Ciclistas utilizaram equipamentos de segurança e criaram placa "semi-oficial" indicando obras na pista. Foto: Reprodução

Após pressão de ciclistas, prefeitura de Vitória inicia obras para construção de ciclovia

Em local que já apresenta alto fluxo de ciclistas, ciclovia terá 800 metros, se estendendo por toda a calçada alta do Porto de Vitória.

Ciclistas utilizaram equipamentos de segurança e criaram placa "semi-oficial" indicando obras na pista. Foto: Reprodução
Ação do poder público começou após ciclistas capixabas “simularem” obra oficial de ciclovia, como se vê na imagem. Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) iniciou as obras para implantação de uma ciclovia no centro da capital capixaba. A estrutura, que atualmente funciona apenas como ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados, será transformada em ciclovia permanente. 

O trecho será a partir da avenida Elias Miguel e avenida Getúlio Vargas e se estenderá por toda a calçada alta do Porto de Vitória. De acordo com o professor Fernando Braga, que mora em Vila Velha e vai trabalhar de bicicleta em Vitória, essa é uma região muito utilizada por quem chega à capital vindo de Vila Velha. “É uma região com alto fluxo de ciclistas e a ciclovia permanente vai incentivar quem precisa chegar à cidade de bicicleta”, explica Braga.
 
Área hoje é utilizada como ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados. Foto: André Sobral/Divulgação
Área é utilizada como ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados. Nos demais dias, o espaço de circulação vinha sendo perdido para o estacionamento de automóveis. Foto: André Sobral/Divulgação

Para a execução do projeto a prefeitura eliminou 120 vagas de estacionamento e vai avançar a calçada para reposicionar paradas de ônibus. Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, José Eduardo de Oliveira, trata-se de um projeto que está passando por ajustes. “Serão aproximadamente 800 metros de faixa exclusiva para ciclistas. Terá 2,5 metros de largura e, além de pintura especial, serão instalados segregadores ao longo de todo percurso. Também está prevista adequação ao tempo dos semáforos e um estudo sobre redução da velocidade dos veículos motorizados que trafegam ao lado da estrutura.”

 
As obras iniciaram logo após um protesto realizado pelo Coletivo de Ciclistas Urbanos de Vitória (CUC), que em comemoração ao Dia do Ciclista, produziu um vídeo simulando o início das obras da ciclovia, que foi compartilhado nas redes sociais e chamou atenção do poder público. 
 
Detinha Son, integrante do CUC, destaca que a expectativa é grande e que a intervenção do coletivo foi fundamental. “Fizemos uma intervenção sinalizando 30 metros, a prefeitura foi lá e demarcou uma grande parte da área e todo mundo já está utilizando mesmo sem a obra ter sido concluída”, comemora. Assista aqui ao vídeo de um ciclista que registrou seu trajeto de bike pela ciclovia ainda em obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *