Ponte da Vila Maria, em São Paulo, ganha ciclovia – e outras duas travessias estão em obras na região
Estrutura construída no canteiro central traz mais segurança aos ciclistas, especialmente moradores dos bairros Vila Maria, Vila Maria Alta e Parque Novo Mundo.
A prefeitura de São Paulo continua a expansão cicloviária em pontes, iniciada em 2014. Em fevereiro foi entregue a infraestrutura da ponte Presidente Jânio Quadros, que liga a Vila Maria (zona norte) ao Belenzinho (zona leste). Outras duas pontes estão em obras: Vila Guilherme e Cruzeiro do Sul, ambas ligando a zona norte ao centro.
A construção é elevada, foi realizada no centro do viário com separação física por grades e é bidirecional. A infraestrutura possui 600 metros de comprimento e dá continuidade à ciclovia da avenida Guilherme Cotching. O término da ciclovia é na rua Juvenal Gomes Coimbra, onde o ciclista deve continuar seu trajeto pelo viário.
A ciclovia é uma conquista importante, pois dá mais segurança para quem usa a bicicleta em seus deslocamentos diários, especialmente aos moradores dos bairros Vila Maria, Vila Maria Alta e Parque Novo Mundo.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acerta ao construir uma infraestrutura no canteiro central em via elevada, sem que o ciclista tenha que se preocupar em atravessar as perigosas alças de acesso da Marginal Tietê. O piso é de boa qualidade e a ciclovia está bem sinalizada. Por outro lado, em alguns trechos faltam grades de segurança.
A região da Vila Maria tem recebido especial atenção da prefeitura. Em janeiro desse ano, o Vá de Bike mostrou que a rua Curuçá ganhou uma ciclovia de 850 metros entre a avenida Guilherme Cotching e a rua Galileu Gaia, no Parque Novo Mundo. Segundo a CET, futuramente a infraestrutura será ampliada no outro sentido até a rua Newton Braga.
Se a região receber uma ciclovia ao longo da avenida Nadir Dias Figueiredo desde o Parque do Trote, os moradores, trabalhadores e estudantes que trafegam pela região estarão bem servidos. Fica a dica, CET! 😉
Vila Guilherme
A ponte Flávio Cavalcanti, na Vila Guilherme, segue em obras, como já mostrado pelo Vá de Bike. De dezembro até o final de fevereiro foram feitas intervenções na pista, com o problema dos bueiros em desnível resolvidos. Além disso, grades estão sendo instaladas nas laterais.
A ciclovia de cerca de 1 km é elevada, não possui intersecções e está sendo construída no canteiro central, de forma semelhante à da Vila Maria. O início é na praça Stelio Machado Loureiro, onde está a paróquia São Sebastião, segue pela rua dos Machados (continuação da avenida Joaquina Ramalho) e atravessa a ponte até o cruzamento com as avenidas Pedroso da Silveira e Bom Jardim, na região Pari/Brás, que já possuem ciclovias instaladas.
A entrega da ciclovia nessa ponte terá um significado especial, pois vai permitir ao ciclista da região se conectar às outras ciclovias da cidade, podendo pedalar com tranquilidade e segurança até à Saúde ou ao Parque do Ibirapuera, por exemplo.
Em breve devem ser realizadas pintura de solo, sinalização vertical (placas) e sinalização de solo nos cruzamentos e nas extremidades. Há também a necessidade de redução de velocidade na via, seguindo os novos parâmetros da prefeitura de São Paulo para essas implantações.
Obs.: nossa avaliação foi feita no final de fevereiro, é possível que as obras já tenham evoluído.
Cruzeiro do Sul
A ponte Cruzeiro do Sul, que liga Santana (zona norte) ao centro, ganhará uma ciclovia no canteiro central em breve. Em dezembro o Vá de Bike já havia trazido a informação em primeira mão.
A reportagem visitou o local no fim de fevereiro e a construção seguia em ritmo acelerado. As grades que existiam no canteiro central do lado norte da via foram retiradas e o pavimento já está quase todo feito.
Quando pronta, a ciclovia irá se conectar com a infraestrutura de 700 metros já existente na via e entregue em julho de 2014. Há ainda a promessa da CET de prolongar o ramal até a estação Santana do metrô.
Até pouco tempo atrás, o canteiro central da via entre o Terminal Rodoviário do Tietê e a estação Santana era usado para estacionamento de veículos em um trecho e em outro estava fechado por grades, inutilizando uma área de mais de 10 mil m². A revitalização do espaço é resultado da luta dos moradores da região e foi batizado de Corredor Verde.
Seguindo do início da avenida, em Santana, até seu término, já na região central, a ciclovia permitirá o acesso seguro de ciclistas e pedestres ao centro e a outras áreas da cidade, através da rede já implantada.
As pontes que receberão ciclovias
Primeira Etapa (em andamento)
A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte:
- [Pronta - veja aqui] Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias
- [Pronta - veja aqui] Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
- Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
- Ponte Vitorino Goulart da Silva - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos
Segunda Etapa (em andamento)
Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte:
- Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
- [Pronta - veja aqui] Ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
- [Pronta - veja aqui] Ponte Cruzeiro do Sul - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
- [Pronta - veja aqui] Ponte das Bandeiras - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana
- [Pronta - veja aqui] Ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Centro
- Ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
- [Pronta] Ponte Remédios - Carmen Fernandes Neves - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
- Ponte Jurubatuba - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central
Próximas pontes (em estudo)
Além destas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:
- Ponte Imigrante Nordestino - Sobre o Rio Tietê
- Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) – Sobre o Rio Tietê
- Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal (Anhanguera) – Sobre Rio Tietê
- Ponte Engenheiro Ary Torres – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Caio Pompeu de Toledo (Morumbi) – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte João Dias – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Transamérica – Sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Freguesia do Ó - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Centro
- Ponte do Piqueri - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
- Ponte Hirant Sanazar (Jaguaré) –Sobre oRio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional entre as pontes
- Ponte Cidade Universitária - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
- Ponte Eusébio Matoso - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
- Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
- [Pronta] Ponte Laguna - Em construção sobre o Rio Pinheiros
- Ponte Santo Dias da Silva (Socorro) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.
A ciclovia sobre a ponte dos remédios também está em obras
1 0
Tá faltando uma ponte no final da ciclovia da Eliseu de Almeida, muitos ciclistas passando por lá e nenhuma passagem adequada.
3 0
Nada de obras de ciclovia e corredor de ônibus na ponte Julio de Mesquita Neto.
Tem ciclovia nova surgindo na Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, Jd. Santo Elias, zona norte de SP.
0 0
Espero que a ciclovia da ponte da Vila Maria também se conecte na do Canindé (que já está ligada centro). Também espero que sejam feitas ciclovias no bairro do Brás ligando o pedaço que foi feito na Rangel Pestana com a rede de ciclovias, pois esta (ciclovia da Rangel)do jeito que está são 500 metros de ciclovia ligando nada a lugar nenhum. E por fim espero que todas essas conexões entre Vila Guilherme, Vila Maria, Pari, Canindé, Bom Retiro, Brás e centro também contemplem o bairro do Belém até o Tatuapé ligando as ciclovias já existentes no bairro fazendo com que as Zonas norte e leste se conectem ao centro e a rede de ciclovias que já proporciona que se chegue também em bairros das zonas oeste e sul.
2 0
Fabio, a ciclovia na ponte da Vila Guilherme conectar com a ciclovia do Pari. A da Vila Maria sai na região do Belenzinho. ABs
0 0
Sim Enzo, disso nós sabemos.
O que comentei é que seria ideal também uma ligação entre a ponte da vila Maria e a ciclovia já existente no Pari (é super perto), essa ligação facilitaria todas as outras que já comentei.
Vamos aguardar.
Obrigado pela resposta!
Abraço!
0 0
Haverá a ligação sim….Eles não chegaram nem a 200km de ciclovias do total de 400 km do projeto….tem muito o que fazer…
Comentário bem votado! 6 0
Quem dera que a minha cidade, volta redonda, realizasse estes projetos também também. Parabéns são Paulo mais uma vez na vanguarda.
2 0
No inicio de Fevereiro estive nas pontes da V.Guilherme e Cruzeiro do sul para ver como estava as obras. A da cruzeiro do sul, já é possivel pedalar desde o cruzamento com a Av. do Estado até o trecho de 700 metros já pronto. Só falta mesmo a sinalização e as grades.
Na V.Guilherme a mesma coisa….
Outra avenida que vi instalarem ciclovia é a Av.Atlantica entre a ciclovia da Guarapiranga e a da Capela do Socorro. A ciclovia está sendo implantada no canteiro central e já há trechos prontos e com sinalização…
Comentário bem votado! 6 0
As obras da ponte Julio de Mesquita Neto, que começaram ano passado, estão paralizadas desde janeiro deste ano. Não tem uma alma viva trabalhando lá.
0 0