No primeiro sábado de setembro, mais 13,4km de ciclovias foram inaugurados na capital paulista. Arte: Vá de Bike

Mais sete ciclovias foram entregues em São Paulo no sábado 6 de setembro

Inaugurações aconteceram nas zonas leste, oeste, sul e centro, totalizando 13,4 km de novos trechos. Cidade inicia o mês com 58,3 km entregues desde junho.

No primeiro sábado de setembro, mais 13,4km de ciclovias foram inaugurados na capital paulista. Arte: Vá de Bike
No primeiro sábado de setembro, mais 13,4km de ciclovias foram inaugurados na capital paulista. Arte: Vá de Bike

No primeiro sábado de setembro (6), sete trechos de ciclovias foram entregues na cidade de São Paulo, totalizando 13,4 quilômetros. No fim de semana anterior, outros sete trechos já haviam sido entregues – veja aqui.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 58,3 km de vias destinadas aos ciclistas já foram entregues dentro do plano de 400 km, que deve ser implantado até o final de 2015. Acompanhe no mapa onde estão as ciclovias da cidade, novas e antigas.

Cambuci, Glicério e Liberdade

Uma ciclovia de 4 km de extensão foi implantada em vias destes bairros. O traçado inicia-se na Rua Inglês de Sousa, seguindo pelas ruas Robertson, Teodureto Souto, Alves Ribeiro, Ana Nery, Cesário Ramalho, Teixeira Mendes e Otto de Alencar, Praça Nina Rodrigues e, ainda, ruas Junqueira Freire, Lavapés e da Glória.

O percurso é bidirecional, junto ao passeio. Futuramente, essa ciclovia será interligada com as ciclovias do Centro e com os acessos aos equipamentos urbanos já proporcionados por elas.

Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação

A ciclovia segue este caminho:

  • Na Rua Inglês de Souza, entre as ruas Coronel Diogo e Robertson;
  • Na Rua Robertson, entre as ruas Inglês de Souza e Teodureto Souto;
  • Na Rua Teodureto Souto, entre as ruas Robertson e Alves Ribeiro;
  • Na Rua Alves Ribeiro, entre as ruas Teodureto Souto e da Independência;
  • Na Rua Ana Nery, entre as ruas da Independência e Cesário Ramalho;
  • Na Rua Cesário Ramalho, entre as ruas Ana Nery e Teixeira Mendes;
  • Na Rua Teixeira Mendes, entre as ruas Cesário Ramalho e Otto de Alencar;
  • Na Rua Otto de Alencar, entre a Rua Teixeira Mendes e a Praça Nina Rodrigues;
  • Praça Nina Rodrigues, entre as ruas Otto de Alencar e Junqueira Freire;
  • Na Rua Junqueira Freire, entre a Praça Nina Rodrigues e Rua do Lavapés;
  • Na Rua do Lavapés, entre as ruas Junqueira Freire e da Glória;
  • Na Rua da Glória, entre a Rua do Lavapés e a Avenida Conselheiro Furtado.

Jaguaré

Na região do Jaguaré, Zona Oeste, foram inaugurados 4,8 km em três trechos. O primeiro trecho inclui as avenidas Antônio de Souza Noschese e Leão Machado; o segundo, as avenidas Presidente Altino e General Mac Arthur; e o terceiro, mais curto, faz a ligação da Rua Santo Eurilo com a ciclovia da Avenida Escola Politécnica.

O percurso é bidirecional junto ao passeio, seguindo este caminho:

Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação

Trecho 01

  • Na Avenida Antônio de Souza Noschese, entre a Avenida Presidente Altino e a Praça William Kalil;
  • Na Avenida Leão Machado, entre a Praça William Kalil e a Avenida Corifeu de Azevedo Marques.

Trecho 02

  • Na Avenida Presidente Altino, entre as avenidas Corifeu de Azevedo Marques e General Mac Arthur;
  • Na Avenida General Mac Arthur, em toda a extensão.

Trecho 03

  • Rua Santo Eurilo, entre as avenidas Jaguaré e Escola Politécnica.
Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação

Chácara Santo Antônio

A região da Chácara Santo Antônio, Granja Julieta e Alto da Boa Vista, na Zona Sul da cidade, recebeu um novo trecho de 800 metros, em continuidade à ciclovia de 2,4 km aberta em 8 de agosto. Bidirecional, o novo percurso cruza com as ruas Alexandre Dumas e Verbo Divino, proporcionando conexão da Estação Granja Julieta da CPTM com o Parque Severo Gomes.

  • Na Rua Pires de Oliveira, à direita, no trecho entre a Rua Fernandes Moreira e a Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene;
  • Na Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene, entre a Rua Pires de Oliveira e a Rua Barbosa Lopes.
  • Na Rua Maestro Jordão Bernardino de Sene, a ciclovia se situa ora à esquerda no trecho entre as ruas Pires de Oliveira e Inácio Borba ora à direita entre a Rua Inácio Borba e a Rua Barbosa Lopes.

Há travessia rodocicloviária em cruzamentos ao longo da Rua Pires de Oliveira, como, por exemplo, junto às ruas Eponina Afonseca, Verbo Divino, Barão de Itaim e Plínio Negrão. Grupo focal semafórico exclusivo para o ciclista pode ser visto na interseção da Rua Pires de Oliveira com a Rua Verbo Divino.

Pacaembu e Higienópolis

A região do Pacaembu, na Zona Oeste da cidade, ganhou uma ciclovia bidirecional de 1,4 km de extensão, interligando as praças Charles Miller, Vilaboim e Buenos Aires, além do polo universitário FAAP e Mackenzie. O traçado se situa à esquerda das vias.

  • Na Rua Itatiara, entre as ruas Itápolis e Armando Penteado;
  • Na Rua Armando Penteado, entre as ruas Itatiara e Piauí;
  • Na Rua Piauí, entre as ruas Armando Penteado e Itambé.
Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação

Brás (incluindo um viaduto)

A Av. Rangel Pestana e o Viaduto Maestro Alberto Marino, na Zona Leste da cidade, ganharam 500 metros de ciclovia neste sábado, dia 6. O novo percurso interliga a Paróquia Bom Jesus do Brás à Estação Brás da CPTM, além de integrar as zonas comerciais do Brás. O percurso é bidirecional, do lado esquerdo no trecho entre a Rua Jairo Góis e o Largo da Concórdia.

Esse é um possível caminho para se chegar futuramente à ciclovia da Radial Leste, que tem início no Tatuapé. Por estar próximo às zonas comerciais do Brás, veremos muitas cargueiras circulando por ali.

Outro ponto importante é que esse é o primeiro viaduto da cidade a receber ciclovia, ajudando a diminuir o “muro” que as travessias de trilhos representam para os ciclistas paulistanos. O próximo passo é fazer o mesmo nas travessias de rios.

Centro / Bom Retiro

Com 1,1 km de extensão, novo percurso marca a 7ª. etapa da rede cicloviária do Centro Histórico. Passando por vias do Bom Retiro, futuramente fará parte da ligação cicloviária com a região norte da cidade. O traçado é bidirecional, no leito viário à direita.

Imagem: CET-SP/Divulgação
Imagem: CET-SP/Divulgação
  • Na Rua dos Americanos, entre a Avenida Dr. Abraão Ribeiro e a Rua do Bosque;
  • Na Rua Cruzeiro, entre as ruas do Bosque e Luigi Grecco;
  • Na Rua Luigi Grecco, entre a Rua Cruzeiro e a passarela da CPTM, próximo da Rua Anhanguera.

Há travessia rodocicloviária em cruzamentos ao longo da Rua dos Americanos, como, por exemplo, junto às ruas Baronesa de Porto Carreiro, Solimões, James Holland, Norma Pieruccine Giannotti e Dr. Ribeiro de Almeida e, também, na interseção da Rua Cruzeiro com a Rua Cônego Vicente Miguel Marino.

Tatuapé

A região do Tatuapé, na Zona Leste da cidade, recebeu um novo trecho com 800 metros de extensão, proporcionando a conexão entre a ciclovia da Av. Ver. Abel Ferreira e o Parque Esportivo e Recreativo do Trabalhador (antigo Ceret).

O percurso é formado pelas ruas Jacob Fath, Antônio Alves Barril, Antônio Daminello e Nello Bini, sendo bidirecional ao lado do passeio.

 

Veja aqui a lista completa das ciclovias que serão implantadas em setembro.

Assine a petição por mais ciclovias

50 comentários em “Mais sete ciclovias foram entregues em São Paulo no sábado 6 de setembro

  1. A ciclovia da Teudureto Souto precisa melhorar. Ela é interrompida a cada 100 metros por rotatórias. Quem vai no sentido bairro é colocado na contra mão em cada cruzamento. Essas rotatórias tem que sair!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. A ciclovia do Cambuci/Glicério já está pronta há quase um ano e até agora não temos a ligação dela com a avenida liberdade.
    Existe previsão de quando ela será conectada a rede?
    Obrigado!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Além da falta de ciclovias na periferia, essa no centro (Cambuci/Liberdade) está pronta há um ano e ainda não foi ligada a Av Liberdade, falta só seguir pela Rua Conselheiro Furtado e Praça João Mendes.
      Me parece que esse ano o foco ficou muito grande na Paulista e no Minhocão, enquanto no resto da cidade praticamente não se inaugurou nada e várias ciclovias estão com carência de conexões tanto na zona leste, zona sul, quanto no próprio centro.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  3. INDEPENDENTE DAS BRIGAS ALGUÉM VIU O TRAÇADO DA CICLOVIA DA MINISTRO PETRÔNIO PORTELA, LÁ NA FREGUESIA DO Ó. VÁRIOS TRECHOS PARECE EXTREMAMENTE PERIGOSOS, UM EXEMPLO É O CRUZAMENTO COM A ELISIO TEIXEIRA LEITE, VEJAM E DEPOIS COMENTEM.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *