Foto: Divulgação

Bike no Festival Baixo Centro, em São Paulo, no domingo 07/04

Várias atividades com bicicletas acontecerão no Festival Baixo Centro em São Paulo, no domingo 7/4. Já conhece o Festival? Não? Vem comigo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais uma vez os cidadãos de São Paulo organizam, colaborativamente e através de financiamento coletivo (crowdfunding), o Festival Baixo Centro, uma iniciativa que busca trazer novo significado para a região em torno do Elevado Costa e Silva, o chamado “minhocão”, na região que compreende os bairros de Santa Cecília, Barra Funda, Campos Elíseos, Vila Buarque e Luz.

Sem apoio ou financiamento de prefeitura, empresas privadas ou leis de incentivo, o evento arrecadou dinheiro de cidadãos como eu e você, pessoas que contribuíram pela internet com valores a partir de R$ 10. No total, conseguiram arrecadar R$ 72.590, o que representa cerca de 10 mil a mais do que o mínimo necessário – o que mostra quanta gente acredita no evento.

Durante 10 dias, a começar na sexta-feira 5 de abril, centenas de ações acontecem na região, com música, artes, audiovisual, conversas, debates, laboratórios, cultura digital, dança, encontros, passeios, letras, oficinas, performance e teatro. É o espaço público sendo devolvido aos cidadãos, por iniciativa deles mesmos. “Um movimento de ocupação civil que pretende fissurar, hackear e disputar as ruas”, declara o site do evento.

Bicicletas

A programação envolvendo bicicletas inclui diversas atividades. Cola na roda:

Bate-papo sobre a bicicleta na cidade

Um bate-papo com o pessoal do movimento Bike Anjo e outros cicloativistas da cena paulistana, com o tema “Para onde vai a São Paulo de bicicleta?” Uma conversa aberta, franca e participativa sobre os desafios para mudarmos de vez a cultura da bike em Sampa. Domingo 7/4, 10h, na Praça Princesa Isabel.

Oficina para aprender a pedalar

Quem ainda não aprendeu a andar de bicicleta terá sua chance no domingo, com uma oficina promovida pelos Bike Anjos. Domingo 7/4, das 12 às 15h, na Praça Princesa Isabel.

Passeio ciclístico por pontos históricos

Para fechar o domingo, um passeio de 8km organizado pela ONG Bicicleteiros, com percurso totalmente plano,  passando por pontos históricos do Baixo Centro. O passeio terá a presença do criador e historiador do canal Sampa Histórica como guia, contando curiosidades e histórias interessantes pelos locais onde o grupo passar. Haverá uma bike sonora para animar o passeio. Domingo 7/4, saindo da Praça Princesa Isabel às 15h.

Outros eventos com bike

Há outros eventos com bike programados para o Festival, mas não conseguimos confirmar horário e local para listar aqui. Se você quiser consultá-los diretamente no site do Festival, clique aqui.

Visite a página dos eventos com bike, no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *