Ciclofaixa – opção boa e barata
Em João Pessoa, na Paraíba, a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans – pelo que entendi, é a CET de lá) está implementando uma ciclofaixa em uma das avenidas da cidade.
|
A criação dessa ciclofaixa, aliada às declarações da superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, mostra uma postura bastante esclarecida e alinhada às tendências de grandes cidades de todo o mundo no que diz respeito ao uso da bicicleta. O projeto tem por objetivo implementar 111km de ciclovias e ciclofaixas, em sete rotas.
A receita da ciclofaixa da STTrans é simples: uma faixa pintada no chão, com taxões refletivos (chamados por alguns de “tartarugas”) e placas de sinalização. Ao contrário da ciclovia, que geralmente tira espaço dos pedestres, uma ciclofaixa ocupa um espaço da pista destinada aos veículos, tirando um pouco do enorme espaço destinado aos carros nas cidades modernas para cedê-lo às bicicletas.
João Pessoa só precisa se precaver para que as ciclofaixas e ciclovias não confinem os ciclistas exclusivamente a esses espaços, causando segregação e dando-lhes a impressão de “invasores” ao circular por outras avenidas e ruas de menor fluxo.
Bem que o Alexandre de Moraes, nosso presidente da CET e Secretário Municipal de Transportes (entre outras atribuições), poderia aprender um pouco com a Laura Gualberto…
Acesse e colabore consoco:
ROTAM fez treinamento de moto na trilha do Paraíso
http://massacriticapb.blogspot.com.br/2012/04/rotam-no-paraiso.html
http://massacriticapb.blogspot.com.br/2012/04/manifesto.html
0 0
Rogério, o primeiro passo para resolver um problema é perceber que ele existe. Parabéns, você deu o primeiro passo.
0 0
Eu tenho uma bicicleta, não tenho preguiça de andar, a uso quase que diariamente e adoraria se na minha cidade houvesse ciclofaixas como esta.
0 0
Parabéns à Laura Farias Gualberto, pela iniciativa.
0 0
> Eu tenho uma blicicleta, mas tenho preguiça de andar.
0 0