Após protesto e atropelamento, ciclovia recebe sinalização temporária em São Paulo
Foram precisos um protesto, uma matéria na Globo e um atropelamento para haver sinalização temporária. Demais ciclovias removidas continuam sem pintura
A prefeitura de São Paulo pintou nessa madrugada (18) uma faixa branca na Rua Vergueiro, onde há cerca de uma semana a ciclovia havia sido removida. Nos últimos dias, ocorreu um protesto pela sua remoção, uma matéria da Rede Globo questionando a falta de sinalização e, infelizmente, um atropelamento no local.
Embora ainda não tenham sido colocados os tachões e pictogramas de bicicleta, essa sinalização temporária certamente mostrará aos motoristas que quem pedala ali continua tendo direito a seu espaço de segurança na via.
Outras estruturas de proteção removidas há mais tempo e que não tiveram toda essa repercussão, como Marquês de São Vicente e Siqueira Bueno, continuam sem sinalização alguma, colocando em risco a vida de quem trafega de bicicleta em meio a motoristas vingativos, que engoliram o discurso da prefeitura de que as ciclovias “prejudicam a cidade” e agora acreditam que não temos mais direito de usar as vias onde a estrutura foi retirada.
É ótima a iniciativa de fazer uma sinalização temporária na Vergueiro. Mas parece que nos outros locais continuarão sem se importar com nossas vidas, aguardando um atropelamento ou uma matéria na Globo para tomar uma atitude.
As fotos foram enviadas pelo Alexandre Cheque. Obrigado, Alexandre!
Mega manifestação marcada para 31 de agosto
Se você se preocupa com essa situação, se tem uma pessoa querida que usa a bicicleta, se não sente segurança ao pedalar onde uma ciclovia foi removida, venha participar da manifestação que ocorrerá na última sexta-feira do mês (dia 31).
Batizada como Vai Ter Ciclovia 2.0, a Bicicletada pretende retomar as ruas em protesto como aconteceu na primeira edição, em 2015, quando milhares de pessoas foram às ruas para impedir a remoção de ciclovias.
Naquele momento a remoção era apenas uma ameaça, em decorrência de uma ação do Ministério Público Estadual de São Paulo, que determinou a paralisação das obras, a proibição de novas implantações e exigia ainda que algumas estruturas fossem desfeitas, como a própria ciclovia da Avenida Paulista, que estava em construção. A situação causou indignação não só nos ciclistas paulistanos, mas em irmãos de pedalada de mais de 45 cidades do Brasil e do mundo, que apoiaram com manifestações simultâneas. Durante a manifestação, a liminar que proibia a implantação das ciclovias foi suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), causando uma alegria indescritível em quem participava naquele momento dos protestos.
Hoje, a realidade é bem pior. Já passamos há muito da fase das ameaças e estamos vendo ciclovias sumirem todos os dias – algumas voltando, outras sendo esquecidas, outras tantas na berlinda sem sabermos se voltam ou não. A remoção de ciclovias é um fato e está acontecendo. Não podemos aceitar passivamente essa política de descaso, com preço pago em vidas – nossas vidas.
Está na hora de nos unirmos novamente, mostrando que as estruturas de proteção são importantes e necessárias, que nossas vidas e as de nossos amigos, família e amores não podem ser colocadas em jogo. Chega de omissão. Chega de dizer que podemos ser colocados em perigo de morte “temporariamente” e que temos que ter compreensão. Chega de piadas sobre orégano. Chega de brincar com coisa séria. Vamos às ruas.
Quando? 31 de agosto, sexta-feira, a partir das 18h (com saída às 20h)
Onde? Praça do Ciclista, na Paulista com a Consolação
Precisa ir de bicicleta? Claro que não! Pode ir de skate, de patinete, de monociclo, a pé. Pode chegar de ônibus ou metrô. Pode até estacionar o carro em algum lugar e seguir caminhando, todos são bem vindos.Leve sua família, chame os amigos, leve seus filhos. A manifestação é pacífica e em defesa da vida.
Marque sua presença no evento do Facebook e compartilhe!
Eu tinha reclamado aqui neste espaço da retirada da Ciclovia na Rua Silva Pinto, no Bom Retiro (SP). Como tb temos que ser sensatos e elogiar a recolocação dela. Bem melhor sinalizada, mais inteligente, agora com bolsões para carros estacionarem do lado de fora da ciclovia, realmente merece um agradecimento ao poder público que planejou esta melhoria. Vale uma reportagem e um fio de esperança.
1 0
Agora é a hora de ver se o pessoal vai se mexer para cobrar todas ou vai ser só em algumas ciclovias.Não adianta ser cidadão só quando convêm.
3 0
Muito bom! Precisamos cobrar a volta das outras e a retomada da expansão da malha cicloviaria
3 0