CPTM libera bicicletas nos trens durante a semana
Trens da CPTM, na região metropolitana de São Paulo, passam a aceitar embarque de bicicletas também durante a semana, nos mesmos horários permitidos pelo Metrô.
A partir desta quarta-feira, 19 de agosto, data considerada como “Dia do Ciclista”, os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão embarcar com bicicletas também durante a semana, após as 20h30. São permitidas quatro bicicletas por viagem, embarcadas no último carro de cada trem.
Como na regra anterior, elétricas não estão contempladas (um dos itens especifica que a bicicleta não pode ter motor) e a bike tem que estar limpa (“sem barro, lama, graxa”). É permitido embarcar até 4 bicicletas por trem, sempre no último vagão. As regras completas de uso estão disponíveis aqui.
Valendo desde 2007, a regra anterior permitia o transporte de bikes nos vagões apenas aos finais de semana, das 14h do sábado até o encerramento da operação no domingo, e nos feriados durante o dia todo – horários que permanecem os mesmos.
RANKING DAS ESTAÇÕES | |
---|---|
Linha | Embarques |
9-Esmeralda | 126.340 |
10-Turquesa | 73.355 |
12-Safira | 55.708 |
8-Diamante | 40.381 |
11-Coral | 40.286 |
7-Rubi | 23.423 |
Crescimento do uso estimulou mudança
De acordo com a CPTM, a liberação de embarque durante a semana é consequência do aumento da demanda dos usuários. Em 2007 foram embarcadas 15.090 bicicletas nos finais de semana e feriados; em 2014, esse número saltou para 57.828 bikes; no primeiro semestre desse ano, já foram 31.663.
A linha com mais embarques é a 9-Esmeralda, com 126.340 registros – muitos atraídos pela ciclovia Rio Pinheiros, que fica ao lado da linha. Veja no quadro ao lado.
Hoje o sistema conta com 28 bicicletários distribuídos em estações das seis linhas, somando juntos mais de sete mil vagas, com cerca de 20 mil ciclistas cadastrados. Com exceção dos bicicletários de Mauá, administrado pela Ascobike, de Santo André, administrado pela EMTU, e de Pinheiros, administrado pela Via 4, os demais são de responsabilidade da própria CPTM. Todos são gratuitos, exceto a unidade de Mauá, que cobra mensalidade de R$ 20 dos sócios e diária de R$ 2 de eventuais usuários.
Medida beneficia a periferia
“A CPTM tem um alcance nas periferias que o metro não tem”, esclarece Alex Gomes, do grupo Bike Zona Sul. “E a questão da intermodalidade [conjugr o uso da bicicleta com outro meio de transporte] é muito mais frequente na periferia que no centro expandido”, completa.
Gomes também aponta que a liberação vai ser útil para moradores da Zona Sul que deixam de ir de bicicleta porque a Ciclovia Rio Pinheiros fecha às 18h30. O trabalhador que não consegue sair do serviço a tempo de pegar a ciclovia aberta muitas vezes deixa esse meio de transporte de lado. Veja aqui os horários e acessos da Ciclovia Rio Pinheiros.
Roberson Miguel, ciclista da Zona Norte da cidade, aponta o mesmo benefício. “Quem sai da região de interlagos e pedala até a Berrini, por exemplo, agora pode voltar com o transporte público, economizando 20 km de pedaladas. Isso vai permitir que pessoas que ainda não usavam a bicicleta devido à distância possam usá-la de manhã, voltando à noite de trem. É uma economia de uma passagem por dia, que pode fazer diferença no orçamento familiar”, explica.
É um começo. Afinal tem que se começar de algum jeito. Mas pelo menos na linha 10-Turquesa ainda não vai dar pra usar o trem de bike. Falo isso porque pego o trem lá pelas 22:00, e se estivesse de bike simplesmente não conseguiria embarcar de tão lotado que está devido à saída dos estudantes da região. A não ser que a CPTM implantasse uma operação bicicleta – assim como têm os passageiros preferenciais à tarde no horário de pico – não vejo como posso usar o serviço. Será que pressão de reclamações na ouvidoria ajuda?
0 0
Duro é saber se as bikes vão caber nos vagões, pois existem horários que são quase impossíveis de se andar pra uma pessoa, quanto mais uma bike. A CPTM precisa melhorar muito o serviço prestado, pois deixa muito a desejar.
0 0
Bem que podiam estudar a abertura também nos horários de vale durante a semana…
2 0
Muito bom saber que este tipo de serviço será aberto aos ciclistas, pois pra mim que tenho empresa de entregas sustentáveis na região do ABC, Ipiranga, Avenida Paulista, agora posso expandir meus serviços podendo voltar para o ABC de trem.
Muito show!
Pra quem precisar, serviços de entregas e retiradas de documentos de qualquer natureza e embalagens de pequeno porte ate 10 kg por todo ABC, Ipiranga e agora do Metrô Santa Cruz até Metrô Clínicas.
Acesse nosso site e conheça mais sobre nós.
Serviços de entregas sustentáveis feitas por bicicletas na busca de um mundo melhor!
0 0
Nosso site: http://www.descescada.wix.com/descescada e curta nossa página no facebook: Descescada Bike Courier Entregas Sustentáveis
Obrigado! Abraço!
0 0
Finalmente… com a crescente demanda de serviços ligada à necessidade dos ciclistas, a tendência são os serviços públicos se adequarem cada vez mais as mudanças no perfil dos usuários, consequentemente os horários de liberação ficarem mais flexíveis ainda no futuro… sensacional! Cicloabraços – Joãozinho
3 0