Contagem revelou que quase metade dos usuários de bicicleta estavam indo ao trabalho ou escola. Foto: Fabio Nazareth

Contagem de ciclistas no Rio de Janeiro é feita com equipamento eletrônico

Sistema de contagem funciona de modo semelhante aos radares de velocidade para carros. Em dois dias, foram computados quase 10 mil ciclistas.

Contagem revelou que quase metade dos usuários de bicicleta estavam indo ao trabalho ou escola. Foto: Transporte Ativo
Contagem revelou que quase metade dos usuários de bicicleta estavam indo ao trabalho ou para a escola. Foto: Fabio Nazareth

A ONG Transporte Ativo (TA) realizou, nos dias 17 e 20 de agosto, pesquisa para contagem de ciclistas na ciclovia da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).  De acordo com Zé Lobo, presidente da TA, é a primeira vez que esse tipo de pesquisa é realizado com equipamento eletrônico.

Detalhe do sensor de contagem. Foto: Transporte Ativo
Detalhe do sensor de contagem. Foto: Fabio Nazareth

O sistema, que funciona de modo semelhante aos radares de velocidade para carros, foi instalado na ciclovia e, identificando a passagem das bicicletas através de sensores, produz um relatório com a quantidade de passagens por hora e também informa qual o sentido do trajeto.

Realizada em dois dias, a contagem registrou 5.850 ciclistas no domingo e 3.894 na quarta-feira. A pesquisa trouxe diversas informações, entre elas a de que 70% dos ciclistas eram homens e 48% estavam usando trajes de trabalho ou estudo.

Segundo Zé Lobo, a TA também realizou uma contagem manual para confrontar os dados captados pelo sistema eletrônico e também gerar um relatório qualitativo, onde é possível identificar o fluxo de skates, patins e enumerar a quantidade de bicicletas elétricas, de serviços e de lazer.

Veja os dados detalhados da pesquisa aqui e a videorreportagem no Bike é Legal.

Imagem: Transporte Ativo/Reprodução
Imagem: Transporte Ativo/Reprodução

2 comentários em “Contagem de ciclistas no Rio de Janeiro é feita com equipamento eletrônico

  1. Será que, por curiosidade, também contaram o número de pedestres na ciclovia? Faço essa rota diariamente e há períodos que tem mais gente na ciclovia do que no calçadão.

    Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *