Foto: Willian Cruz

8 dicas para pedalar no frio

Não sabe que roupa usar para pedalar nos dias gelados? Essas dicas simples podem te ajudar.

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

1 Isole a transpiração

Por baixo de tudo, vista uma camisa de ciclismo, de dry fit, ou de qualquer tecido sintético, para a transpiração passar e não ficar em contato com seu corpo. Por cima dessa, uma camiseta comum de malha de algodão, que vai absorver a transpiração que a primeira camada deixar passar. Essa camada de algodão também ajuda a reter o calor gerado pelo corpo.

2 Corte o vento

Por cima dessa de algodão, use uma blusa que não deixe o vento entrar. Isso é para evitar que o ar quente, que retido entre as fibras da malha de algodão, seja levado embora. O ideal é usar uma blusa ou corta vento apropriados para ciclismo, com aberturas para deixar o suor evaporar ou tecido com micro-orifícios que não deixam a água entrar em caso de chuva leve, mas permitem que a transpiração evapore para fora. Mas na prática qualquer blusa que não seja muito “furada” (como as de lã, que deixam o vento frio entrar) já ajuda. Se ainda estiver com frio, coloque mais uma blusa.

3 Evite transpirar demais

Se você começar a transpirar muito, seu corpo vai ficar gelado. Se você estiver treinando, até que tudo bem: o exercício contínuo e pesado manterá seu corpo aquecido; mas se você está só se deslocando, vale a pena manter um ritmo menos puxado. Quando começar a sentir calor, não demore para tirar a blusa de cima, assim você evita ficar transpirando por baixo. Mas se você sentir que o tecido em contato com o corpo está gelado com a umidade, melhor manter a blusa, mesmo sentindo um pouco de calor.

4 Aqueça bem as mãos

Luva de dedo longo (luva fechada) também é importante. Se você ficar com os dedos rígidos pelo frio, pode não conseguir frear com a rapidez ou força necessária numa situação de emergência.

5 Aqueça também pernas e pés

Calça de ciclismo ajuda bastante, mas na prática até uma boa calça jeans vale. Usar duas meias também é útil se estiver frio demais, porque o pé gela com o vento.

6 Cabeça e ouvidos

Aqueça a cabeça com uma bandana, lenço, ou mesmo uma touca, aproveitando para cobrir as orelhas. Evite lã se você usa capacete, pois pode esquentar demais e fazer você transpirar bastante. Se você fica com dor de ouvido facilmente, tampe-os com um pouco de algodão.

7 Blusa de zíper

Pra quem usa capacete, uma blusa que abra totalmente a frente com um zíper torna muito mais prática sua retirada quando começar a sentir calor. Senão você vai ter que tirar o capacete para tirar a blusa…

8 Bateu o desespero de tanto frio?

Essa é a dica antirroubada: se no meio de uma pedalada longa você perceber que está frio demais e não está com roupa suficiente, forre a blusa com jornal (de preferência entre uma blusa e outra, para não ficar em contato com a pele). Sim, jornal comum, com as notícias do dia! Ele esquenta bem porque o espaço entre as fibras conserva o ar quente próximo ao seu corpo. Dá pra usar até nos pés se precisar. É tosco, mas resolve. 😉

Lembre-se: você não precisa de uma roupa especial para andar de bicicleta, pode muito bem ir com a roupa que pretende usar quando chegar no destino. Mas essas recomendações ajudam a evitar o desconforto de passar frio pedalando ou de transpirar por baixo das roupas em dias gelados.

Dicas para o ciclista urbano

14 comentários em “8 dicas para pedalar no frio

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 35

  2. Parabéns pelas matérias.
    Comprei recentemente uma Monark barra circular. Só para matar a saudade dos tempos de infância. Tenho uma outra com 21 marchas que uso para ir ao trabalho e até já fiz uma viagem, sozinho, com ela de São Paulo (Butantã) até Ribeirão Preto. Foi muito bom.
    Um abraço.

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 1

  3. Ola bom dia me chamo joel e sou apaixinado pela mtb e ja pedalo alguns anos e tenho 42 anos e ja competi varias vezes na categoria master B e queria saber de formas de render mais nas competiçoes como me treinar melhor tempo de treino por semana fico mt grato em receber um dica porem sou amador

    Thumb up 3 Thumb down 4

  4. vou ao trabalho de biker levo 50 minutos ate meu trabalho e de onibus uma hora e vinte minutos.
    saio as cinco da manha, no frio uso calça pra ciclista e caisa de ciclista meno capacete pois meu capacete e um pouco desconfostavel, e entra vento nos vaos dele, tem alguma dica ou talves tenha que trocar de capacete como por exemplo um que esta usando muito agora tipo modelo de soldados de guerra.
    abraços. Roberto

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Oi, Roberto, o modelo de capacete a que vc se refere pode ser encontrado em lojas com produtos para praticar skate. Ou então compre uma touca de lã para usar sob o seu capacete, se o único desconforto for o vento que entra nos vãos (eu acho bom esse ventinho, meu cabelo não fica suado) =)

      Thumb up 3 Thumb down 0

    2. Roberto, como a Rosana disse, uma touca de lã ja resolveria o problema, no meu caso, qdo o dia está frio, uso uma bandana de algodão que ja quebra um galhão…abraços.

      Thumb up 3 Thumb down 1

  5. Pretendo usar uma camisa de ciclismo fox p/ inverno. Ainda n comprei. Espero q esquente, pois vou ao trabalho e estou começando a ficar doente com isso.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Gostei muito destas dicas trabalho perto de casa e enfrento algumas subidas e muito transito para voltar… vou tentar seguir suas dicas !!!continue assim … Valeu

    Abraços

    Marcell

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *