Motoristas de ônibus sentem na pele o que é levar fina numa bicicleta
Empresa de ônibus do Recife colocou seus motoristas no papel de ciclistas, em treinamento prático. Uma experiência que sem dúvida eles não esquecerão.
Uma das maiores empresas de ônibus do Grande Recife, a Itamaracá, realizou um treinamento prático colocando os motoristas em bicicletas, enquanto os coletivos tiravam “fino” deles (ou “fina”, dependendo do lugar do Brasil onde você está). “A proposta é sensibilizar os condutores da nossa equipe de motoristas para uma boa convivência com os ciclistas”, conta Maria Amélia, diretora da empresa, no vídeo que está no final deste post.
O treinamento foi realizado durante a SIPATMA, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente, em 2013. A atividade prática foi uma sugestão da Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife. “A gente jamais poderia fazer uma ousadia dessas sem esse apoio”, ressalta Maria Amélia, que afirma ainda que a empresa está se preparando para se tornar amiga da bicicleta.
O ônibus passa a 50 cm dos motoristas em treinamento, que estão em bicicletas estáticas, presas ao solo, sem chance de desequilibrar com o susto – algo que acontece nas ruas. Nos vídeos, eles relatam o susto que levam, mesmo já preparados para o que vai acontecer. “O negócio é sério”, diz um deles, visivelmente assustado. Outro admite que já tirou fino algumas vezes, mas depois de viver essa experiência não vai mais fazer isso.
Vale lembrar que há nas ruas motoristas que passam a distâncias até menores que essa. O terror pode ser ainda maior e, mesmo sem tocar na bicicleta, causar um atropelamento decorrente da queda. Entenda aqui o motivo do 1,5m de distância lateral ao ultrapassar ciclista.
Segundo matéria do NETV (Globo), todos os 60 motoristas da empresa passaram pelo treinamento que, sem dúvida, foi muito instrutivo. Além da atividade prática, houve apresentação dos artigos do Código de Trânsito que se referem aos ciclistas e dicas de como se portar no trânsito compartilhado.
Iniciativas parecidas já aconteceram em várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Manaus/AM, Salvador/BA, Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC. Em São Paulo, há mobilização popular para pressionar a prefeitura a realizar nova ação com motoristas de ônibus (a última ocorreu em 2009).
O que diz a Lei
Agir como o motorista da simulação é incorrer em pelo menos duas infrações de trânsito:
Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração – média;
Penalidade – multa.
Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:
(…)
XIII – ao ultrapassar ciclista:
Infração – grave;
Penalidade – multa.
Saiba aqui o que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas.
Vídeos
Se estiver sem tempo de ver todos, assista pelo menos o primeiro. Vale a pena ver também o último, a entrevista com a diretora da empresa, para ver a visão esclarecida que ela tem sobre bicicletas nas ruas. Parabéns.
Os vídeos são de Roberta Soares.
Via Raquel Rolnik
Parabéns Maria Amélia, você é um linda!
Isso sim é uma empresa amiga.
2 0
A iniciativa é mais do que válida, mas não representa 100% do que acontece nas ruas. Esta tudo muito bonitinho pra eles ali, com a bicicleta fixada no chão sem o risco de desequilibrar e cair e ainda mais já sabendo o momento que vai levar a fina.
3 1
E mesmo assim o susto é grande…
3 0
Motorista de onibus é tudo f d p..
o ciclista esta andando aonde deve andar, no canto da faixa direita, e tem uma parada de onibus logo em frente.
Ao inves de o motorista f d p aguardar o ciclista passar a parada para pegar os passageiros não, ele corta a sua frente obrigando o ciclista a frear, as vezes quase batendo na traseira de onibus, não existe boa convivencia entre motoristas f d p s de onibus e de lotação, e estes tem de compartilhar a mesma faixa.
5 2
Espalhem a ideia em suas cidades. Se mobilizem e também façam este tipo de evento =))
Comentário bem votado! 7 0
Concordo, as Secretarias de Tráfego devem saber que há como educar, entre aspas, os motoristas… não descarto os motoristas de caminhões, principalmente aquelas carretas de mais de 20 metros
1 0
KKKKK!!!!!! Que legal ! Seria bom se fizessem isto com todos os motoristas, não só os de Ônibus!
Genial a iniciativa, parabéns para quem teve a idéia e conseguiu executá-la !
Deveria existir uma leis cada vez que um Motorista fosse renovar sua carta de motorista, ele teria de fazer um longo trajeto de carro por ruas e avenidas e depois deveria fazer o mesmo trajeto de bike, para ver e sentir o quanto é bom! KKKK Garanto que todos iriam ver uma bike e um ciclista de outro jeito, E iriam pensa duas vezes antes de tirar uma fina! KKKKKK
Parabéns mais uma vez ai ao pessoal de Recife pela idéia e pela iniciativa !!!
3 0
Acho que se fizessem o trajeto de bike iriam gostar tanto que pensariam duas vezes antes de sair de carro…
2 0
Cara que ideia ótima!!!
assim acho mais eficaz de se conscientizar, embora o bom mesmo fosse se já pegassem o volante sabendo respeitar a todos.
seria uma boa fazer com a SPtrans toda, mas acho que por lá nem se fala de respeito.
3 0
Bacana a idéia, porém o princípio é mais a conscientização das pessoas do que uma ação do governo, é como comprar mais baldes e panos pra secar a água da goteira no telhado ao invés de consertar. O ideal é que houvessem mais ciclovias!!!
Comentário bem votado! 5 1
muito boa idéia!
3 0
Concordo com todos os amigos que comentaram. 😉
É uma atitude ser seguida por todas as empresas de transporte coletivo ou de carga, além disso deveria ser uma matéria dos Centros de Formação de Condutores (CFC) ou auto-escolas.
Parabéns à Itamaracá.
Comentário bem votado! 6 0
Taí uma atividade que podia constar nas aulas de autoescola.
Comentário bem votado! 21 0
Poderiam fazer estas simulações com TODOS que dirigem. Todos tipos de condutores de todo tipo de veículo. Parabéns pela iniciativa e obrigado ao Vá de bike pelo conteúdo.
Comentário bem votado! 17 0
O problema é que como disse certa vez a jornalista do “cidades para pessoas” na autoescola os instrutores não falam do CTB e bicicletas. Ela relata inclusive que levou esporro do instrutor por trocar de faixa por causa de uma bicicleta. Ele disse pra ela: “ela é fininha e nem devia estar ali”… Já saímos mal da escola, infelizmente… =/
Comentário bem votado! 4 0
Emocionante…
Comentário bem votado! 8 0
Ótima iniciativa! Essa moda deveria pegar em todo o país. Uma atitude simples que vai evitar que muitas vidas sejam postas em risco.
Comentário bem votado! 20 0