Minhocão vira cenário de discussões sobre a cidade. Foto: Aline Cavalcante

Ciclo-homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna

Em fevereiro, a Semana da Arte Moderna completou 90 anos de história. O coletivo SP+C e os estudantes do Projeto Repórter do Futuro decidiram pedalar pelas ruas de São Paulo, experimentando olhar alguns monumentos históricos por uma perspectiva diferente. (texto + vídeo)

Minhocão vira cenário de discussões sobre a cidade. Foto: Aline Cavalcante

Em fevereiro, a Semana da Arte Moderna – ou Semana de 22 – completou 90 anos de história. Para comemorar, o coletivo SP+C (São Paulo mais criativa) e os estudantes do Projeto Repórter do Futuro, da Escola Oboré, decidiram pedalar pelas ruas de São Paulo e experimentar olhar alguns monumentos históricos por uma perspectiva diferente.

Jovens sensibilizados, imersos de corpo e alma numa cidade linda, histórica, viva e cheia de surpresas, os estudantes registraram todo o passeio. E o resultado não podia ser melhor. Os relatos e a reportagem que fizeram sobre essa vivência são inspiradores. Dá muito orgulho ver futuros repórteres resgatando um dos princípios básicos para o bom jornalismo: a investigação in loco.

O SP+C foi criado com o objetivo de estimular o comportamento coletivo e criativo sobre São Paulo. Entre as pautas levantadas por eles está a “conscientização sobre o deslocamento não-motorizado como forma de descobrir a cidade de um jeito diferente”, explica Lucas Foster.

A atividade, que contou com o apoio do Catraca Livre, começou no vão livre do MASP e passou pela Praça Roosevelt, Biblioteca Mário de Andrade, Câmara Municipal, Catedral da Sé, Pateo do Colégio, Mosteiro São Bento, Teatro Municipal, Edifício Martinelli e outros. A pedalada terminou com um ótimo bate-papo num dos lugares mais representativos e emblemáticos do modelo de cidade que temos: o Elevado Costa e Silva, conhecido popularmente como Minhocão.

Os organizadores estão de parabéns pela belíssima iniciativa, que demonstra, mais uma vez, quão importante é pensar na bicicleta como um meio de aproximar a cidade de seus cidadãos. Olhando-a nos detalhes, sem mediadores, vidros ou insulfilm. Olho no olho, no seu ritmo, do seu jeito.

Parabéns também ao coletivo Bike Anjo, que ajudou a proporcionar uma pedalada tranquila e segura!

Veja como foi a pedalada e os depoimentos dos participantes, no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *