Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

EBA - Escola Bike Anjo

Leia também
Vídeo mostra a alegria de aprender a pedalar

Não há idade para aprender a andar de bicicleta

Saiba como ensinar adultos a pedalar

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Por isso, os voluntários do projeto Bike Anjo criaram oficinas regulares, em diversas cidades, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta!

A EBA! – Escola Bike Anjo, oferece diversas atividades gratuitamente: aprender a se equilibrar nas duas rodas da magrela, dicas e truques para pedalar com segurança nas ruas, para ir ao trabalho de bicicleta e até formação de novos Bike Anjos.

Veja as datas e locais, em várias cidades do país: bikeanjo.org/eba


Dona Nice, de 82 anos, aprendendo a pedalar com o Bike Anjo Marcos Jana. Foto: Paulo Dimas

Aprendendo a pedalar na idade adulta

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender!

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram 688 pessoas a pedalar, sendo 136 homens, 688 mulheres e 62 crianças (números até agosto/2014).  Venha aprender você também!

 

As oficinas Aprendendo a Pedalar são para todas as idades! Foto: Gabriela Kato

Paciência, atenção e respeito

As pessoas que participam das oficinas são sempre bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, com poucas exceções, conseguem aprender logo no primeiro dia.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta, em uma oficina das Pedalinas. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

 

Mais detalhes

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só costuma ser cancelado em caso de chuva forte.

 

Quando e onde?

A lista de cidades com Escola Bike Anjo cresce a cada dia. Veja todas elas, com informações sobre local, dia e horário, nesta página.

 

Veja como foram algumas das primeiras edições

> Cicloatividades no Sesc Itaquera, em São Paulo – relato e fotos (jan/2013)

> Oficina em São Paulo – fotos (nov/2012)

> 1ª oficina Bike Anjo em Belo Horizonte – vídeo (set/2012)

> Oficina em São Paulo – fotos (ago/2012)

 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.

Além das oficinas ensinando a andar de bicicleta, os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

 

Compartilhe essa página no Facebook, usando os ícones abaixo,
e ajude a divulgar as oficinas!


118 comentários para Aprenda a andar de bicicleta com um Bike Anjo

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>