Horário da Ciclovia Rio Pinheiros foi ampliado, mas continua insuficiente
Saiba sobre o novo horário e veja por que essa limitação, junto com a falta de acessos, ainda dificulta o uso em deslocamentos diários.
Desde o dia 1º de maio de 2013, o horário da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, foi ampliado. Os acessos agora ficam abertos por 45 minutos a mais todos os dias. Embora a mudança possa ser relevante para quem acorda cedo para fazer passeios ou treinos, o novo horário ainda não será de grande ajuda para quem utiliza a ciclovia para deslocamentos, principalmente por estender em apenas 15 minutos o horário de fechamento.
No horário de funcionamento anterior, os acessos ficavam abertos das 6h às 18h15. Com a ampliação, o horário passou a ser das 5h30 às 18h30. Mas para quem utiliza (ou gostaria de utilizar) a Ciclovia Rio Pinheiros para ir e voltar do trabalho, 18h30 ainda é muito cedo. Nem todo mundo consegue sair do trabalho e se deslocar até a ciclovia a tempo de pegá-la aberta.
Motivação do horário é a ausência de iluminação
A Ciclovia Rio Pinheiros fica em área fechada, de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, entre a margem do rio e os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Inaugurada em 2009, nunca teve iluminação, o que fez com que seu horário sempre fosse restrito. O “fechamento” diário da ciclovia impede que muita gente a utilize para retornar do trabalho ou da faculdade, por exemplo.
Sempre houve a intenção de instalar iluminação, mas nunca passou disso: intenção. Pela área onde se localiza, a ciclovia está sob responsabilidade da CPTM, que precisaria investir grande soma para resolver a questão – e a prioridade, obviamente, acaba sendo o sistema de trens. Uma alternativa seria buscar um “patrocinador” para a melhoria, ainda que fosse essa fosse a própria Eletropaulo.
Outra alternativa seria estado e/ou município reconhecerem a importância dessa estrutura cicloviária e adequá-la para que atenda às necessidades dos cidadãos. Enquanto isso, a ciclovia atenderá apenas parcialmente o objetivo de uma via desse tipo.
Para ilustrar melhor o problema, faça um exercício de compreensão: você consegue imaginar uma avenida sendo fechada aos automóveis quando cai a noite, por não haver iluminação? Ou permanecendo quatro anos sem ser iluminada?
Pois então. É por essas e outras que a Ciclovia Rio Pinheiros ainda não pode ser considerada uma alternativa válida de deslocamento.
O Vá de Bike perguntou à assessoria de imprensa da CPTM se haveria alguma previsão de instalação de iluminação na ciclovia, ou ao menos algum estudo para ampliação do horário ainda que sem iluminação. Nosso e-mail foi enviado exatamente um mês antes do fechamento dessa matéria, sem haver qualquer resposta.
“Ciclovia de lazer”
Essa ciclovia tem um potencial enorme como alternativa de mobilidade na cidade de São Paulo. Por ela, o deslocamento de bicicleta se dá ainda mais rapidamente que o usual, graças à topografia totalmente plana e à ausência de cruzamentos e semáforos. E protegendo o ciclista dos automóveis, a viagem se torna bastante segura, mesmo para quem está começando. Se tivéssemos ciclovias nas duas marginais, teríamos acesso fácil, rápido e seguro a boa parte da cidade.
Entretanto, o que temos por enquanto é apenas uma ciclovia de lazer, que não ajuda muito nos deslocamentos do tipo commuting, como ir ao trabalho, à escola, à casa da namorada: ela funciona apenas durante o dia, devido à falta de iluminação, e tem poucos acessos, distantes quilômetros uns do outros. Se você não morar próximo a um acesso e trabalhar perto de outro, dificilmente conseguirá colocar a ciclovia na sua rota, pois o desvio no caminho seria considerável. E, ainda que consiga, ela provavelmente já estará fechada quando você precisar voltar para casa depois do trabalho.
Disponibilidade e fácil acesso são essenciais
Cidadãos que usam a bicicleta como meio de transporte não saem de casa para ir pedalar em uma ciclovia. Saem de casa de bicicleta para chegar ao seu destino. Se a ciclovia puder ser incluída facilmente no seu trajeto (sem aumentar muito o tempo ou a distância), será utilizada; caso contrário, os ciclistas continuarão usando outras alternativas, ainda que mais arriscadas.
Lembre-se disso na próxima vez que vir um ciclista “maluco” pedalando em meio aos carros na Marginal Pinheiros.
boa tarde,
Gostaria de saber onde posso ta deixando o carro para poder utilizar a ciclovia rio pinheiros, e seus melhores pontos.
0 0
A ciclofaixa do Rio Pinheiros não atende aos usuários. Ela precisa ser expandida até Osasco na direção Oeste, próximo do Parque Ecológico de Osasco no Rochidalle, local em que existe ciclofaixa apenas domingos, como também ser expandida na direção leste sentido Interlados, até a represa Billings. O horário de funcionamento precisa ser expandido das 05h até às 01h e funcionar todos os dias de domingo a domingo. Eu por exemplo trabalho na Vila Olímpia e estudo no Butantã. Com o horário de funcionamento da ciclofaixa de hoje eu não consigo voltar para casa utilizando a mesma. Tenho de realizar um outro trajeto muito mais perigoso. A ciclofaixa e as faixas exclusivas de ônibus, com o aumento da frequência que os mesmos circulam, são as soluções imediatas para resolver o trânsito que temos na cidade de São Paulo.
1 0
Não é ciclofaixa e sim ciclovia….Ciclofaixa é uma faixa de rolamento destinada exclusivamente para os ciclistas, sem separação fisica, apenas por sinalização e sinalização de solo.
0 0
Uma opção seria utilizar a ciclovia da Av.Politecnica até a USP, e de lá seguir por dentro da USP até a ponte Cidade Universitária…A ciclovia da Av.Politecnica é interligada a ciclovia do Jaguaré que vai até a Estação de Presidente Altino.
1 0
Há alguma possibilidade de iluminar a ciclovia para pratica noturna do pedal? Não opções a noite na região e andar nas ruas e avenidas já é perigoso de dia e a noite o povo parece louco voltando para casa de carro, eu não me arrisco.
0 0
A pista é muito boa para caminhar de bike, pena que o horário de fechamento não ajuda para a prática do esporte após sair do trabalho. Assim como aqueles que a utilizariam durante os trajetos de ida ao trabalho e a volta para casa.
Se o problema do uso da pista à noite é a falta de iluminação, poderiam ser instaladas baterias que fossem carregadas a energia solar em cada estação da CPTM ao longo da ciclovia. A energia acumulada durante o dia seria usada num tempo pré-determinado (30 minutos, 60 minutos,…) adicional ao horário atual. Claro que teria que se fazer um estudo para saber a viabilidade (kWh) desta energia obtida durante o dia para o consumo à noite. Por exemplo: se o tempo adicional for de 60 minutos (1 hora) para uso da pista, a energia excedente seria acumulada para usos a frente.
1 0
Amigos,
A questão dos postes de iluminação é de extrema importância, porém quem já pedalou por lá logo na abertura também tem dificuldade para enxergar algo, somente com kit de iluminação.Ás 5:30 da manhã ainda está bem escuro por lá…
Se já é permitido pedalar por mais ou menos 1 hora no escuro, por que não liberar até às 19:00 Hs para o pessoal, pelo menos, conseguir voltar do trabalho ?
Além disso, dá uma certa insegurança rodar por lá esse horário.
0 0