Dicas para pedalar melhor – altura do selim e pisada

Pedalar na posição incorreta pode cansar mais rápido, causar dores e até lesões. Saiba como fazer ajustes básicos na bicicleta para aumentar seu conforto.

A correta altura do selim é importante para evitar lesões e aproveitar melhor o esforço da pedalada. Foto: Shimano/Vá de Bike
A correta altura do selim é importante para evitar lesões e aproveitar melhor o esforço da pedalada. Foto: Shimano/Vá de Bike

Além de cansar seu corpo mais rapidamente, pedalar na posição incorreta pode lhe causar dores e até lesões. Nesse artigo vamos te ajudar a fazer alguns ajustes básicos na bicicleta, para adequá-la ao seu corpo e aumentar sua performance e conforto.

Se você começou a pedalar há pouco tempo ou o faz apenas ocasionalmente, a falta de hábito com o selim (banco) pode ser responsável por algum incômodo, por isso não se assuste se durante as primeiras pedaladas você sentir dores na região do assento. Esse incômodo deve deixar de ocorrer depois que seu corpo se acostumar ao uso do selim, mas se você estiver sentido dores no joelho ou nos pés quando pedala, os ajustes a seguir podem ajudar – embora o ideal seja fazer um bike fit: uma adequação completa da bicicleta à suas medidas corporais, realizada por um profissional.

Altura do selim

Se você nunca se preocupou com a altura do selim da sua bicicleta, provavelmente ele está baixo demais. O selim deve estar ajustado de forma que sua perna fique quase totalmente reta, apenas um pouco dobrada, como na foto abaixo. Novamente, o ideal é que seja realizado um bike fit para chegar a um ajuste perfeito.

Foto: Shimano/Vá de Bike
Fotos: Shimano/Vá de Bike
Foto: Shimano/Vá de Bike
Fotos: Shimano/Vá de Bike

Pés no chão

Puxa, mas desse jeito fica alto demais! Eu não vou conseguir colocar os pés no chão quando paro a bicicleta? Isso mesmo: quando parar a bicicleta, você vai ter que tirar o bumbum do assento, descendo do selim para apoiar o pé no solo. É assim que todos os ciclistas experientes fazem, tanto esportistas quanto urbanos, simplesmente por ser a melhor postura, um posicionamento que não vai prejudicar seu corpo. Se você estiver conseguindo apoiar os dois pés no chão quando sentado na bicicleta, significa que você está pedalando com os joelhos muito dobrados, forçando a articulação de forma prejudicial e sem conseguir muita eficiência, correndo o risco de criar lesões e cansando-se mais facilmente.

Ajustes de altura e inclinação do selim. Foto: Shimano/Vá de Bike
Ajustes de altura e inclinação do selim. Fotos: Shimano/Vá de Bike

Com o selim na altura adequada, você deve levantar do assento e posicionar seu corpo um pouco à frente sempre que for parar a bicicleta, de forma que consiga alcançar o pé no chão. Pode ser difícil no começo, mas você se habituará rapidamente e isso se tornará algo bastante natural. A melhor maneira de se acostumar com isso é subir o selim aos poucos, até chegar na posição adequada, em vez de subir tudo de uma vez e ter dificuldade para se adaptar. Mas esse período de transição deve ser bastante curto, para que você não se acomode em uma posição errada, que lhe causará dores no joelho: a cada saída para pedalar, suba um pouquinho.

Uma vez que tiver encontrado a altura correta, faça uma marca no canote (o tubo que liga o selim ao quadro da bicicleta), pois é comum que ele desça um pouco com o tempo e, através dessa marca, você vai perceber que ele mudou de posição e conseguirá voltar ao ajuste correto sem precisar ficar medindo e experimentando novamente.

Inclinação

O selim deve estar exatamente horizontal em relação ao solo. Se ele estiver inclinado para frente ou para trás, seu corpo ficará tentando compensar a tendência a escorregar sem que você perceba, o que poderá lhe causar dores e comprometer sua estabilidade na bike em situações como subidas ou frenagens fortes.

O selim deve estar exatamente na horizontal. Foto: Shimano/Vá de Bike
O selim deve estar exatamente na horizontal. Foto: Shimano/Vá de Bike

Tipos de selim

Há muitos tipos de selim, cada um voltado a uma finalidade, principalmente quando falamos de uso esportivo. Para uso urbano, a característica principal é a largura.

Selins mais estreitos têm uma performance melhor para uma pedalada mais esportiva, mais ágil. Mas para a pedalada mais confortável e menos performance, geralmente buscada pelo ciclista urbano, recomenda-se um selim um pouco mais largo. Vale a pena testar alguns modelos antes de decidir, pois assim como um selim muito estreito pode parecer duro e pouco confortável, um selim largo demais também pode incomodar algumas pessoas.

Mulheres precisam de um selim um pouco mais largo do que os homens, pois a ossatura do quadril é naturalmente mais larga que nos homens. Para eles, recomenda-se a utilização de um selim vazado no meio, ou que pelo menos tenha uma depressão longitudinal, para proteger a circulação sanguínea na área do períneo – o que pode, em alguns casos, levar a um formigamento ou dormência temporários na região genital após pedaladas longas.

Há uma infinidade de modelos de selim no mercado. Fotos: Divulgação
Há uma infinidade de modelos de selim no mercado. Fotos: Divulgação

Joelhos

Não pedale de pernas abertas, para não forçar a articulação dos joelhos. Se você estiver pedalando assim, seu selim deve estar baixo demais e você está apoiando os pés de forma errada. Joelhos e pés devem estar alinhados à bicicleta.

Foto: Shimano/Vá de Bike
Foto: Shimano/Vá de Bike

Posição da pisada

A parte do pé que deve transmitir força ao pedal é a área na altura da chamada “bola do pé”, logo abaixo do dedão (tecnicamente, a cabeça do 1º osso metatarso). Se você pedalar usando a ponta do pé, o meio ou o calcanhar, pode ter consequências que variam de um cansaço na planta do pé até dores fortes por pressionar nervos durante a pedalada. Além disso, nessas situações você não transmitirá toda a potência das suas pernas ao pedal, perdendo rendimento e se cansando com mais facilidade.

Se você usar uma sapatilha e ela tiver sido regulada corretamente, você usará naturalmente essa área do pé para transmitir força à pedalada. Saiba mais.

É importante pisar com a parte certa do pé no pedal, para obter um melhor rendimento e evitar dores. Foto: Shimano/Vá de Bike
É importante pisar com a parte certa do pé no pedal, para obter um melhor rendimento e evitar dores. Foto: Shimano/Vá de Bike

71 comentários em “Dicas para pedalar melhor – altura do selim e pisada

  1. Gostei muito desta pesquisa pois comprei uma MTB após 20 e poucos anos sem pedalar estou com muitas duvidas com ajustes. 1- O selim que corre no trilho, ele deve ficar para frente ou para trás ou no meio?

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

    1. A resposta é “depende”. Mudar a posição dele no trilho muda a distância do seu quadril até o guidão e influencia na inclinação do seu corpo. Mais para frente você fica mais ereto, apoiando mais seu peso no selim, e mais para trás você apoia mais seu peso no guidão. Faça testes e avalie o que considera mais confortável. Essa regulagem é um dos itens de um bike fit e pode variar também se você pretende uma postura mais técnica (inclinado) ou mais confortável (mais ereto).

      Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Muito boas e preciosas as sua s dicas e eu gostaria de saber se é comum o formigamento em ambas as mãos para quem esta iniciando nesta prática de esporte. Obrigado.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 1

    1. Juvenal, esse tipo de formigamento costuma ser porque você está muito inclinado para a frente e colocando muito do seu peso no guidão. Geralmente isso se resolve trocando o avenço de guidão (também chamado de mesa) por um mais alto, em diagonal para cima, e que seja mais curto. A bicicleta também pode estar muito comprida para o seu tamanho. O ideal é fazer bike fit com um profissional especializado, mas você pode também tentar começar trocando a mesa.

      Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  3. Olá,

    estou quase desistindo de andar de bike por conta de uma
    dor na verilha direita que aparece quando estou pedalando
    Sempre andei de bike uso a bike como meio de transporte a
    muitos anos,e depois que peguei de volta uma bike que já era
    minha a um ano atrás,regulei tudo do jeito que era antes,mais
    agora apareceu essa dor na verilha direita e tem haver com a bike
    Já troquei de selim,já regulei a altura usando todos os métodos que
    sei e que vi por aqui na internet e nada,a dor é bem no começo da verilha
    com o períneo.Já fiz a medida da altura do osso ilíaco,já medi a altura do
    cavalo,já fiz também aquele esquema de deixar a perna estendida apoiando o
    calcanhar e nada.Se alguém poder me ajudar com mais alguma dica agradeço
    demais,pois estou sem condições no momento de fazer um bike fit profissional

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. voce está fazendo mais força com uma perna que com a outra. Possivelmente você está pedalando com a perna um pouco aberta, forçando os musculos internos da perna. Um bom fisioterapeuta pode te explicar. Esse problema é também comum em jogadores de futebol. Um dos musculos (lado direito ou esquerdo) no centro da virilha está mais forte que o outro.

      Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 1

  4. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 9

  5. Dicas preciosas para quem está iniciando, porém faltaram dicas do ajuste da altura e comprimento da mesa e do guidão.
    Eu estou com essa dificuldade

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

  6. Olá tenho 2,00 metros de altura, que tamanho de quadro vcs me aconselham comprar se a modalidade da bike for mountain e se for speed, tenho dificuldades em andar de bike por ser muito alto, costumo abrir as pernas para andar o que é bem ruim pois da bastante cansaço e prejudica as articulações!

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Vê esse comentário de seu xará Anderson, postado aqui em 1º/10/2014:
      “Anderson
      1 de outubro de 2014 at 11:24 ·
      Falou tudo, antes de comprar a bike, verifique se o tamanho esta de acordo com sua altura. Ideal mesmo é realizar um bike fit profissional (principalmente se vc pedala muito ou pretende treinar com foco em resultados), mas em todo caso alguns site quebram o galho pelo menos pra descobrir o tamanho do quadro:

      http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/
      Boa sorte!

      Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Procure providenciar um qüadro no tamanho 22 se for no modo mtb e 62cm se for no caso de se tratar de qüadro de speed.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  7. olá tenho 1,58 de altura minha bike é aro 29 quadro 15, só que estou pedalando e sinto muita dor na coluna. o que pode está causando?

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Qual região da coluna? No meu caso, sentia muitas dores na região lombar devido à falta de alongamento das pernas. Minha musculatura das pernas estava muito encurtada (não conseguia me abaixar, com as pernas esticadas e encostar no chão) o que acabava afetando as costas.

      Thumb up 1 Thumb down 0

    2. Geralmente isto acontece devido o posicionamento do guidown estar muito distante ao alcance dos braços do ciclista. Eu recomendo que, neste caso, você procure obter uma mesa ou avanço mais curto, de maneira a aproximar mais o guidown do alcance das mãos ou braços, de maneira que o ? tenha que inclinar menos seu corpo para à frente para poder segurar o guidown.

      Thumb up 0 Thumb down 3

  8. boa tarde amigo!
    gostaria muito que você me ajudar dando umas dicas.
    já fiz vários pedais ate viagens longa com aproximadamente 140 km indo e vindo mais sinto muita dificuldade no pedal tipo: cansaço muito rápido,muitas dores no pé as vezes umas fraquezas nas pernas já teve vezes que eu fui pedalar em pé pra subir uma ladeira minha perna falhou quase que eu caio. por favor amigo de de uma ajudinha com suas dicas já ate pensei para de pedalar.
    obs: tinha uma 26 e sentia muitas dores nas costas e agora mudei pra uma 29 por 19 tenho um 168 de altura.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Bom dia Emanoel,

      Acredito que essa bike é grande para você, tenho a mesma altura e uso uma Soul 29/15, usava um pé-de-vela 175mm, era muito grande, e dificultava o giro, pois levantava muito os joelhos nas passadas, agora você calcula numa pedalada longa, quantos giros você dá no pedal, por isso mudei para um pé-de-vela XT170mm e coroas 26/38 dentes, ficou na medida. Você pode ainda usar um pé de vela 172,5mm, pois na MTB dá mais alavanca, porém dificulta um pouco o giro. O ideal é você ir a uma loja que realmente se preocupa em vender o equipamento certo, na medida de cada cliente, e não o que há no estoque no momento, já sofri muito com isso para aprender.
      Boa sorte e boas pedaladas!

      Polêmico. O que acha? Thumb up 7 Thumb down 4

    2. Pela sua altura, eu sugiro que você volte para o aro 26 mesmo. É mais adeqüado para quem tem abaixo de 1.80m. O ? pedala com uma melhor desenvoltura no uso da ?. O aro 29 é uma medida muito pesada e grande para quem têm mais baixa altura. 29 é mais para pessoas mais altas. Funciona melhor com pessoas altas. A 26 já funcioba melhor com pessoas mais baixas. E, enqüanto as dores e fadigas que você sente no corpo e principalmente nas pernas, é resultante da falta de condicionamento físico e mental para a atividade ciclistica. Para resolver estes problemas, procure reforçar mais seu corpo através de exercícios musculares e articulares dos membros e outras partes do corpo. Procure treinar muito agachamento. Treine muito abdominal, flexição com os braços, barra e outros exercícios que melhoram o potencial fisico da pessoa. Procure praticar até corrida e natação. Todo tipo de exercício que você puder acrescentar a sua atividade, ajudará a você melhorar no desempenho dapedalada na ?.

      Thumb up 1 Thumb down 3

      1. Nada a ver dizer que a aro 29 é pra pessoas mais altas. Existem aro 29 pra todas as estatuetas, tanto na altura, quanto no comprimento. Existem a aro 29, quadro de 15 polegadas, 17,5 pegadas, 19 polegadas e 21 polegadas . Eu por exemplo: Tenho 1.76 m e comprei um bike no limite pra minha estatura, com quadro 17,5 polegadas para pessoas até 1,76 m.

        Thumb up 2 Thumb down 0

  9. Não tem nada a ver com o post mas…

    Que bike é essa? Muito legal. Sei que Nexus é o nome do cubo da Shimano, mas nunca vi essa bike aí da foto.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  10. Bom dia. Tenho 1,75 de altura e comprei uma speed tamanho M será que comprei o tamanho certo? Vcs poderiam me indicar um bike fit na região de Araçatuba, prudente ou marilia? Sinto dormência nos dedos dos pés após 45-50 min. de pedalada. Oque poderia estar errado no meu posicionamento? Desde já muito obrigado.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 4

    1. Fala Rogério. Passei pelo mesmo problema de dormência em março de 2015 quando peguei a Bike speed também. Tenho 1.75 e a bike é M .Troquei em 2016 a mesa, era de 11 cm, coloquei uma de 6 cm, com leve inclinação para cima. Baixei um pouco o selin e a sapalha eu estava apertando demais o que eu acho que ajudou a circular melhor o sangue. Hoje pedalo 3 horas e meia e não tenho mais dormência.
      Aqui em Rio Preto – SP, tem Bike Fit na SportFix. Fica a dica. Valeu !

      Thumb up 2 Thumb down 0

  11. Matéria incrível, corrigi vários erros de postura que tinha! Inclusive agora que estou indo pro curso e pro trabalho de bike… obtive melhoras em todo o corpo.
    Parabéns matéria muito prestativa.

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *