Número de série de uma bicicleta, na parte inferior do quadro. Foto: Serendipity Cycles/Divulgação

Sua bicicleta foi roubada? Saiba o que fazer

Teve a bicicleta roubada ou furtada? Veja o que fazer, antes e depois, para aumentar as chances de recuperá-la com a ajuda da polícia

Ter a bicicleta roubada ou furtada é sempre uma tristeza. E é muito difícil conseguir recuperá-la, pois ela costuma ser repassada rapidamente a algum receptador. No entanto, há algumas precauções e ações que podem aumentar as chances de recuperação.

Se a polícia for chamada rapidamente (190) e houver uma descrição de quem praticou o roubo ou furto, os policiais podem fazer buscas no entorno para tentar recuperá-la. Independentemente disso, e mesmo que não haja descrição do ladrão ou que o furto não tenha sido presenciado, é sempre importante fazer um boletim de ocorrência (BO).

Número do quadro

Ao fazer o BO, descreva com o maior detalhamento possível as características da bicicleta. Inclua arranhões, descascados, amassados e outras características únicas da sua magrela. Isso pode ajudar a recuperá-la, caso você a encontre à venda em algum site de leilões, em uma loja ou mesmo se calhar de vir alguém passando com ela na rua.

Mas a informação mais importante no BO é o número do quadro. A maioria das boas bicicletas tem um número de série marcado no quadro, como se fosse um número de chassi. Procure agora mesmo esse número e anote! Caso alguém a leve embora, encontre o número que você anotou e faça constar no boletim de ocorrência.

Esse número do quadro costuma ser gravado em baixo relevo embaixo do movimento central (o eixo dos pedais). Vire sua bicicleta ao contrário e descubra. Para copiar, coloque um papel em cima e esfregue levemente a ponta de um lápis – ou anote à mão mesmo.

locais onde pode estar o número do quadro da bicicleta
Locais onde pode estar o número de série no quadro da sua bicicleta: 1) embaixo do movimento central; 2) na base do tubo inferior (down tube); 3) no seat stay ou no chain stay, próximo ao eixo traseiro; 4) na base do tubo do selim (seat tube); 5) no tubo da caixa de direção (head tube)

Veja aqui dicas para trancar sua bicicleta de forma segura.

Cadastro de bicicletas roubadas

Desde 2016, o número de identificação da bicicleta roubada ou furtada é registrado no sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP). A iniciativa é fruto de reuniões que ciclistas tiveram com integrantes da Secretaria de Segurança Pública, naquele ano.

O cadastro dessa informação é semelhante ao que ocorre com os celulares roubados e furtados, que têm o seu número de identificação, o IMEI (International Mobile Equipment Identity), incluído nos B.O.s. Segundo a SSP, além de inibir esse tipo de crime, a iniciativa ajuda a polícia a identificar o proprietário da bicicleta quando ela é recuperada.

“O número que está gravado no quadro da bicicleta vai constar no sistema do Detecta e o patrulheiro, quando estiver na rua com o TMD [tablet], e fizer uma abordagem, consultando o número do chassi da bicicleta, vai poder verificar se a bicicleta é lícita ou não, se é produto de um furto ou roubo, e apreender a bicicleta”, explicou o então secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, ao anunciar a medida.

A inclusão desse número não é obrigatória para o registro da ocorrência, mas é importante tê-lo anotado e guardado em casa, para permitir a identificação da bicicleta caso ela seja recuperada.

O Vá de Bike integrou o grupo de ciclistas que se reuniu com o Secretário de Segurança Pública em 2016, buscando caminhos para reduzir o número de roubos e furtos e também facilitar a recuperação das bicicletas pelos proprietários. Dessa ação resultou o cadastro público de bicicletas roubadas no estado de São Paulo. Foto: Ciclocidade/Divulgação

Consulte antes de comprar uma bicicleta

Quando for comprar uma bicicleta usada no estado de São Paulo, consulte aqui o número do quadro.

Esse cadastro tem alta confiabilidade, pois é alimentado apenas com registros oficiais de roubo e furto – ao contrário de cadastros privados, que não têm como garantir que os dados foram forjados por algum utilizador.

Entretanto, é importante ressaltar que a bicicleta pode não constar do cadastro e ainda assim ser produto de furto ou roubo, já que nem todas as vítimas registram Boletim de Ocorrência. Questione sempre o vendedor quanto à procedência. E se desconfiar, não compre.

Entenda a importância desse cadastro ser feito pelo poder público e não por empresas

25 comentários em “Sua bicicleta foi roubada? Saiba o que fazer

  1. Roubaram minha bike hoje, estava com cadeado e tudo nossa fiquei arrasada. Era uma caloi, man é horrível ter o sentimento de perda e raiva ao mesmo tempo.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Eu sou de Belo Horizonte, minas gerais.
    Eu também tive à minha bicicleta roubada
    No shopping boulevard, região leste de BH.
    Eu prende à bike no bicicletario, fiquei uns 2o minutos dentro do shopping, e, quando voltei, cadê àminha bike ?
    Eu não acreditava no que tinha contecido
    Eu achei engraçado nesta história que em frente do bicicletario, existe uma câmera, e ninguém viu através do monitor a bike srndo roubada, é impressionante isto !

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Meu filho hoje 25/1/2015 foi roubado a bicicleta Trek branca e Azul bo parque Ibirapuera. Estava com trava de aço pressa no bicletario. Pagamos impostos e nada acontece com esses marginais. É absurdo que niguem faz nada dentro de um parque, como Ibirapuera.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. O mesmo aconteceu com meu filho no último sábado (05/03/2016): no parque do Ibirapuera, com trava de aço, no local apropriado para bikes, sob muitas câmeras de segurança. Quando foi comunicar à G.C.M., viu que havia outros tantos cabos de aço cortados nos estacionamentos de bicicletas.

      Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *