Árvore de Natal na Praça do Ciclista

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Árvore de Natal na Praça do Ciclista
Árvore de Natal na Praça do Ciclista. Repare no painel solar, no topo da árvore.

A Praça do Ciclista está com uma árvore de natal que remete a hábitos sustentáveis. Mais do que apropriado, embora a intenção da empresa que a instalou não fosse associá-la ao uso da bicicleta como meio de transporte.

O projeto da árvore é do artista plástico Eduardo Srur. Ela é produzida com “materiais reciclados e recicláveis” (PET reciclado de garrafas de refrigerantes e alumínio de latinhas) e a iluminação noturna, à base de LEDs é feita a partir de energia solar, captada ao longo do dia por um painel em cima da árvore. Segundo a empresa que patrocinou a instalação, “todo o material das árvores será retirado, reprocessado e enviado para reaproveitamento por ONGs”.

A árvore não fica na parte da praça em que costumamos nos reunir. Fica onde antes estava a base móvel (trailer) da Polícia Militar, que foi reposicionado para a esquina da Paulista com a Consolação (em frente à árvore). Aliás, ali do lado da árvore havia paraciclos (estruturas para estacionar e prender a bicicleta). No dia em que tirei essa foto, não estavam mais lá. Que fim levaram?

O curioso é que até o press-release (texto de divulgação enviado à mídia) do projeto das árvores cita o local onde a árvore está como “cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação”. Cruzamento de uma com a outra é onde está agora a Base Móvel. Ali é a Praça do Ciclista, conforme a Lei Municipal 14.530, de 17 de outubro de 2007. Talvez se a prefeitura atendesse a alguma das inúmeras solicitações ao SAC e colocasse a placa na praça, essa confusão não acontecesse.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>