Agentes de trânsito da CET usarão bicicletas em São Paulo
300 bikes estão sendo adquiridas pelo órgão de trânsito. Informação havia sido antecipada pelo Vá de Bike em agosto. Saiba mais.
A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) abriu licitação para a compra de 300 bicicletas, que serão utilizadas por seus agentes na educação, fiscalização e operação de trânsito. A intenção da Secretaria de Transportes já havia sido antecipada com exclusividade aqui no Vá de Bike, em agosto.
“Em vez de andar [apenas] de carro, a pé ou de moto, também você faz de bicicleta”, nos revelou à época o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto. A informação foi confirmada por Antonio Carlos Gambarini, Gerente de Relacionamento do órgão de trânsito, como você pode acompanhar em vídeo, mais abaixo.
Os agentes de trânsito utilizarão não somente as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade, mas também as ruas onde não há infraestrutura específica. A medida é importantíssima, por legitimar o uso da bicicleta em deslocamentos, colaborando com um entendimento mais amplo da população sobre seu direito de circulação nas vias, como veículo reconhecido pelo Código de Trânsito. Colocar o agente de trânsito no papel de ciclista também tem grande importância no sentido de que a Companhia passará a compreender com clareza cada vez maior as situações pelas quais passam os ciclistas da cidade.
O órgão também incentivará que seus funcionários circulem pelo centro da cidade em bicicleta, ao se deslocar entre os diferentes centros administrativos. Ainda não há data prevista para o início dessa operação, mas as bicicletas devem estar disponíveis apenas em 2015. Segundo matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, as bicicletas terão bagageiro e paralamas, além de retrovisor, campainha e refletores.
Agentes da CET já fazem fiscalização com bicicletas no interior do Parque do Ibirapuera (na área de Zona Azul) e, eventualmente, nas ciclofaixas do bairro de Moema. Com essa aquisição, passarão a circular por toda a cidade.
Fiscalização será intensificada
Além dos agentes da CET, a prefeitura já havia anunciado que Guardas Civis Metropolitanos também utilizarão bicicletas para autuar as infrações cometidas no trânsito da cidade. Os Guardas estão sendo treinados pelo órgão de trânsito.
Radares também serão instalados nas ciclovias para fiscalizar sua utilização por motocicletas. Acompanhe na videorreportagem abaixo.
Desde 2014, não vi um único agente CET de bicicleta, mas PM já vi, perto de casa região da USP e na Vila Olímpia.
1 0
PM de bicicleta é coisa antiga e bem comum, deve ter mais de 15 anos que eles pedalam por aí.
CET também nunca vi.
1 0
Fantástica idéia !!!
Só acho que eles poderiam usar roupas mais leves, como é o caso dos carteiros em dias de sol. Com esta roupa eles poderão passar mau, principalmente no verão.
Mas a idéia é muito boa !
3 0
Todos ganham com essa attitude …
2 0
Fico feliz c/ a noticia show…….
2 0