manutenção e pintura de ciclovia

Prefeitura anunciou investimento de R$ 64 milhões para recuperar estruturas que precisam de manutenção na capital paulista. Imagem: Secom/PMSP/Reprodução

Manutenção de ciclovias começa essa semana em São Paulo

Veja quais estruturas serão atendidas, como solicitar manutenção de ciclovias e por que o programa recebeu o nome de “permanente”

Quem pedala na capital paulista conhece bem a situação em que se encontram as ciclovias e ciclofaixas da cidade. Os problemas existentes, que vão de buracos até trechos que simplesmente sumiram, podem causar quedas, conflitos com motoristas e pedestres e até atropelamentos. Por isso, cidadãos e imprensa vêm cobrando há tempos a Prefeitura de São Paulo para que corrija essas situações com a máxima urgência.

Atendendo finalmente a esses pedidos, a administração municipal anunciou na última sexta-feira, 22 de Setembro (Dia Mundial Sem Carro), o Programa de Manutenção Permanente da Malha Cicloviária. Segundo a administração municipal, o objetivo é “prolongar a vida útil das estruturas já implantadas, garantindo a regularidade das características técnicas, estruturais e de sinalização, assegurando conforto e segurança para quem pedala”.

A coletiva de imprensa teve a presença do Prefeito Ricardo Nunes (MDB), do Secretário de Mobilidade e Trânsito Celso Gonçalves Barbosa, do Presidente da CET Hemilton Inouye e outros integrantes da administração municipal. O Vá de Bike esteve presente, fazendo questionamentos importantes sobre a manutenção de ciclovias na cidade.

coletiva plano de manutenção de ciclovias
Prefeito Ricardo Nunes, o Secretário de Mobilidade e Trânsito Celso Gonçalves Barbosa e o Presidente da CET, Hemilton Inouye. Foto: Willian Cruz/VdB

Manutenção permanente

O programa foi chamado de “permanente” por eliminar a necessidade de licitações individuais para cada trecho que precise ser reformado nas ciclovias. Em vez disso, a prefeitura estabeleceu contrato com uma empresa que será responsável por atender às demandas de manutenção conforme surgirem. “O pessoal que usa a bicicleta na cidade precisava de uma atenção maior. Eu recebo bastante reclamação, bastante reivindicação pedindo um olhar pra isso, e aí a ideia de fazer essa licitação pra deixar pronto”, declarou o Prefeito.

Para financiar essa iniciativa, foram alocados R$ 64 milhões, com preços pré-estabelecidos para cada tipo de intervenção. Esse valor será usado ao longo de dois anos e, de acordo com o Prefeito, seria suficiente para reformar toda a malha existente caso isso se torne necessário.

“Se tiver uma ciclovia que hoje esteja boa mas daqui um tempo ela esteja ruim, a gente aciona esse contrato e vai poder rapidamente fazer a revitalização. Então talvez a gente não use os 64 milhões, mas imagine que todas as ciclovias fiquem ruins: a gente vai poder arrumar 100% das ciclovias existentes. E aí tem as novas, que evidentemente estarão na garantia”, esclareceu Ricardo Nunes.

As 3 primeiras ciclovias a receber manutenção

Durante o anúncio, foi revelado o cronograma inicial das manutenções de ciclovias e ciclofaixas. As primeiras obras serão realizadas na Avenida Jair Ribeiro da Silva, em Interlagos. No segundo mês, a prefeitura planeja atender as ruas França Pinto e Visconde de Taunay. Todas essas estruturas ficam na Zona Sul da cidade.

“O contrato foi assinado, então a partir da próxima semana já devem iniciar as ordens de serviço”, afirmou o Secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade, Celso Gonçalves Barbosa, na sexta-feira 22.

Prefeitura divulgou as estruturas que serão atendidas nos primeiros seis meses do programa. Imagem: CET/SMT/Reprodução

Mas e as outras ciclovias?

Quem pedala pela cidade certamente percebeu a ausência nessa lista de muitas estruturas que claramente também precisam de atenção. E embora esse cronograma represente apenas os primeiros seis meses do programa, apenas uma parte da rede cicloviária deve receber manutenção.

Isso porque, durante o evento, Prefeito e Secretário reforçaram diversas vezes que 81% da malha cicloviária estaria em boas condições. Para embasar essa afirmação, usaram como argumento a Auditoria Cidadã da Ciclocidade. Também explicaram que os locais para reforma foram identificados e priorizados através dessa Auditoria, além de solicitações pelo serviço 156 e reuniões da Câmara Temática da Bicicleta.

O relatório da Ciclocidade é resultado de uma pesquisa de campo realizada em toda a malha da capital, um trabalho muito importante e que trouxe dados essenciais. No entanto, suas informações foram apuradas há mais de um ano. Desde então, a situação das estruturas já degradou bastante.

Assim, muitas estruturas em más condições podem ficar “invisíveis” aos critérios da prefeitura, por terem deteriorado no último ano. Também ficou a impressão de as manutenções seriam feitas apenas onde são necessárias de ponta a ponta, de forma que problemas pontuais em estruturas razoavelmente boas podem não ser resolvidos.

Por isso, é importante que os cidadãos solicitem manutenção em estruturas e trechos que também precisem de reforma.

manutenção de ciclovias: pintura e sinalização sumindo, buracos e degraus no pavimento
Pintura e sinalização de ciclofaixas desapareceu em muitos trechos, expondo o ciclista a risco no viário, como nesse trecho da R. Tutóia (esq.). Buracos e degraus no pavimento também são comuns, como nesse exemplo da R. Piauí. Fotos: Thomas Wang/VdB, Willian Cruz/VdB

Como solicitar manutenção em uma ciclovia

Pedidos de manutenção podem – e devem! – ser feitos através do telefone 156 e do Portal de Atendimento SP 156.

Links diretos para fazer a solicitação, de acordo com o tipo:

Participe e ajude a manter nossas estruturas bem sinalizadas e seguras!

Esperamos que a gestão Ricardo Nunes comece agora a atender realmente as solicitações dos cidadãos através desse sistema, pois em muitos casos elas eram ignoradas. Muitos usuários receberam como resposta nos últimos meses a informação de que uma futura manutenção de ciclovias resolveria todos os problemas, mas que ainda estava em licitação. E com isso o chamado era encerrado.

Nossa expectativa é a de que os pedidos para reparos e intervenções passem a ser recebidos com a mesma seriedade das solicitações de tapa-buraco no espaço reservado aos carros. E atendidos com a rapidez exigida por essas situações, que muitas vezes colocam em risco a integridade física e até mesmo a vida do cidadão que se desloca em bicicleta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *