE PARABÉNS.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Dá para se inscrever por e-mail?
    Em Pinheiros tem BIKE ANJO?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Laura Maria Ferreira de Araujo

    gostaria de saber como faço para me inscrever, sou louca para aprender pedalar, sou frustrada pois quando criança nao tinha bike e nem minha mãe deixava aprender com a bike dos outros pelo fato de ser menina.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • ana Lúcia coutinho gomes

    Preciso urilizar dessa ideia maravilhosa, para minha filha de 12 anos. Primeiro domingo do.mes estarei la no MAM, ela nao tem bicicleta, como faço?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Amantino

    Existe escola em BH que ensina andar de bicicleta ?
    Se existir: Nome, endereço e telefone.

    Obrigado
    Aguardo resposta

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • livia

    Quero muito aprender e perder o medo morro em Salvador Bahia vale das pedrinhas.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • jocilene Gomes Vicente

    moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se encontro aqui o anjo bife, tenho o maior sonho de aprender a pedalar uma bike

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Dalvani

    Fiz minha inscrição e nunca ninguém entrou em contato.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • tania rita lanfredi

    Nao sei pedalar. Tentei aprenser depois de adulta e bao consegui.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • carmelinda bampi

    É meu sonho aprender! Você tem filial em Porto Alegre. Eu até já comprei uma bicicleta há anos e não consegui aprender.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • rita

    Pessoal enviei um email pedindo ajuda para encontrar um instrutor que me de umas 2 ou 3 aulas aqui em Brasilia. Estou empolgada e não queria esperar até o final do mês. Já escrevi outras vezes mais depois fiquei com as mensagens sem respostas. Acho que agora o pessoal se reforçou e fico no aguardo e expectativa de uma resposta positiva. Fiz um compromisso comigo mesma de não passar deste ano para aprender a andar de bike. Até comprei uma que esta guardada lá em casa e todo dia me pergunta e ai? Já chegou novembro, só falta um mês pro ano acabar!!!!rs.
    grande abraço, Rita

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • yasmin

    Eu quero uma bicicleta

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • ELENICE FRANCIS

    NÃO FUI SORTEADA NA MINHA PRIMEIRA INSCRIÇÃO E NÃO SEI COMO FAZER PARA ME INSCREVER NOVAMENTE. ALGUÉM POR FAVOR PODE ME AJUDAR?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Angela Conceição Weinrich da luz

    Parabéns pelo trabalho de vcs eu não sei andar de bicicleta mas gostaria de aprender me avisem quando tiverem perto de Joinville gostaria muito de participar da aula de vcs.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Maria de Lourdes Costa

    Minha frustação é não saber andar de bike. Tem monitores em São Jose do Rio Preto ou Catanduva/SP?
    Obrigada

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fabio

    Não tem esse projeto na minha cidade, uma pena. Depois de adulto gostaria de aprender a andar de bike, e é MUITO mais difícil aprender a andar nessa idade, não pela questão do equilíbrio em si, mas pela questão psicológica. Já tentei andar algumas vezes mas sempre me frustro e desisto pois quem se quem te acompanha nas tentativas já sabe andar, fica te “cobrando” pra vc conseguir logo, e começa a se irritar depois de algum tempo que vc está tentando, e isso realmente desanima e stressa muito. Fora que tentar andar em lugar público é um saco, vc vira centro dos olhares, surpresa, comentários e piadas. Quantas vezes já não pararam e falaram “olha aquele cara velho ali, não consegue andar de bicicleta”.
    Vc acaba se sentindo ridículo, parece que está andando com a cara pintada ou com a calça rasgada na bunda. Mas o pior de tudo, a PIOR parte é gente que encosta pra te dar “dicas” e dizer o que vc tem que fazer. E ao não conseguir, a pessoa fica enchendo seu o saco, com cara de inconformada pq vc não consegue se equilibrar ou dar o impulso (se vc soubesse fazer essas duas coisas já saberia andar né?)

    Bom, um dia eu aprendo. Força a todos vcs adultos que não sabem andar de bike mas querem aprender. Só quem NÃO sabe andar é que entende a dificuldade que passamos e a sensação de impotência ao não conseguir.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Aura

    ADOREI A IDEIA! Alias adoramos!!! Meu pai de 81 anos gostaria muito de aprender a andar para poder ir de bike de nossa casa até a Casa Maria Haydee de convivência e lazer para a terceira idade. Como podemos fazer para participar da escola de bike no Rio de Janeiro?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ana Cristina Giorgio

    Moro em Copacabana/RJ e estou procurando um professor de bike para ensinar o meu filho de 10 anos. Alguém tem um professor para indicar o contato ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Maria Aparecida Mesquita

    Quando houver escola em Vitoria ES

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Maria de Jesus

    Acho muito bom esse projeto,mais achio que precisa de mais divulgação.
    Eu moro em Brasília , tem esse projeto aqui? qual lugar?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Simone Chaves

    Gostaria de saber se existe alguém ou algum grupo que ensine a andar de bicicleta em Salvador – BA. Agradeço a resposta desde já.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Andressa

    Boa noite, tentei preencher o formulário pra contato de bike anjo no Rio de Janeiro, mas não consigo cadastrar a senha. Como devo fazer?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Nenhuma oficina na zona norte do RJ. Eu queria tanto aprender a andar de bicicleta!…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • adalgisa de r. m valente

    Gostaria muito de aprender onde posso aqui no Rio de Janeiro, moro na tijuca .
    Obrigada Adalgisa .
    Obs Sei que vai me ajudar muito no processo que estou passando.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • qro aprender a pedalar tenho 53 ano sera qainda consigo como faço para encontrar vcs rosario

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Linda

    Olá só fiquei sabendo desse projeto hoje, não sei se ainda existe,
    mas fiquei contente porque quem sabe é aminha chance de aprender a andar de bicicleta
    e assim da um fim na minha frustação.
    Ainda existe esse projeto?
    Si sim gostaria de saber se tem aqui em Salvador-Ba
    Obrigada e parabéns por essa iniciativa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>