O frio da capital chilena não desanima quem escolhe a bicicleta para se deslocar. Mulheres já são responsáveis por mais de 30% dos deslocamentos em Santiago. Foto: Claudio Olivares Medina, via Flickr

Crescimento espantoso do uso da bicicleta no Chile obriga governo a construir ciclovias

Nos últimos seis anos, Santiago ganhou um milhão de novos ciclistas. Descubra o que causou essa explosão no uso da bicicleta, que está fazendo o governo pedalar atrás do prejuízo.

 

Mulheres já são responsáveis por mais de 30% dos deslocamentos em Santiago. E nem o frio da capital chilena desanima quem escolhe a bicicleta para se deslocar. Foto: Claudio Olivares Medina, via Flickr

Nos últimos seis anos, Santiago ganhou um milhão de novos ciclistas. Incentivos governamentais? Infraestrutura adequada? Sinalização das vias? “O que mudou foi a percepção social da sociedade em relação a bicicleta”, antes vista como “coisa de quem não deu certo na vida”.

Quem afirma é Amarilis Horta Tricallotis, diretora do Centro de Bicicultura, organização cidadã que promove a cultura da bicicleta em Santiago. Leia no Ir e Vir de Bike.

Nas ciclovias, nas ruas: em Santiago, as bicicletas estão por toda parte. Foto: Claudio Olivares Medina, via Flickr

Aumento exponencial

Em uma população estimada em 7 milhões, essa quantidade de novos ciclistas representa um número surpreendente. Alguns dos fatores que causaram esse crescimento foram o aumento das tarifas de transporte público e os congestionamentos, que causaram grande aumento no tempo de viagem. Nenhuma novidade para nós.

Outro fator que fez os chilenos optarem por esse meio de deslocamento foi a preocupação com o meio ambiente. Em São Paulo, o veneno no ar continua sutil e, apesar de hospitalizar crianças e idosos, ainda é quase imperceptível para quem acredita que a culpa é do ar seco ou que basta fechar as janelas; em Santiago, as características geográficas agravam o problema e fazem com que os alertas ambientais sejam comuns.

Durante esses alertas, a circulação de automóveis se torna ainda mais restrita (nesse 19 de julho, 40% dos carros sem catalisador – 4 dígitos finais das placas – estão proibidos de circular o dia todo). Barreiras como essa ao uso do automóvel fazem os cidadãos buscarem outras maneiras de se locomover, ajudando a diminuir poluição, congestionamentos e acidentes de trânsito (e é por isso que há tanta gente por aqui defendendo a implementação do pedágio urbano).

A contagem foi realizada em duas das ciclovias mais utilizadas da cidade. Foto: AyT/Divulgação

Levantamento e saturação

A consultoria Urbanismo y Territorio (UyT), em ação conjunta com a organização Cuidad Viva, realizou contagens de ciclistas em alguns pontos da cidade, com equipamento automatizado. Enquanto o fluxo de bicicletas no final de semana se manteve praticamente estável, o crescimento de seu uso nos dias úteis cresceu de forma espantosa.

A página da UyT com os resultados da pesquisa afirma que, tomando como base determinado ponto em uma das principais ciclovias da cidade, verificou-se uma taxa de crescimento anual do fluxo de bicicletas de 18,2%, no período entre 2005 e 2012. Ou seja, em pouco mais de 5 anos a demanda duplicou. A empresa afirma ainda ser urgente revisar o desenho das ciclovias, pois estão chegando ao limite de sua capacidade.

Reação do governo

O Governo chileno afirma que não teve tempo de reagir, pois o crescimento foi repentino. Alega que há planos de ciclovias para médio prazo e que, agora, são necessários  “planos de segurança, normas e programas de educação”. Mas cicloativistas e urbanistas desconfiam e denunciam que o investimento ainda é insuficiente, se comparado ao aumento de usuários de bicicleta.

O poder público afirma haver hoje 550km de ciclovias em Santiago – infraestrutura questionada por organizações de ciclistas, já que muitas delas não cumprem padrões de segurança, não se conectam entre si e, em muitos casos, são voltadas apenas ao lazer. É como quando, aqui em São Paulo, contam as ciclovias dentro de parques como parte da infraestrutura cicloviária da cidade (e, ainda assim, não chegamos a um terço do que há em Santiago).

Agora, o poder público local vai ter que pedalar atrás do prejuízo, já que mais de um sétimo da população estará insatisfeita dentro de um ano, quando as ciclovias estiverem saturadas. E boa parte dessas pessoas vota.

Algumas fotos utilizadas aqui são de Claudio Olivares,
do ótimo blog chileno Ciclismo Urbano. Vale a visita.

21 comentários em “Crescimento espantoso do uso da bicicleta no Chile obriga governo a construir ciclovias

  1. Imagine que lá as pessoas precisam pedalar cobertas por muitas camadas de roupa. E aqui, que temos muito mais liberdade e ainda podemos fomentar a criação de espaços de convivência pelo fato de várias pessoas pedalarem juntas?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Desculpa mas eu discordo!

    Acho assim tanto o Motorista como o Ciclista que desrespeita a lei de transito é um verdadeiro IMBECIL, isto sim! Pois a lei é criada justamente para que a coisa não vire bagunça, se ninguém cumpre vira bagunça mesmo e consequentemente tragédia! Ciclista imprudente que morre atropelado ou um Motorista,Motociclista que avança o sinal vermelho em um cruzamento e é pego por outro veiculo e acaba morrendo, infelizmente é uma coisa que vemos diariamente. E para isto não tem desculpa, de pressa, azar ou outra coisa qualquer, é IMPRUDENCIA mesmo, simples e pura!
    Se a pessoa tiver bom senso, e lembrar que não está sózinha no mundo, e que o mundo também não foi feito só para ela, pode ter certeza que dificilmente se envolverá em um acidente, seja Ciclista, Motorista,Motociclista ou mesmo Pedestre, se cada um enchergar seu limite, seu espaço seguro, seu risco e principalmente enchergar o que está a sua volta e respeitar,Pode ter certeza que dará perfeitamente para se transitar por ai pela cidade de boa!
    Sou Motorista e Ciclista, portanto sei bem os dois lados da moeda, por isto nunca dirijo a bike como se fosse um carro, e nem o carro como se fosse uma bike, agora respeitar os outros e procurar seguir as leis de transito, sempre faço, a unica que não sigo concientemente quando estou de bike, é de não subir em calçada, quando não dá para trafegar na via e a mesma é perigosa e não tenho uma rota alternativa ou uma Ciclovia,ai eu subo sim ,só para minha segurança !, Mas sempre respeitando o Pedestre, de resto quando estou na rua no asfalto, respeito todas as leis de transito, como qualquer veiculo, e dá sim perfeitamente para fazer, é só ter boa vontade e educação!
    Sempre que estou de carro dou passagem e preferencia a um Ciclista, e eu com a bike já parei e dei passagem para um carro que estava dando seta e querendo entrar em uma rua, a pessoa entrou, buzinou e com um sorriso e um sinal de positivo, agradeceu, eu respondi idem, e continuei minha pedalada de boa! Simples assim! É um habito que acaba se criando!
    São atitudes como estas que mudam o comportamento e a visão das pessoas, se cada um fizer sua parte todo mundo convive em Paz, desde que tenha bom senso, educação e limite, tudo é possivel!

    Bom Pedal a todos!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  3. Luiz,

    Os motoristas quando desrespeitam uma lei de trânsito, normalmente é para chegar antes no seu destino, quando dá errado, tomam multa ou seu carro fica amassado.

    Os ciclistas quando desrespeitam uma lei do trânsito, normalmente é para evitar se expor a um perigo maior, quando dá errado, pagam na própria pele, ou com a vida.

    Ambas atitudes: avançar na faixa de segurança e driblar um o outro semáforo normalmente tem a ver com evitar ser atropelado pelo ‘estouro da boiada’ que vem lá trás.

    Abraços!

    XpK

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  4. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 9

    1. Isso. Gostaria de aproveitar a sugestão tão sensacional e pleitear que se institua a Lei do Inquilinato para o aluguel de taxis.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  5. É que os chilenos não são como nós, curitibanos, que enriquecemos e – nas palavras do nosso prefeito – por isso agora podemos comprar carros.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Espantoso também é o post do “Autoentusiastas” (17 de julho) sobre… BICICLETAS! Dando DICAS pra andar nas vias com segurança JUNTO COM OS CARROS! E comentários POLIDOS (na maioria)! =)

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Mesmo com todos os problemas em relação a infraestrutura,a população chilena está de parabéns!O mais importante eles já fizeram,agora é se organizar e cobrar das autoridades competentes.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Parabéns aos nosso Hermanos! Espero que tanto lá quanto cá, ambos Governos invistam massissamente em Ciclovias e em uma infraestrutura DIGNA para as bicicletas e para os Ciclistas, que não param de crescer!
    Aliás este negócio de que bicicleta é para quem não deu certo, para quem não tem carro,grana etc, É uma baita BABOSEIRA,este argumento deve ser esquecido, enterrado, eu mesmo por eexmplo tenho carro , ia ao trabalho de carro todo dia, e por pura opção minha, o meu carro agora vai ficar mofando na garagem, e vou começar a ir de bike ao trabalho, já tracei rotas bem seguras e tranquilas, inclusive uma boa parte por uma Ciclovia aqui do meu bairro, o resto do tyrajeto por ruas segiras e com transito baixissimo, onde chegarei mais rápido e mais feliz do que com o carro e com a droga dos congestionamentos, estress, poluição e o escambau ! UHUUUUUU !
    Antes usava a bike só de fim de semna, mas agora que já estou pedalando bem e voltei a boa forma fisica estou pretendndo usá-la realmente no dia a dia! E carro mesmo só em dia de chuva, ou lazer e afazeres com a familia! A economia que farei vai ser ótima, fora o exercicio de brinde ! KKKKKK
    Espero que cada vez mais as pessoas andem de bicicleta, respirem bicicleta, vivam bicicleta, porque
    andar de bicicleta realmente é tudo de bom!
    Para isto acontecer nossos Governantes tem de parar de enrolar, ficar fazendo Ciclofaixa e fazer mais e mais Ciclovias seguras mesmo, para que todos possam trafegar tranquilo, de bairro a bairro, se tivessemos a garantia de um trajeto tranquilo e seguro para as bikes dentro da Cidade, tenho certeza que a maioria das pessoas trocariam carro por Bicicleta, muita gente não sai na rua de Bike por medo!
    É só o Governo incentivar e trabalhar mais que a coisa anda, tanto aqui quanto em qualquer lugar do mundo! Pois a Bicicleta sempre desde sua criação foi o meio de transporte mais inteligente, não polui, não gasta dinheiro e faz bem a saude!
    Na minha opinião além da Televisão e da Internet, a bicicleta é uma das maiores invenções PARA USO PÚBLICO E COLETIVO que o homem já criou, sem sombra de dúvidas!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *