Prefeito e Secretário de Transportes falam sobre uso da bicicleta em São Paulo (vídeo)
“Talvez o ciclista seja o maior amigo da cidade”, afirmou prefeito. Para o vereador Police Neto, bicicletas ajudam motoristas, Leia e veja entrevista em vídeo.
Estivemos na inauguração da ciclopassarela que liga o Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros (saiba mais) e entrevistamos o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, e o vereador José Police Neto. Veja no vídeo o que eles disseram sobre o uso da bicicleta na cidade.
Veja também nossa galeria de fotos.
Frases
Algumas das principais frases das entrevistas do vídeo acima:
Fernando Haddad
A ordem de prioridades é: em primeiro lugar o pedestre, em segundo lugar o transporte público de massa e a ciclovia vem na sequência com o transporte individual não motorizado. Isso é no mundo inteiro.
As pessoas têm que compreender que nós não estamos inventando aqui, nós estamos atrasados.
E é engraçado que às vezes as pessoas que mais conhecem o exterior são as que mais criticam.
Só do corredor [de ônibus] norte-sul são duas toneladas de CO2 a menos na atmosfera. Eu pergunto: foi o usuário do ônibus que ganhou ou foi todo mundo? Foi o meio ambiente, ganhou todo mundo, todo mundo vai morar numa cidade melhor, menos poluída.
Ciclovia não é só mobilidade. É também uma questão de mobilidade, mas é um transporte não poluente, que faz bem pra saúde como nenhum outro transporte.
Depois que [o cidadão] experimentar [usar a bicicleta], não volta pra trás. Depois que se torna usuário, ele não volta pro transporte anterior.
Talvez o ciclista seja o maior amigo da cidade. Ele talvez seja das poucas pessoas que ainda olham para a paisagem de São Paulo com o olhar amigável.
É uma mudança que leva uns aninhos, mas chega.
Jilmar Tatto
Onde não tem ciclovias tem de haver o compartilhamento entre o veículo motorizado e o não motorizado, no caso a bicicleta.
José Police Neto
O ciclista é bem vindo, ele tem que ser desejado, porque ele esvazia a via e deixa aquele que ainda não conseguiu abandonar o carro andar livremente.
É muito interessante ver que o ciclista está ganhando cada vez mais espaço.. Além de que, esse sistema de ciclovia ajuda bastante a diminuir o trânsito!!!
1 0
Acho essencial a cidade ter espaço para as bicicletas, mas não achei nada justo retirar as moto faixas por onde transitavam 300 motos / hora para dar espaço para 5 bicicletas / dia.
Perguntem aos moradores e motoristas o caos que se tornou a rua Vergueiro após a desativação da faixa de moto.
Dizer que as faixas de moto causavam mais acidentes do que evitavam é tapar o sol com a peneira. Os acidentes aconteciam por conta de carros que dobravam em locais proibidos e pedestres que atravessavam no meio dos carros, e isso se resolve facilmente com sinalização e orientação.
1 2
Primeiro te corrigindo, pela contagem são 72 por hora (http://vadebike.org/2014/09/ciclovia-vergueiro-contagem-ciclistas-galeria-de-fotos/). Eu *atravesso* a vergueiro todo dia, 2x ao dia, e toda vez tem dois ou três ciclistas usando a ciclofaixa permanente. Mas também concordo em parte contigo. A Vergueiro tem um grande espaço central sub utilizado, pois não são simples os acessos, nesse pedaço entre metrô vila mariana e o metrô ana rosa, valeria a pena por a ciclovia no meio.
1 0
Haddad, vem ser governador do DF e traz o Tatto com vc!!!!
3 1
Parabéns Rachel!!!! Ficou muito bom!!!
Mas me tira uma dúvida do lado do parque o acesso é por uma escada?
3 1
Valeu, Felipe! O acesso é pela rampa. Viu a galeria de fotos? Por lá acho que dá pra tirar a dúvida. bj
2 1