Após polêmica, Paulinho da Força afirma ser favorável a ciclovias

Após a repercussão gerada pela afirmação de que “ciclovia é para matar pessoas”, o candidato entrou em contato afirmando defender “investimento em ciclovias e maior segurança para ciclistas”. Veja sua réplica.

Após a repercussão gerada pela afirmação de que “ciclovia é para matar pessoas”, o candidato Paulinho da Força entrou em contato via twitter e comentário no Vá de Bike, afirmando defender “investimento em ciclovias e maior segurança para ciclistas”.

Segue abaixo sua réplica, na íntegra, conforme publicada em seu blog:

“Há uma pequena confusão circulando pela internet sobre minhas propostas para o uso da bicicleta na cidade de São Paulo.

Trata-se de um mal-entendido sobre uma entrevista que eu dei à Band News esta semana. Na entrevista, eu defendo que seja dada prioridade à criação de ciclofaixas e ciclovias nos bairros da cidade. Afirmo também que construir ciclovias no centro da cidade, sem o devido planejamento, ‘pode matar pessoas’.

Na verdade, eu considero importante e saudável que venhamos a construir ciclovias na região central. O que defendo é que isso seja feito de maneira organizada, dentro de um plano mais amplo de transportes, construído com a participação da sociedade. Fazer com que a bicicleta dispute o espaço com pedestres e carros, como tem acontecido em nossa cidade, isso sim é um erro e um perigo de morte para os ciclistas.

Aumentar o uso da bicicleta na cidade é positivo e poderá melhorar o trânsito, diminuir a emissão de poluentes, dar mais qualidade de vida às pessoas e reforçar as relações dos cidadãos com a cidade.”

Paulinho da Força

31 comentários em “Após polêmica, Paulinho da Força afirma ser favorável a ciclovias

  1. Eu havia criticado o candidato no post anterior e também escrevi uma resposta ao post dele, pedindo para que ele voltasse ao forum e aproveitasse de discutisse sua plataforma. Ele até pode não ter sido extremamente claro como desejaríamos, mas acho muito louvável ter vindo aqui e debatido abertamente… Cadê os outros candidatos???

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    1. Perfeito. No caso da BandNewsFm, o ouvinte principal é quem usa carro, ou seja, falar de bobagens como semáforos automáticos e garantir para os motoristas que nunca nenhuma via perderá uma faixa para a construção de uma ciclovia é o certo a fazer para conseguir mais votos.

      Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  2. Também não me convenceu esta réplica do candidato. Infelizmente ele mostra que não possui nenhum base para falar sobre o assunto de mobilidade. Isso é extremamente ruim. Primeiro pois é um assunto que está na moda e se não for abordado, acabará se dando mal. Segundo e principal motivo, pois temos em vigor a lei federal de mobilidade urbana, que obriga até 2015 que as cidades com mais de 50mil habitantes possuam um Plano de Mobilidade Urbana.
    Neste plano a cidade deve contemplar melhorias para todos os níveis de mobilidade (pedestres, ciclistas, cadeirantes, ônibus, etc.) de maneira sustentável.
    Paulinho demonstra que nem conhece esta lei.

    Abraços,
    Ricardo.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  3. Oi Fábio

    Publiquei no meu blog (http://www.deputadopaulinho.com.br/blog.php?id=346) resposta ao seu comentário. Reproduzo abaixo, para facilitar a conversa:

    “OI FÁBIO,

    gostei que tenha enriquecido essa discussão compartilhando a sua experiência pessoal como ciclista. Você vive na pele o que é ser ciclista hoje em São Paulo e eu fico muito feliz de poder trocar informações com você.

    Concordo plenamente quando você diz que seria um absurdo proibir o trânsito de bicicletas, seja em qual via da cidade for. Sou contra esse tipo de proibição, assim como sou contra o pedágio urbano e outras medidas que os governos criam para castigar ainda mais o cidadão ao invés de resolver os problemas.

    Você cita as “pinturas de sarjeta”, que são muitas das ciclovias atuais. Eu também concordo que isso é um absurdo. Completo lembrando o que você está cansado de saber: que mesmo onde essas “pinturas de sarjeta” existem, elas não estão devidamente sinalizadas e não são complementadas por equipamentos básicos como estacionamento para as bikes por exemplo.

