Passeio Inclusivo pelas Ciclovias de São Paulo reunirá cadeirantes, ciclistas, skatistas e patinadores

Passeio para celebrar convivência nas ciclovias terá “trenzinho” de bikes para deficientes visuais, empréstimo de handbikes e audiotour sobre pontos turísticos.

 

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promove no próximo domingo, 1º de fevereiro, o I Passeio Inclusivo pelas Ciclovias de São Paulo, colocando pessoas em cadeiras de rodas, ciclistas, patinadores e skatistas, com e sem deficiência, para circularem juntos pela estrutura cicloviária do centro da cidade.

O passeio acontece a partir das 9 h, com concentração na Praça da Sé. O percurso de 1 km seguirá até a Praça das Artes, com visitação à exposição “O Mundo Segundo Mafalda”. Não há necessidade de inscrição.

Pessoas com deficiência visual terão à disposição bikes-trenzinho conduzidas por guias e haverá também empréstimos de bicicletas, incluindo handbikes, para os que precisarem. Durante o trajeto, os participantes contarão com um audiotour sobre pontos turísticos do trajeto. Na concentração, agentes da CET darão orientação sobre questões de segurança no uso das ciclovias.

A ideia do passeio é celebrar o uso compartilhado das ciclovias para promover a ocupação dos espaços da cidade, além de conscientizar sobre a segurança necessária para a relação harmônica e saudável entre todos os usuários. São Paulo possui 214 km de ciclovias e chegará a 400 km ainda este ano.

Compartilhamento é possível e importante

Desde 16 de dezembro de 2014, um decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad autoriza a utilização de patins, patinetes, skates e cadeiras de rodas nas ciclovias, ciclofaixas e locais de tráfego, dividindo os espaços com a circulação de ciclos, incluindo bicicletas, bicicletas de carga, triciclos e quadriciclos. Veja o que pensam cadeirantes e ciclistas sobre essa convivência.

“A decisão pelo compartilhamento das ciclovias com as pessoas em cadeiras de rodas oferece uma opção segura de mobilidade urbana e amplia a inclusão de milhares de cidadãos historicamente segregados, bem como incentiva à ocupação dos espaços da cidade, incluindo parques, praças, equipamentos de cultura, saúde e lazer”, comenta a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

Quando e onde

I Passeio Inclusivo pelas Ciclovias de São Paulo
Domingo, 01/02/2015, com concentração às 9 h em frente à Catedral da Sé
Trajeto: Praça da Sé, Praça do Ouvidor, Libero Badaró, Viaduto do Chá e Praça das Artes
Encerramento: Previsão para as 10h30 na Praça das Artes, com visitação à exposição “O Mundo Segundo Mafalda”

Veja a página do evento no Facebook

Participe!

3 comentários em “Passeio Inclusivo pelas Ciclovias de São Paulo reunirá cadeirantes, ciclistas, skatistas e patinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *