
Sergio Avelleda, presidente do Metrô de São Paulo. Foto: CicloLiga
Em reunião com ciclistas, presidente do Metrô-SP fala sobre bicicletas e intermodalidade
Membros da CicloLiga se reuniram com o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, e com o diretor de operações, Mário Fioratti. Falou-se sobre canaletas nas escadas fixas, ampliação de horário, transporte de dobrável e sobre a expansão da Ciclovia da Radial Leste até o Centro. Confira.

Membros da CicloLiga se reuniram com o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, e com o diretor de operações da companhia, Mário Fioratti. O objetivo da reunião, realizada a pedido do próprio Avelleda, era esclarecer detalhes da recente liberação das escadas rolantes, discutir questões relacionadas à intermodalidade e estreitar a relação entre o Metrô e os ciclistas.
Em cerca de uma hora de conversa muito produtiva, foram tratados temas de grande interesse dos ciclistas que utilizam a infraestrutura do Metrô, como a possibilidade de instalação de canaletas para descer a bicicleta pelas escadas fixas, ampliação de horário de uso e transporte de bicicleta dobrável. Falou-se até sobre a expansão da Ciclovia Caminho Verde (Ciclovia da Radial Leste) até o Centro.
Avelleda comprometeu-se a promover um encontro com uma equipe técnica do Metrô, para pensar em melhorias na integração com a bicicleta, além de uma reunião com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para discutir ações conjuntas entre Metrô, CPTM, ViaQuatro e EMTU. Note-se que quando falamos de EMTU, estamos falando de ônibus. Avelleda citou o suporte para bicicletas que existe nos ônibus de outros países e que “funciona com a maior tranquilidade”.
Veja mais detalhes no site da CicloLiga e assista ao resumo da reunião no vídeo abaixo.
Parabéns a todos os envolvidos nesses diálogos com o metrô! Se me permitem, gostaria de ressaltar que de nada adianta aumentar a ciclovia da Zona Leste até o Pq. Dom Pedro se não houver um aumento e uma preocupação efetiva com a segurança do ciclista. Eu mesmo já fui abordado dentro do terminal de ônibus Pq. Dom Pedro com a minha dobrável encapada muito próximo a um dos seguranças do terminal que simplesmente fingiu que não havia visto nada. Atenção: projetos sem segurança contra os vagabundos não adianta!
Sensacional! Fico até emocionado em notar que as pessoas, munidas de bom senso, boa vontade, educação e organização, podem gerar ideias e soluções uteis a todos. Isso é bonito de se ver! Parabéns à Cicloliga e, principalmente, ao presidente do Metrô que, nesse passo, pode se configurar como o grande interlocutor dessa revolução nos transportes e mobilidade na megalópole que é São Paulo.
Numa escada rolante em movimento, ciclista e bicicleta estão parados em relação aos degraus da escada. Na escada estática, ciclista e bicicleta movimentam entre si e em relação aos degraus da escada. Portanto é mais seguro transportar bicicletas em escadas rolantes.
Parabéns ao pessoal da CicloLiga, realmente esse é o caminho. Entretanto, adaptar as antigas e novas estações requer tempo e muitos testes, de modo a evitar qualquer tipo de acidentes aos ciclistas ou usuários do metrô. Parabéns ao Sr. Avelleda por abrir esse canal, pois além de ser Presidente do Metrô ele também é um ciclista como nós. Sempre o vejo pedalando pela R. Boa Vista em direção ao prédio do Metrô…hehehe
Ah, e fico muito feliz em saber da interligação da ciclovia da Radial Leste até o Pq. D. Pedro. Como moro na região do Carrão e trabalho no centro isso vai ser uma mão na roda, pois assim não precisamos passar apuros com os ônibus na Radial Leste ou Avenida Celso Garcia.
Abraços e continuem assim….é um trabalho de formiguinha, mas um trabalho muito bem feito. Parabéns
Esse é o inicio para a soluções….conversas e acordos! Juntar o conhecimento da prática com o conhecimento das operações que servem o transp. público, para assim ter os melhores resultados. Parabéns!
Muito bom, parece que realmente os diretores estão interessados em avançar nesse quesito. Parabéns pela iniciativa de começar esta conversa saudável entre os usuários e governo
Muito bom o video BIKE+Metrô, que motivou Fioratti a procurar a galera do cicloliga… Apesar de nao oferecerem nenhuma solução a curto/medio prazo, pelo menos mostraram-se interessados no assunto. Muito bacana tb a inteção e o documento feito pelo pessoal da ciclo liga. Vamos que vamos!