Após polêmica, Paulinho da Força afirma ser favorável a ciclovias
Após a repercussão gerada pela afirmação de que “ciclovia é para matar pessoas”, o candidato entrou em contato afirmando defender “investimento em ciclovias e maior segurança para ciclistas”. Veja sua réplica.
Após a repercussão gerada pela afirmação de que “ciclovia é para matar pessoas”, o candidato Paulinho da Força entrou em contato via twitter e comentário no Vá de Bike, afirmando defender “investimento em ciclovias e maior segurança para ciclistas”.
Segue abaixo sua réplica, na íntegra, conforme publicada em seu blog:
“Há uma pequena confusão circulando pela internet sobre minhas propostas para o uso da bicicleta na cidade de São Paulo.
Trata-se de um mal-entendido sobre uma entrevista que eu dei à Band News esta semana. Na entrevista, eu defendo que seja dada prioridade à criação de ciclofaixas e ciclovias nos bairros da cidade. Afirmo também que construir ciclovias no centro da cidade, sem o devido planejamento, ‘pode matar pessoas’.
Na verdade, eu considero importante e saudável que venhamos a construir ciclovias na região central. O que defendo é que isso seja feito de maneira organizada, dentro de um plano mais amplo de transportes, construído com a participação da sociedade. Fazer com que a bicicleta dispute o espaço com pedestres e carros, como tem acontecido em nossa cidade, isso sim é um erro e um perigo de morte para os ciclistas.
Aumentar o uso da bicicleta na cidade é positivo e poderá melhorar o trânsito, diminuir a emissão de poluentes, dar mais qualidade de vida às pessoas e reforçar as relações dos cidadãos com a cidade.”
Paulinho da Força
Eu havia criticado o candidato no post anterior e também escrevi uma resposta ao post dele, pedindo para que ele voltasse ao forum e aproveitasse de discutisse sua plataforma. Ele até pode não ter sido extremamente claro como desejaríamos, mas acho muito louvável ter vindo aqui e debatido abertamente… Cadê os outros candidatos???
Comentário bem votado! 6 0
Político tenta falar tudo o que o eleitor gosta de ouvir, agora fazer é outra história …
1 0
Perfeito. No caso da BandNewsFm, o ouvinte principal é quem usa carro, ou seja, falar de bobagens como semáforos automáticos e garantir para os motoristas que nunca nenhuma via perderá uma faixa para a construção de uma ciclovia é o certo a fazer para conseguir mais votos.
Comentário bem votado! 9 0
Também não me convenceu esta réplica do candidato. Infelizmente ele mostra que não possui nenhum base para falar sobre o assunto de mobilidade. Isso é extremamente ruim. Primeiro pois é um assunto que está na moda e se não for abordado, acabará se dando mal. Segundo e principal motivo, pois temos em vigor a lei federal de mobilidade urbana, que obriga até 2015 que as cidades com mais de 50mil habitantes possuam um Plano de Mobilidade Urbana.
Neste plano a cidade deve contemplar melhorias para todos os níveis de mobilidade (pedestres, ciclistas, cadeirantes, ônibus, etc.) de maneira sustentável.
Paulinho demonstra que nem conhece esta lei.
Abraços,
Ricardo.
Comentário bem votado! 5 0
Oi Fábio
Publiquei no meu blog (http://www.deputadopaulinho.com.br/blog.php?id=346) resposta ao seu comentário. Reproduzo abaixo, para facilitar a conversa:
“OI FÁBIO,
gostei que tenha enriquecido essa discussão compartilhando a sua experiência pessoal como ciclista. Você vive na pele o que é ser ciclista hoje em São Paulo e eu fico muito feliz de poder trocar informações com você.
Concordo plenamente quando você diz que seria um absurdo proibir o trânsito de bicicletas, seja em qual via da cidade for. Sou contra esse tipo de proibição, assim como sou contra o pedágio urbano e outras medidas que os governos criam para castigar ainda mais o cidadão ao invés de resolver os problemas.
Você cita as “pinturas de sarjeta”, que são muitas das ciclovias atuais. Eu também concordo que isso é um absurdo. Completo lembrando o que você está cansado de saber: que mesmo onde essas “pinturas de sarjeta” existem, elas não estão devidamente sinalizadas e não são complementadas por equipamentos básicos como estacionamento para as bikes por exemplo.
Lamento enormemente se, como você disse, eu dei a entender que temos de dar prioridade para os carros. Eu realmente não quis dizer e não acredito nisso. Quero muito que a nossa cidade evolua para ter um transporte público decente para que o cidadão escolha andar de ônibus, metrô ou trem pela qualidade desse serviço e não porque a Prefeitura estabeleceu taxas e leis que o proíbem de circular com seu carro.
Peço que, se tiver outros comentários, publique, por favor. Meu programa de governo está bem avançado, mas é uma ilusão achar que é possível ter respostas prontas para todos os problemas de uma cidade do tamanho e da complexidade da nossa. Essa discussão sobre as ciclovias está sendo boa para aprofundar um debate que a cidade demorou de fazer.”
4 3
Paulinho, ciclista é um bicho chato, se vc conseguir se eleger e nâo cumprir o que tá dizendo nós vamos puxar o teu pé. Pense bem antes de se dizer pró-bicicletas na cidade mais motorizada do Brasil. Sabe o que seria legal e levantaria a tua campanha? Compre uma bike, vá trabalhar com ela, sinta na pele o que é passar por isso e teremos a certeza que vc realmente está do nosso lado.
Comentário bem votado! 26 0
Infelizmente já perdeu o voto de muitos ciclistas, inclusive o meu. Aprendizado da vez: pense antes de falar.
2 0
“Assessor, vem aqui, qual era pra ser o discurso mesmo?” 🙂
Comentário bem votado! 6 0
2#”Falar coisas genéricas, que cabem em qualquer contexto para qualquer discussão, é fácil.”
1 0
hahah.. quem acredita???
3 0
Sempre que um político falar em “plano mais amplo”, “grande discussão social” e tudo mais é sinal de que nunca sai. Pois é uma desculpa sempre pronta a ser usada a de que o projeto ainda não é maduro o suficiente. Entretanto, só em uma sociedade inerte uma desculpa destas cola.
Comentário bem votado! 9 0
só bla bla bla,
Comentário bem votado! 5 0
Postei um comentário no blog do candidato, mas não sei se será publicado… Segue o mesmo aqui:
Comentário bem votado! 27 0
Ops…
acho que ele entendeu que para entrar na politica não se pode falar o que se pensa…
3 0
Issae Paulinhô, se planejar a ciclovia em cima de um muro por exemplo (sem planejamento), pode dar morte mesmo.
Comentário bem votado! 6 0
Não convenceu.
Comentário bem votado! 8 0
Controle de danos, só isso.
Comentário bem votado! 10 1
Continuo não sentindo firmeza quanto ao real entendimento dele diante da questão. Falar coisas genéricas, que cabem em qualquer contexto para qualquer discussão, é fácil.
Comentário bem votado! 25 1