Shimano quer popularizar (ainda mais) a bicicleta

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

A fabricante de peças Shimano quer tornar o uso da bicicleta mais popular, conquistando pessoas que hoje não a utilizam. O interesse não é exatamente o uso como meio de transporte, pelo que entendi estão investindo no uso como opção de lazer mesmo, aquela pedalada descompromissada no final de semana. De qualquer forma, essas pequenas mudanças também representam vantagens no uso como transporte.

Numa pesquisa que fizeram nos Estados Unidos, a conclusão foi que as pessoas acham a bicicleta meio complicada, com tantas marchas e a necessidade de manutenção periódica (afinal, que criatura normal vai querer aprender a regular um freio ou limpar e lubrificar uma corrente). Segundo o site BikePortland, a pesquisa concluiu que para essas pessoas as bicicletas deveriam ser baratas, terem manutenção zero e serem práticas para pedalar em roupas “normais”.

Com isso em mente, a empresa colocará em prática agora em março a iniciativa Shimano Coasting, incluindo ações de marketing de divulgação em 15 cidades a partir do próximo mês. O site Shimano Coasting mostra modelos de bicicletas dos tradicionais fabricantes Trek, Giant e Raleigh. Além do câmbio automático, da baixa manutenção e da corrente protegida para não sujar a roupa, as bicicletas têm um desenho que favorece uma postura mais “alta” e confortável, e vêm com freios “coaster” – que eu não sei o que são, mas estou suponho pelas fotos que sejam freios contra-pedal, daqueles que você pedala para trás para frear.

Parece meio distante da nossa realidade, porque por aqui o iniciante que passeia no parque não liga muito se os freios estão bons e muitas vezes nem troca de marcha. Mesmo assim, é um avanço: para essas pessoas que não querem nem saber como se troca de marcha, um câmbio automático cai do céu. E o freio contra-pedal não precisa ser regulado e tem manutenção baixíssima. Vamos ver no que vai dar…

Dica do colega Mario Cardoso

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Shimano quer popularizar (ainda mais) a bicicleta

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>