Hora do rush em Santiago: carros parados, bicicletas fluindo. Foto: Willian Cruz

¡Estamos en Chile!

Willian Cruz está de passagem pelo Chile. Veja o que ele pretende relatar sobre a cultura ciclística de lá.

Hora do rush em Santiago: carros parados, bicicletas fluindo. Foto: Willian Cruz
Hora do rush em Santiago: carros parados, bicicletas fluindo. Foto: Willian Cruz

Vim passar o Natal em Santiago, com minha esposa e filha. Não consegui trazer a bicicleta, pois trouxemos muita coisa na bagagem para a mais nova integrante da família, a Letícia, que nasceu faz pouco tempo. Viemos para conhecê-la.

Mas já entrei em contato com o pessoal da Bicicultura, do site Arriba e la Chancha e do Movimiento Furiosos Ciclistas e logo trarei informações para vocês sobre o uso da bicicleta por aqui – e o que podemos aprender com nossos irmãos chilenos. Nos próximos dias, uma série especial sobre a cultura ciclística do Chile e como convivem automóveis, pedestres e bicicletas por aqui. Enquanto isso, a equipe de São Paulo e Porto Alegre continua trabalhando para trazer informações e notícias do Brasil.

 

 

6 comentários em “¡Estamos en Chile!

  1. Que legal William ! Vai checar de perto o fenômeno chileno de eGov ou Governo eletrônico que levou ao reforço a vias mais cicláveis, comentado aqui no VádeBike, pela adoção crescente e espontânea da população da bike nos deslocamentos diários.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Faltei ao explicar que porque o eGov entra nesta história. É que o Chile é onde o eGov é mais avançado, por isto que ele tem uma ação mais pró-ativa. Enquanto que aqui, porque o pessoal não reclama ou exige, a reação é de total ignorância. Sugiro a leitura do livro: Governança Local e Tecnologia de Informação e Comunicação.
      TÍTULO: GOVERNANÇA LOCAL
      ISBN: 9788572921848
      IDIOMA: Português
      ENCADERNAÇÃO: Brochura
      PÁGINAS: 331
      ANO DE EDIÇÃO: 2010
      EDIÇÃO: 1ª

      Pequeno sumário: Apresentação; Parte 1: Perspectiva da democracia eletrônica local – Democracia, desigualdade e tecnologias da informação / Perspectivas da democracia local na era digital / Utilizando tecnologias digitais para a ampliação da participação pública no planejamento / Democracia eletrônica no Reino Unido – superando a agorafobia / A interação do vereador brasileiro com o cidadão e com o Poder Executivo por meios eletrônicos / TIC e participação cidadã na América Latina – um estudo dos legislativos locais; Parte 2: Cidadania e mídia na sociedade da informação – Cidadania na sociedade da informação / O papel das mídias no exercício da cidadania interativa: apontamentos para políticas públicas / Mídia e espaço público; Parte 3: Governança eletrônica e administração pública – Formas de governança eletrônica / Administração pública e governança eletrônica: possibilidades e desafios para a tecnologia da informação / Avaliação de custos pela inovação na prestação de serviços: emissão de carteira de identidade e de atestado de antecedentes criminais / Limites e oportunidades da governança eletrônica local no Chile; Parte 4: Novos desafios, atores e abordagens – A urbanidade das redes digitais / Vida e política na Cidade do Conhecimento / Cidades digitais paulistas: entre interação e informação nos portais municipais de cidades médias / Inclusão digital e cidadania – iniciativas da sociedade civil – o caso do Comitê para a Democratização da Informática – CDI;
      AUTOR: Fabio Duarte | Maria Alexandra Cunha | Klaus Frey

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *