Carnaval de Salvador (BA). Foto: Manu Dias/Secom CC BY-SA 2.0

Foliões de Salvador terão bicicletário com 250 vagas na avenida Centenário

Estrutura funcionará 24 horas, em frente ao Shopping Barra. Também haverá uma tenda para empréstimo de bicicletas do Bike Salvador.

Carnaval de Salvador (BA). Foto: Manu Dias/Secom CC BY-SA 2.0
Carnaval de Salvador (BA). Foto: Manu Dias/Secom CC BY-SA 2.0

O carnaval de Salvador (BA) terá uma novidade que vai atrair os foliões adeptos da bike. O presidente da Empresa de Turismo da Salvador (Saltur), Isaac Edington, também coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole, que vai instalar um bicicletário com 250 vagas na avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra. A via atravessa vários bairros e é uma das mais charmosas da cidade.

O serviço vai funcionar 24 horas por dia durante o período do carnaval. Uma rota especial para as bikes será criada para facilitar a chegada e saída no circuito carnavalesco. O objetivo da ação é proporcionar mais segurança para quem se locomove de bike e ajudar a diminuir o fluxo de carros na região.

Além do estacionamento 24 horas e da rota especial, uma tenda será montada para o empréstimo de bicicletas do Bike Salvador. A estrutura é uma compensação pela desativação temporária de estações do serviço que ficam nos circuitos da festa: Piedade, Glauber Rocha, Porto da Barra e Jardim Apipema. As estações no entorno continuarão funcionando. Ainda não há local definido para a estrutura. O acesso aos empréstimos obedece o mesmo formato das estações regulares.

No Campo Grande, as crianças terão à disposição mini bicicletas para serem usadas em um circuito na Vila Infantil.

A capital baiana tem feito diversas ações em prol da mobilidade por bicicleta. As mais recentes foram a distribuição de adesivos para conscientizar motoristas a não estacionarem nas ciclovias e ciclofaixas da cidade, a liberação de bicicletas nas barcas e elevadores e o compartilhamento de bicicletas na periferia. Parte da orla da Barra foi transformada em um calçadão exclusivo para pedestres e ciclistas.

Dona do maior Carnaval do mundo segundo o Guiness Book, a cidade possui quatro circuitos: Dodô (Barra-Ondina); Osmar (Campo Grande-Avenida Sete); Batatinha (Centro Histórico) e Afródromo (bairro do Comércio), dedicado exclusivamente aos blocos afros e afoxés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *