Bicicleta dentro do ônibus em São Paulo. Foto: Fernando X Franco

Bicicleta dentro do ônibus? Com jeitinho, dá

Com as estações de Metrô entre Alto do Ipiranga e Vila Prudente desativadas para manutenção e testes, uma linha de ônibus da operação Paese transportava as pessoas forma gratuita nesse trecho. O leitor Fernando X Franco conseguiu autorização para embarcar com a bicicleta e nos enviou uma foto.

Bicicleta dentro do ônibus em São Paulo. Foto: Fernando X Franco

No domingo 27 de maio, o trecho de metrô entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Prudente estava desativado para manutenção e testes. Uma linha de ônibus (do Paese – Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) levava as pessoas até essas estações, substituindo o metrô de forma gratuita.

O leitor Fernando X Franco, que embarcaria com a bicicleta na estação Vila Prudente, conseguiu embarcá-la nessa linha de ônibus. “Eu conversei com o funcionário do Metrô e o fiscal da SPTrans que estavam presentes naquele momento, e eles autorizaram a entrada da bicicleta no ônibus”, conta. E o Fernando nos enviou a foto para comprovar.

Parabéns aos funcionários da SPTrans e Metrô pela coerência e a boa vontade em suprir o direito do deslocamento do Fernando com a bicicleta, improvisando seu transporte na linha de ônibus.

Se nossos ônibus tivessem racks para levar as bicicletas, a intermodalidade seria muito mais simples na cidade. Um teste já foi realizado em São Paulo, em 2010, mas não chegou a ser implementado de fato.

18 comentários em “Bicicleta dentro do ônibus? Com jeitinho, dá

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 6

  2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 6 Thumb down 14

  3. Não basta entrar com um trambolho desses no ônibus, apertando os passageiros e ameaçando de machucar um, ainda coloca travando os bancos reservados aos mais velhos.

    Depois os ciclistas e cicloativistas ficam bravinhos quando falam que esses não se preocupam e estão pouco se lixando para o transporte público. Eis aí uma prova do quanto que eles se preocupam.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 9 Thumb down 12

  4. UAHAHAHAHA!!!! Piada né??? A imagem do Ciclista SÉRIO,( Que usa a bike para esporte,trabalho e passeio urbano ) , já é manchada pelos Ciclistas radicais e pelos cicloidiotas mal educados de periferia, imagina agora então enfiar uma bicicleta em um onibus lotado bem na hora do rush! UAHAHAHAHA!
    sÓ RINDO MESMO, de uma situação BIZARRA destas,O cara acima ainda vem falar de IMPROVISAR???
    Vai AMIGÃO improvisar deste jeito nas linhas esturracadas aqui do meu bairro, que vc vai ver o povo IMPROVISANDO seu VOO e o da bicicleta pela porta a fora! UAHAHAHAHA!!!!!! Ciclista voador!!!!! KKKKKK
    Como falaram ai se fosse um rack do lado de fora do Onibus ai tudo bem, até seria interessante se fosse viavel, mas DENTRO do coletivo !!!! UAHAHAHAHAHA !

    Comentário bem votado! Thumb up 24 Thumb down 7

  5. que eu saiba o bikeonbus (bike no onibus) de SP não deu certo pq o Codigo de Transito Brasileiro(CTB) proibe qualquer tipo de coisa na parte frontal dos veiculos, o que eu acho um pouco sem sentido no caso do rack, já que não atrapalharia a visão do motorista por estar na parte do onibus onde fica a ventilação do motor… em Los Angeles há racks laterais nos onibus, entre as portas dianteira e traseira.. mais ou menos onde ficam os adesivos da prefeitura…

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

    1. Rack na lateral? Tá bom, só me diga então de que maneira o ônibus vai conseguir passar a 1,5 m do ciclista. Vai invadir o outro lado da rua?

      Thumb up 1 Thumb down 1

  6. “Permita-me discordar. As autoridades contam com nossas improvisações para se manterem estáticas ao invés de implementarem soluções (no caso, já existentes e de sucesso).”

    e o ciclista ainda acredita estar subvertendo qlquer ordem ou improvisando a sua mobilidade quando na verdade torna a dos outros, que pegam ônibus diariamente em péssima condição, mais desconfortável.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 0

  7. Péssima idéia, já não basta os ônibus lotados, como mostra a foto, o cidadão ocupa muito espaço e impossibilita as pessoas de sentarem ainda, o problema é esse “jeitinho” mesmo. LASTIMÁVEL essa idéia.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 1

  8. Me desculpem mais eu não acho justo para os passageiros, a pessoa poderia ir pedalando mesmo que a distancia fosse um pouco grande, Os passageiros poderiam ter se machucado com algumas partes da Bike… como ja vi acontecer antes.
    Como ciclista não teria feito isso…
    Me coloco no Lugar do Passageiro Também, se eles já se apertam normalmente imagine com mais uma bike que ocupa o lugar de umas 3 pessoas.

    Comentário bem votado! Thumb up 18 Thumb down 0

  9. Não me parece justo apertar ainda mais os usuários de ônibus para acomodar a bike no interior do veículo. Deve-se lutar para que os ônibus tenham o rack externo. Já vi esse equipamento em funcionamento e é muito eficaz.

    Comentário bem votado! Thumb up 24 Thumb down 0

    1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 7 Thumb down 12

      1. Permita-me discordar. As autoridades contam com nossas improvisações para se manterem estáticas ao invés de implementarem soluções (no caso, já existentes e de sucesso).

        Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

        1. Mas devemos frisar que nesse caso esse fato se deu por conta do PAESE, o trajeto que seria feito liberado pelo metro, foi improvisado para essa situação

          Aliás houve teste em SP de onibus com rack, se não me engano eram o bikebus, o que será que deu?

          Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *