Portugal se une em protesto contra atropelamentos de pedestres e ciclistas
Manifestação nacional em 26 cidades, com presença de figuras públicas. No Brasil, 39 cidades se uniram em 2012: alguém ficou sabendo?
Leia também |
---|
Lisboa e a bicicleta – semelhanças com São Paulo |
Pelo menos 26 cidades portuguesas realizaram no dia 19 de janeiro uma manifestação nacional contra os atropelamentos de pedestres, ciclistas e outras pessoas que se desloquem no que eles classificam como “modos suaves”. O protesto contou com o apoio de figuras públicas, como o humorista Nuno Markl, o apresentador de televisão Francisco Mendes e a radialista Ana Galvão.
Semelhanças com o Brasil
Nossos irmãos de além-mar enfrentam problemas muito semelhantes aos nossos em relação à agressividade dos motoristas nas ruas e ao desrespeito a pedestres e ciclistas. Pelos relatos que nos chegam, Lisboa parece ser muito semelhante a São Paulo em diversos aspectos relacionados a esses temas.
No Brasil já foi feito algo semelhante: a Bicicletada Nacional, que em 2012 uniu 39 cidades brasileiras em manifestações simultâneas – além de contar com a solidariedade dos ciclistas de Caracas, na Venezuela (veja aqui).
Entretanto, na manifestação daqui nenhuma celebridade quis participar. Também não vemos nenhum “famoso” brasileiro vir a público pedir mais segurança nas ruas para ciclistas.
Os europeus sabem que sair às ruas em protesto é parte do processo democrático, uma das maneiras de mudar o país. Por aqui, manifestante ainda é visto como vagabundo. É muito comum ouvir vários “vão trabalhar!” de quem passa nos carros, até mesmo em manifestações que ocorrem aos finais de semana ou fora do horário comercial.
Vale lembrar que protestos como esse marcaram o início da construção da infraestrutura cicloviária que hoje existe na Holanda, após os cidadãos se cansarem das mortes de suas crianças nas ruas do país. Saiba mais.
Está na hora de nos unirmos novamente, em manifestação simultânea em todo o país, exigindo ações consistentes, rápidas e eficazes de nossos governantes.
E que, dessa vez, as celebridades que tanto saem em fotos nas ciclovias de orla venham também participar, defendendo fundamentalmente o respeito à vida.
Lisboa é das cidades européias que mais desrespeitam os pedestres, mas as cidades brasileiras são campeãs nesse quesito. Não se compara o desrespeito aqui com nenhuma cidade da Europa.
3 0