    Lamento enormemente se, como você disse, eu dei a entender que temos de dar prioridade para os carros. Eu realmente não quis dizer e não acredito nisso. Quero muito que a nossa cidade evolua para ter um transporte público decente para que o cidadão escolha andar de ônibus, metrô ou trem pela qualidade desse serviço e não porque a Prefeitura estabeleceu taxas e leis que o proíbem de circular com seu carro.

    Peço que, se tiver outros comentários, publique, por favor. Meu programa de governo está bem avançado, mas é uma ilusão achar que é possível ter respostas prontas para todos os problemas de uma cidade do tamanho e da complexidade da nossa. Essa discussão sobre as ciclovias está sendo boa para aprofundar um debate que a cidade demorou de fazer.”

    Thumb up 4 Thumb down 3

    1. Paulinho, ciclista é um bicho chato, se vc conseguir se eleger e nâo cumprir o que tá dizendo nós vamos puxar o teu pé. Pense bem antes de se dizer pró-bicicletas na cidade mais motorizada do Brasil. Sabe o que seria legal e levantaria a tua campanha? Compre uma bike, vá trabalhar com ela, sinta na pele o que é passar por isso e teremos a certeza que vc realmente está do nosso lado.

      Comentário bem votado! Thumb up 26 Thumb down 0

  4. Sempre que um político falar em “plano mais amplo”, “grande discussão social” e tudo mais é sinal de que nunca sai. Pois é uma desculpa sempre pronta a ser usada a de que o projeto ainda não é maduro o suficiente. Entretanto, só em uma sociedade inerte uma desculpa destas cola.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  5. Postei um comentário no blog do candidato, mas não sei se será publicado… Segue o mesmo aqui:

    Uso exclusivamente a bicicleta, o transporte público e a caminhada como meios de transporte, e acho que posso falar com uma certa propriedade sobre o assunto: ciclovias são importantes, sim, mas SEMPRE haverá a necessidade da bicicleta circular no espaço viário atual. E o motivo é simples: ninguém pode impedir ninguém (ciclista, pedestre, motoqueiro ou motorista) a se deslocar até seu destino utilizando vias públicas. Alegar que não pode andar numa via porque não tem ciclovia ou calçada é ir contra o Código Nacional de Trânsito, e contra a própria constituição, cerceando o direito de ir e vir do cidadão.

    Ora, numa cidade como São Paulo, onde as calçadas muitas vezes não tem nem 50cm de largura e muitas são destruídas para abrir espaço para estacionamentos, até mesmo cadeirantes e pedestres tem que ocupar a via para se locomoverem. Já tive que mudar meu trajeto para auxiliar um cadeirante a descer da calçada, ir para a via e depois voltar, pois havia um poste no meio da calçada de 50cm, efetivamente transformando-a em duas vias de 20cm.

    Enquanto não houver calçadas largas para os pedestres e ciclovias decentes (e não meras pinturas na sarjeta, como a da Vila Olímpia), a via não será exclusividade e nem sequer prioridade dos carros. A velocidade permitida tem que ser reduzida, e os motoristas tem que ser educados (seja por campanhas ou fiscalização agressiva) a estar preparados e respeitar qualquer ser vivo na pista – seja pedestre, cadeirante, bicicleta, etc.

    Em resumo: as próprias leis brasileiras dizem que pedestre e ciclista tem prioridade na via sobre os carros… Dar a entender o contrário é agir de forma imoral e contribuir para o “senso comum” que o ciclista é um intruso e deve ser “expulso” da via. É isso que ameaça a vida do ciclista, não a ausência de ciclovia, mas a ausência de informação correta.

    Comentário bem votado! Thumb up 27 Thumb down 0

  6. Issae Paulinhô, se planejar a ciclovia em cima de um muro por exemplo (sem planejamento), pode dar morte mesmo.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  7. Continuo não sentindo firmeza quanto ao real entendimento dele diante da questão. Falar coisas genéricas, que cabem em qualquer contexto para qualquer discussão, é fácil.

    Comentário bem votado! Thumb up 25 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *