Número de série de uma bicicleta, na parte inferior do quadro. Foto: Serendipity Cycles/Divulgação

Sua bicicleta foi roubada? Saiba o que fazer

Teve a bicicleta roubada ou furtada? Veja o que fazer, antes e depois, para aumentar as chances de recuperá-la com a ajuda da polícia

Ter a bicicleta roubada ou furtada é sempre uma tristeza. E é muito difícil conseguir recuperá-la, pois ela costuma ser repassada rapidamente a algum receptador. No entanto, há algumas precauções e ações que podem aumentar as chances de recuperação.

Se a polícia for chamada rapidamente (190) e houver uma descrição de quem praticou o roubo ou furto, os policiais podem fazer buscas no entorno para tentar recuperá-la. Independentemente disso, e mesmo que não haja descrição do ladrão ou que o furto não tenha sido presenciado, é sempre importante fazer um boletim de ocorrência (BO).

Número do quadro

Ao fazer o BO, descreva com o maior detalhamento possível as características da bicicleta. Inclua arranhões, descascados, amassados e outras características únicas da sua magrela. Isso pode ajudar a recuperá-la, caso você a encontre à venda em algum site de leilões, em uma loja ou mesmo se calhar de vir alguém passando com ela na rua.

Mas a informação mais importante no BO é o número do quadro. A maioria das boas bicicletas tem um número de série marcado no quadro, como se fosse um número de chassi. Procure agora mesmo esse número e anote! Caso alguém a leve embora, encontre o número que você anotou e faça constar no boletim de ocorrência.

Esse número do quadro costuma ser gravado em baixo relevo embaixo do movimento central (o eixo dos pedais). Vire sua bicicleta ao contrário e descubra. Para copiar, coloque um papel em cima e esfregue levemente a ponta de um lápis – ou anote à mão mesmo.

locais onde pode estar o número do quadro da bicicleta
Locais onde pode estar o número de série no quadro da sua bicicleta: 1) embaixo do movimento central; 2) na base do tubo inferior (down tube); 3) no seat stay ou no chain stay, próximo ao eixo traseiro; 4) na base do tubo do selim (seat tube); 5) no tubo da caixa de direção (head tube)

Veja aqui dicas para trancar sua bicicleta de forma segura.

Cadastro de bicicletas roubadas

Desde 2016, o número de identificação da bicicleta roubada ou furtada é registrado no sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP). A iniciativa é fruto de reuniões que ciclistas tiveram com integrantes da Secretaria de Segurança Pública, naquele ano.

O cadastro dessa informação é semelhante ao que ocorre com os celulares roubados e furtados, que têm o seu número de identificação, o IMEI (International Mobile Equipment Identity), incluído nos B.O.s. Segundo a SSP, além de inibir esse tipo de crime, a iniciativa ajuda a polícia a identificar o proprietário da bicicleta quando ela é recuperada.

“O número que está gravado no quadro da bicicleta vai constar no sistema do Detecta e o patrulheiro, quando estiver na rua com o TMD [tablet], e fizer uma abordagem, consultando o número do chassi da bicicleta, vai poder verificar se a bicicleta é lícita ou não, se é produto de um furto ou roubo, e apreender a bicicleta”, explicou o então secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, ao anunciar a medida.

A inclusão desse número não é obrigatória para o registro da ocorrência, mas é importante tê-lo anotado e guardado em casa, para permitir a identificação da bicicleta caso ela seja recuperada.

O Vá de Bike integrou o grupo de ciclistas que se reuniu com o Secretário de Segurança Pública em 2016, buscando caminhos para reduzir o número de roubos e furtos e também facilitar a recuperação das bicicletas pelos proprietários. Dessa ação resultou o cadastro público de bicicletas roubadas no estado de São Paulo. Foto: Ciclocidade/Divulgação

Consulte antes de comprar uma bicicleta

Quando for comprar uma bicicleta usada no estado de São Paulo, consulte aqui o número do quadro.

Esse cadastro tem alta confiabilidade, pois é alimentado apenas com registros oficiais de roubo e furto – ao contrário de cadastros privados, que não têm como garantir que os dados foram forjados por algum utilizador.

Entretanto, é importante ressaltar que a bicicleta pode não constar do cadastro e ainda assim ser produto de furto ou roubo, já que nem todas as vítimas registram Boletim de Ocorrência. Questione sempre o vendedor quanto à procedência. E se desconfiar, não compre.

Entenda a importância desse cadastro ser feito pelo poder público e não por empresas

25 comentários em “Sua bicicleta foi roubada? Saiba o que fazer

  1. Gostaria de saber de algum site pra verificar o chassi da bike, um amigo comprou uma e nao sabe de onde veio, e ta com medo de andar na rua e a bike ser roubada

    Comentário bem votado! Thumb up 36 Thumb down 8

  2. Fui assistir ao show que estava acontecendo no parque do ibirapuera (30/08/2015) e deixei minha bike com cadeado em um dos locais apropriados para isto, quando voltei por volta das 19;30 não havia mais nada por la, isso que o segurança do parque estava localizado a uns 10 metros da ocorrência.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  3. Ao ver essa publicação da página, lembrei do que me aconteceu em 2006/2007. Comprei uma bike em dezembro de 2006, depois de pesquisar muito. Vinha pedalando com uma que tenho desde pequeno, e a mesma já tinha uns 7 anos e o aro era pequeno. Decidi por uma “T-type”, pois achei o custo/benefício bem atraente. Foi parcelada em 4 vezes. Um mês depois, em janeiro de 2007, fui roubado dentro do Parque das Bicicletas. Teoricamente, “seguro”. Quase um ano pedalando nas ruas de Sampa e no Ibira, e fui roubado DENTRO de um parque público. Fiz B.O. Fiquei uns tempos sem pedalar, e não preciso nem comentar a sensação de receber as parcelas da magrela sem ter a mesma na garagem. Depois de uns meses, voltei com a magrelinha (aro pequeno que tinha antes), e a uso até hoje. Após 7 anos, estou com a ideia de comprar uma do meu tamanho, mas sempre penso se vale mesmo a pena. Não sei o que é pior em São Paulo, o risco de ser roubado, ou de ser atropelado. Deu um certo alívio pelo cara do vídeo que teve a bicicleta recuperada. Como disse o Renato, na maioria das vezes isso não ocorre. A ideia de cadastrar o chassi é boa. De repente pode ajudar a reduzir, ao menos um pouco, o mercado negro de bicicletas.
    Anotei a dica do 3demar, e as dicas sobre trancar a bike em uma outra publicação do site, que por sinal é muito boa.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Minha bike caloi poti aro26 7 marchas com 1 mês de uso foi roubada na varanda da minha casa , ela é vermelha novinha , o pior que o ladrão é um viciado em crack que mora próximo a miinha casa ,mas como não tenho testemunhas e não foi furto residencial em flagrante , não tenho como recorrer ,só me resta tentar reconhece

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Nome: Sérgio Francisco da Silva do Nascimento
    Email: caramais@yahoo.com.br
    Mensagem: Srs (as), boa tarde. Dia 31 de outubro de 2013, por volta dás 16:00 horas da tarde. Deixei minha bike no cadeado, estacionada no bicicletário da Rua Xavier de Toledo. Fica ao lado da biblioteca Mário de Andrade. Antes tinha ao lado do bicicletário, um posto da polícia militar e faz aproximadamente 2 semanas que o posto da polícia militar foi retirado de lá. Fui resolver alguns problemas e quando voltei, tive a infelicidade de ver que a minha bicicleta tinha sido roubada. Comprei a bicicleta, fazia 10 dias. Paguei pela bicicleta R$ 1.399,00 reais. Uma CALOI preta fosca, aro 29 com freio a disco, pneu grosso e o pino da câmara de ar bem fino, aquele que é mais caro. Se alguém ver essa bike, se tiver como me avisar onde ela esta urgentemente. Na frente, no quadro, perto do guidon, esta com um pedacinho arrancado da tinta preta fosca. Ela esta zerada, pois tinha 10 dias de uso. Comprei essa bike parcelada para ir trabalhar todos os dias. Moro aqui na Bela Vista e trampo na Vila leopoldina. Quis ter uma vida mais saudável e deixar o ar de São paulo melhor, andando de bike e mostrando para as pessoas, que elas também podem ir de bike ´para onde quiser. por favor me ajudem a recuperar minha bike. Meus telefones: 11-98030.6646 (OI) / 11-97513.5777 (VIVO). Sérgio. Obrigado.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Uma sugestão para facilitar a identificação da bike: Em caso de roubo/furto é colocar dentro de onde é encaixado o canote um papel com o nº do CPF [por exemplo] e envolver em um plástico para evitar molhar.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Quando furtaram minha bike em setembro, parei uma viatura. Pedi para o pm ajudar, dar um aviso. A resposta foi: quer ela de volta? Vai pra cracolandia ou glicério.
    Pedi para ir ao 4o DP para fazer um B.O. e novamente a resposta foi ruim: B.O. pra que, vc tem seguro? Se quiser te deixamos lá, mas sua bike não é prioridade e você não irá embora antes das 8 da manhã.
    Agora, se vc tem uma equipe de reportagem, camera, etc, tudo acontece, só que não é a realidade. Para minha sorte, dois dias depois abriu a inscrição do WBT 2013, fui contemplado e um amigo emprestou uma bike para eu não ficar a pé até lá.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Vale a pena sempre participar as autoridades pois, em caso de recuperação do bem a policia vai se basear nos boletins registrados, se não houver esse registro o malandro fica livre dessa e com certeza vira a praticar outros delitos.
    Palavra de qem ja trabalhou na Secretaria de Segurança De SP Gabinete do Secretário.
    Vamos fazer nossa parte.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  9. O que mais quebra nesse tipo de crime é quando vc ta sem seguro, ou, quando o local onde a bike foi furtada simplesmente enrola pra te retornar o dinheiro, vide meu caso de uma bike roubada dentro do supermercado carrefour, no estacionamento.

    Na época fui atrás de saber o que nós temos direito e copio abaixo o que enviei ao carrefour sobre leis que nos protegem:


    Existe uma lei em São Paulo que obriga centros comerciais como o Carrefour a ter bicicletários (LEI Nº 14.266, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2007). SE houvesse um bicicletário talvez minha bicicleta não tivesse sido roubada, ou a questão tivesse sido resolvida de forma mais ágil.

    O art. 14, caput e § 1º, do CDC prevê expressamente a responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços. Isso quer dizer que não importa o que aconteça no estacionamento, seja pago ou gratuito, o fornecedor de serviços é obrigado a indenizar o consumidor.

    A lei Nº 15.200, DE 18 DE JUNHO DE 2010, publicado em 19/06/2010 no Diário Oficial do Município de São Paulo, obriga estacionamentos com mais de 50 vagas a possuírem seguros contra furto e roubo de veículos, sejam eles autos, motos ou bicicletas. O seguro negou cobertura a bicicleta roubada.

    Sobre a Lei 15.200:

    [11] http://goo.gl/sm9kJ

    [12] http://goo.gl/oFSTI

    Essa lei 15.200 só se aplica ao municio de são paulo até onde sei.

    Vocês podem exigir de qualquer supermercado ou grande centro comercial que sigam as leis. Imagino que até o prédio comercial onde muitos de nós trabalha devam seguir as leis, mas infelizmente ainda não tive tempo de ir atrás.

    Se alguém tiver mais alguma dica sobre o assunto, é bem vinda 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  10. Aqui em São Jose dos Campos – SP … somente este ano em uma mesma via foram 15 assaltos. A PM alega que não foram feitos boletins de ocorrência, em compensação vc chama a PM e eles não comparecem ao local, ai fica difícil né.

    Mas a verdade William e outros colegas ciclistas e que antes estes roubos não aconteciam (bikes MTB), se estão ocorrendo e pq esta tendo mercado para venda e cabe a nós tb não aceitarmos peças e bikes de procedência duvidosa certo.

    Independente disso, como dizem por aki, SJCampos é a Meca do MTB … qq escapada de 5 km da cidade vc esta em trilhas e estradões fantásticas para a pratica.

    Fica o convite …

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Luthi, vc tem toda razão. O mercado de peças/bikes furtadas só vai girar se nós adquirirmos os produtos sem saber a procedência. De preferência original, e com nota fiscal! Vamos fazer a nossa parte.

      Thumb up 3 Thumb down 1

  11. willian, pedalo a mais ou menos 1 ano na zona sul de sp perto das divisas com outros municipios onde existem os onibus da EMTU, os intermunicipais, e sempre reparei que esses motoristas sempre tiram mais finas de mim e de outros ciclistas do que os onibus e lotaçoes da sptrans, peço que seja pensado um curso com esses motoristas de onibus intermunicipais, igual o que acontece com os motoristas de sao paulo, fica aí uma dica que poderá salvar a vida de muitos. Obrigado!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Antes de furtarem minha bicicleta (que até hoje não tive grana para comprar uma nova), frequentemente saia da minha casa ( centro de SP) e pedalava até Taboão da Serra ( EMTU- Parque Pinheiros)e passava pelo mesmo problema, alguns chegavam a jogar o ônibus com brutalidade em minha direção. Sendo que em São Paulo, mesmo com o transito muito mais forte, a cordialidade dos motoristas era maior.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  12. Na grande maioria dos casos isso não ocorre… infelizmente. Existem alguns sites que você pode cadastrar e consultar o número do chassi pra ver se a bike é roubada (quando estiver comprando), mas nada intimida os mãos leves.

    Enquanto o Brasil for o pais da impunidade e os políticos não derem o exemplo, será essa festa!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *