Inaugurada ciclovia nas Docas, em Vitória (ES). Foto: André Sobral/Prefeitura de Vitória

Região das Docas em Vitória/ES ganha ciclovia após intervenção de ciclistas

Com 800 metros de extensão e 2,5m de largura, ciclovia foi construída graças à pressão de ciclistas sobre o poder municipal.

Inaugurada ciclovia nas Docas, em Vitória (ES). Foto: André Sobral/Prefeitura de Vitória
Inaugurada ciclovia nas Docas, em Vitória (ES). Foto: André Sobral/Prefeitura de Vitória
O prefeito de Vitória pedalou pela nova ciclovia durnte a inauguração. Foto: O Ciclista Capixaba
O prefeito de Vitória pedalou pela nova ciclovia durnte a inauguração. Foto: O Ciclista Capixaba

Foi entregue oficialmente na na terça-feira 3 de fevereiro a ciclovia das Docas, em Vitória (ES). São cerca de 800 metros acompanhando a calçada alta do porto, entre as avenidas Elias Miguel e Getúlio Vargas. O prefeito Luciano Rezende (PPS) participou da inauguração pedalando pela nova estrutura, de camiseta, bermuda e capacete (veja aqui).

Segundo a prefeitura de Vitória, a ciclovia possui 2,5 metros de largura, sinalização vertical e horizontal e vai interligar a ciclovia da Vila Rubim à calçada compartilhada do Horto Mercado, na Enseada do Suá. No local havia 110 vagas de estacionamento, que foram retiradas, transformando o espaço público antes ocioso em área útil de circulação e trazendo mais segurança aos ciclistas, que já utilizavam a via junto aos automóveis.

Dados de 2008 da prefeitura de Vitória mostram que a cidade tem uma média de 1500 viagens em bicicleta por dia, sendo a maior parte para deslocamentos casa/trabalho e vice-versa. Esses ciclistas vêm principalmente de Cariacica e Vila Velha, municípios da região metropolitana de Vitória.

A obra é uma conquista dos ciclistas capixabas. “A região é a mais perigosa da cidade para ciclistas”, afirma Rafael Darrouy, integrante do coletivo Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC).

Ciclistas utilizaram equipamentos de segurança e criaram placa "semi-oficial" indicando obras na pista. Foto: Reprodução
Ciclistas utilizaram equipamentos de segurança e criaram placa “semi-oficial” indicando obras na pista. Foto: Reprodução

Intervenção urbana

No último Dia Mundial Sem Carro, 19 de agosto, o CUC realizou uma intervenção urbana que sinalizava a construção de uma ciclovia no trecho das Docas. Utilizando uniformes de construção civil, cones e equipamentos de segurança, às 5h30 da manhã, os integrantes do coletivo instalaram rede de proteção e uma placa de sinalização da obra.

Em vídeo divulgado pelo CUC, Detinha Son explicou que a ação foi “uma provocação aos nossos governantes”. Saiba mais sobre a ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *