bicicletas furtadas

Na van, 13 bicicletas; no galpão, outras 62. Mas ainda haveria outras 45, que podem estar circulando ilegalmente no mercado. Foto: PMESP

Polícia recupera 75 bicicletas furtadas em São Paulo

Bicicletas furtadas descobertas em uma van levaram policiais a encontrar outras 62 em um galpão – que também guardava 200 mil tapetes

Na noite do último dia 22, uma equipe da Polícia Militar desencadeou uma operação que resultou na recuperação de 75 bicicletas furtadas. A ação teve início quando policiais suspeitaram do comportamento do motorista de uma van, que transitava na região do Jardim São Luiz, zona sul da capital paulista.

Durante a abordagem, os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano realizaram uma vistoria no veículo, que revelou 13 bicicletas no compartimento de carga. Questionado sobre sua procedência, o condutor admitiu que eram produto de furto e estavam sendo transportadas para um receptador. Além disso, indicou a localização de um galpão onde se encontravam mais bicicletas.

Saiba como trancar sua bicicleta de forma segura

bicicletas furtadas
As 13 bicicletas dentro da van, ponto de partida para encontrar outras 62. Foto: PMESP

Galpão com 62 bicicletas furtadas e “200 mil tapetes”

Seguindo informações fornecidas pelo motorista da van, os policiais conduziram novas diligências que os levaram ao galpão indicado. Lá encontraram mais 62 bicicletas, todas provenientes de um furto ocorrido dois dias antes, no domingo 20 de agosto.

Por meio de sistemas inteligentes, os policiais conseguiram rastrear o proprietário das bicicletas. As bikes eram novas e foram identificadas como pertencentes a um único proprietário, que seria portanto um lojista ou distribuidor. O receptador foi preso e as bicicletas foram devolvidas ao legítimo dono.

De acordo com reportagem veiculada pelo programa Balanço Geral, da Record TV, o galpão ficaria no município de Itapecerica da Serra, que faz divisa com a zona sul de São Paulo. Além das bicicletas, teriam sido encontrados 200 mil tapetes no local.

bicicletas furtadas
Além das bicicletas, galpão armazenava outros produtos e materiais. Foto: PMESP

Polícia ainda busca o restante das bicicletas

No entanto, vale ressaltar que apesar do sucesso da operação nem todas as bicicletas foram recuperadas. Das cerca de 120 bicicletas furtadas, as autoridades conseguiram localizar e restituir um total de 75 unidades. Isso indica que as bicicletas restantes podem estar sendo comercializadas de forma ilegal, seja em lojas, sites ou mesmo por pessoas físicas na internet.

Portanto, muita atenção com a procedência de bicicletas e peças, principalmente na internet. A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da população e solicita que qualquer informação seja imediatamente comunicada através do número de emergência 190.

Ações como essa são muito importantes para reduzir furtos e roubos de bicicleta, principalmente por ter resultado na prisão de um receptador. Mas a atenção e o cuidado dos consumidores também é essencial para reduzir a demanda por bicicletas e componentes com origem ilícita. Pense sempre que um produto roubado pode ter custado até mesmo a vida de alguém.

bicicletas furtadas
Parte das bicicletas furtadas ainda não foi encontrada. Foto: PMESP

Anote agora o número do quadro da sua bicicleta

A maioria das boas bicicletas tem um número de série no quadro, como se fosse um número de chassi. Vale a pena anotar esse número e fazê-lo constar do boletim de ocorrência.

Esse número do quadro costuma ser gravado em baixo relevo embaixo do movimento central (o eixo dos pedais). Vire sua bicicleta ao contrário e descubra. Para copiar, coloque um papel em cima e esfregue levemente a ponta de um lápis.

Desde 2016, o número de identificação da bicicleta roubada ou furtada é registrado no sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP). Dessa forma, os policiais conseguem identificar bicicletas apreendidas e buscar seus donos originais.

Quando for comprar uma bicicleta usada no estado de São Paulo, consulte aqui o número do quadro. Esse cadastro tem alta confiabilidade, pois é alimentado apenas com registros oficiais de roubo e furto – ao contrário de cadastros privados, que não têm como garantir que os dados não foram forjados por algum utilizador.

Locais onde pode estar o número de série no quadro da sua bicicleta: 1) embaixo do movimento central; 2) na base do tubo inferior (down tube); 3) no seat stay ou no chain stay, próximo ao eixo traseiro; 4) na base do tubo do selim (seat tube); 5) no tubo da caixa de direção (head tube)

Com informações da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *