Estrada de Manutenção em 22/12/2020, interrompida por desmoronamento. Foto que vem circulando em redes sociais e aplicativos de mensagem (autoria desconhecida).

Deslizamento na Estrada de Manutenção interrompe Rota Marcia Prado (veja fotos)

Trajeto era o único caminho pelo qual ciclistas conseguiam chegar ao litoral paulista

Um deslizamento destruiu parte da Estrada de Manutenção na manhã de ontem, 22 de dezembro. O trajeto era o único caminho pelo qual ciclistas conseguiam chegar ao litoral paulista. Não há previsão de liberação.

Não existe qualquer outro caminho que possa ser usado para se deslocar de bicicleta entre as cidades do Planalto Paulista e as do Litoral. Nosso direito de circulação está impedido – não só pelo comprometimento dessa estrutura viária, mas também pela falta de comprometimento do Governo do Estado, do governador João Doria (PSDB), de seus secretários e representantes.

Atualizado em 10/01/2012: A estrada começou a ser recuperada. Veja imagens da obra em andamento e saiba a localização exata do trecho onde a pista foi destruída, clicando aqui.

Não há interesse dessa gestão no cicloturismo e no deslocamento de ciclistas em suas rodovias. Prova disso é a situação do Plano Cicloviário Estadual, que deveria tornar as estradas seguras para essa utilização, mas está engavetado desde sua regulamentação, dois anos atrás.

Em um país que levasse o deslocamento de bicicleta a sério e entendesse não só o direito de circulação quanto a importância do cicloturismo, haveria uma operação especial para escoltar ciclistas pela Rodovia dos Imigrantes enquanto a Manutenção não fosse liberada, além de sinalização indicando sua presença. Mas se antes já era difícil conseguir chegar na Manutenção sem ser barrado, agora ficamos completamente sem opção.

Fotos

As fotos abaixo vêm circulando em redes sociais e aplicativos de mensagem. Não conseguimos identificar a autoria. Se souber quem é o autor, por favor nos avise nos comentários.

7 comentários em “Deslizamento na Estrada de Manutenção interrompe Rota Marcia Prado (veja fotos)

  1. Olá a todos! Tenho grande interesse em fazer essa descida pra comemorar o conserto da minha bicicleta. Peço aos amigos mais experientes que continuem postando informações atualizadas para que possa realizar este sonho o mais rápido possível. Gratidão!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. 0i no ultimo dia 10/01/2021 eu com um grupo de amigos ciclista descemos a estrada da manutencao com esperanca de pegar algum desvio no local do desmoronamento e chegar ate santos .para nossa surpresa alguns amigos foram barrados na frente pela policia ambiental e foram notificados por cometerem crime ambiental ao nos avisarem retornamos e descidimos subir pedalando mais foi uma frustracao
    muito grande por nos impedir do direito de ir e vir e pior ser acusado de crime ambiental

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Na verdade esta gestão não liga e nem esta aí para nós ciclistas ,varias ciclovias estão deterioradas ,sem pintura,buracos,irregularidades,mal sinalizadas,.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Bom dia
    Estamos executando um trabalho científico com o professor Rafael Lucas na Escola Maria Helena Caetano Duarte no Bairro Cota 200 na Anchieta. Acreditamos que fica uns 1500 metros deste ponto. As pesquisadoras Thalita e Ester fazem monitoramento de chuvas com Pluviômetros construídos com garrafas PET com orientação do pesquisador Rafael. Elas mediram 140mm de chuva que ocorreu durante a madrugada e manhã do dia 22.
    Gostaríamos de pedir informações sobre o autor das fotos para poder publicar no facebook do projeto e confirmar a localização do deslizamento.
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho
    Marcio Andrade

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Oi Marcio, tudo bem? Parabéns pelo trabalho! Infelizmente não conseguimos identificar o autor das fotos. Comenta-se que seria um funcionário da Ecovias, que as compartilhou informalmente.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *