equipe brasileira de paraciclismo no parapan de santiago 2023

Seleção Brasileira de Paraciclismo, representando nosso país no Parapan de Santiago. Foto: CBC/Divulgação

Ciclismo Adaptado: Brasil em busca do Ouro no Parapan de Santiago

Conheça os atletas que representarão o Brasil no Paraciclismo. Provas de estrada acontecem nos dias 19 e 26 de novembro; disputas de pista serão nos dias 23 e 24

A Seleção Brasileira de Paraciclismo está pronta para brilhar nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que começam hoje (17) em Santiago, no Chile. Composta por 14 atletas de diferentes classes, a equipe chega determinada a representar o país e contribuir para a conquista de medalhas.

O chefe de equipe, Edilson Rocha “Tubiba”, expressou otimismo quanto ao desempenho do time brasileiro: “Estamos muito motivados e preparados para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos. Nossos atletas vêm se dedicando intensamente aos treinamentos, o grupo vêm mostrando evolução, está bastante unido e acreditamos que podemos alcançar conquistas significativas”.

As competições de Estrada serão disputadas nos dias 19 (contrarrelógio) e 26 (resistência), enquanto as provas por medalha na Pista acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro. Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago seguem até 27 de novembro.

Os paraciclistas que representam o Brasil

A presença de Lauro Chaman, medalhista paralímpico nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, adiciona experiência e inspiração para os demais atletas da seleção. Sua trajetória vitoriosa é um exemplo de superação e dedicação, sendo um elemento-chave na busca por bons resultados em Santiago.

“Estou honrado em representar o Brasil mais uma vez nos Jogos Parapan-Americanos. Treinamos arduamente e estamos prontos para dar o nosso melhor e brigarmos por medalhas para o nosso país. Tenho confiança no trabalho que estamos fazendo com a comissão técnica e sei que juntos podemos alcançar grandes resultados”, garante Lauro.

Lauro Chaman atleta paraciclismo
Lauro Chaman nasceu com o pé esquerdo virado para trás. Uma cirurgia corrigiu
o problema, mas acarretou a perda do movimento do tornozelo. Por conta
disso, teve atrofia na panturrilha. Campeão mundial e medalhista paralímpico, compete na categoria C5. Foto: @laurochaman/Divulgação

Sabrina Custódia, atleta que demonstrou notável evolução nos últimos desafios internacionais, se destaca pela habilidade e determinação, contribuindo para a solidez do grupo. Jady Malavazzi, com um histórico repleto de conquistas em copas do mundo e mundiais, é mais uma grande esperança da equipe, representando o Brasil com garra e determinação.

Sabrina Custodia, atleta brasileira no paraciclismo
Campeã Brasileira de Estrada, Bi-campeã Brasileira de Pista e Vice-campeã Mundial de Pista, Sabrina Custodia é uma das grandes promessas de medalha para o Brasil. Foto: @sabrina.custodia_/Divulgação

Outro exemplo de superação e conquistas vem de Bianca Garcia, deficiente visual que pedala em uma tandem (bicicleta de dois lugares). Bianca é Campeã Brasileira de Contrarrelógio Individual e também de Resistência, além de Campeã Panamericana de Contrarrelógio Individual. Ela pedala acompanhada de Nicole Borges, que pilota a bike e compartilha de suas conquistas.

Bianca Garcia e Nicolle Borges paraciclismo tandem
Bianca Garcia (esq) e Nicolle Borges, que pedalam juntas na tandem em provas de paraciclismo. Foto: @biancagarciatleta/Divulgação

A Seleção Brasileira de Paraciclismo conta ainda com outros nomes de peso, que formam uma equipe coesa e competitiva. Amanda Antunes, Josiane Nowacki, Mariana Garcia e Victória Barbosa também compõem a equipe feminina. Enquanto Adriano Matunaga, André Grizante, Carlos Soares, Ronan Fonseca, Ulisses Freitas e Victor Herling reforçam o time masculino.

Delegação Brasileira Histórica

O Brasil será representado por uma delegação recorde de 190 homens e 133 mulheres nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, consolidando-se como a maior equipe na história do país nesses eventos. Há quatro anos, o Brasil fechou a competição com 308 medalhas: 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Até então, nenhum país havia alcançado tantas vitórias em uma única edição.

“O Brasil é uma potência esportiva no paradesporto e nós vamos com a maior delegação da história para o Chile. São mais de 300 atletas, 87% deles beneficiados pelo Bolsa Atleta”, destaca o ministro do Esporte, André Fufuca. “Com esse incentivo e o trabalho que temos feito junto ao CPB, tenho certeza que mais uma vez vamos bater recordes de medalhas e trazer o primeiro lugar geral das Américas”, completa.

Três modalidades terão mais mulheres do que homens na disputa: badminton, com 54,8% do total (17 a 14); taekwondo, com 55% (11 a 9); e ciclismo, com 53,3% (8 a 7). A delegação brasileira no Parapan conta com atletas de 24 das 27 Unidades da Federação, demonstrando a representatividade nacional. São Paulo teve 86 representantes selecionados, seguido por Rio de Janeiro (35), Minas Gerais (25), Paraná (24), Pernambuco (16) e Distrito Federal (15). Mato Grosso, Tocantins e Alagoas são os únicos estados sem representação no Chile.

A expectativa é alta para a participação do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, com uma delegação diversificada e motivada a deixar sua marca no cenário esportivo internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *