O desrespeito vai além dos ônibus

O ônibus que terminou com a vida da Márcia Prado levantou a polêmica sobre o desrespeito dos motoristas de ônibus. Todo ciclista tem uma história para contar sobre espremidas de ônibus (às vezes, uma história por semana). Eu mesmo havia levado uma bela espremida de um ônibus articulado um dia antes do assassinato da Márcia, mas eu previ o que o animal no volante iria fazer e parei a bicicleta, com o pé já na calçada, inclinando o corpo e a bike para fora da rua. Isso é comum – e precisa mudar.

Mas nem só de ônibus sofre o ciclista na cidade de São Paulo. Eu poderia contar várias histórias (como a da uma senhora chique numa SUV ontem que entrou junto comigo numa rotatória, me empurrando para fora, e se justificou dizendo que não me viu), mas vou dar a palavra a alguém que não está mais aqui, porém escreveu bastante na lista da Bicicletada antes de partir. Com a palavra, Márcia Regina de Andrade Prado:

De: Márcia
Enviada em: quarta-feira, 29 de outubro de 2008 16:40
Para: bicicletada-sp
Assunto: [bicicletada-SP] pérolas do dia…

1- na Paulista, uma mulher furiosa pq eu estava ocupando a ciclofaixa ficou buzinando atrás de mim. Quando o farol fechou, fui falar com ela, que só sabia repetir:
– Saia da rua! Vc não paga IPVA! Saia da rua! Vc não paga IPVA!
Eu tentando explicar, e ela com o mesmo mantra…
E eu nem sabia q IPVA significava Imposto de Propriedade Viária para Anencéfalos!

2- descendo a Henrique Schaumann, um carro da auto escola Pamplona passa tirando tinta. E para no farol, lógico. Paro ao lado do instrutor (sim, havia um aluno dirigindo…) e digo:
– Que bonito, hein? O cara fazendo aula e vc nem para dizer que tem que manter 1,5m de distância da bicicleta?
Claro que o instrutor ficou uma fera, me mandou “mandar fazer ciclovia” se queria andar de bike na rua, quem eu pensava que era pra falar como ele deveria fazer o trabalho…
O pior é que, já na Brasil, o mesmo carro passa e vem pra cima de mim novamente. Novamente para no farol, novamente discutimos.
Termino dizendo que é muito feio ele ensinar um aluno a dar fechada em bicicletas.
Não sei se vai dar tempo hoje, mas pretendo passar nessa grande empresa pra pedir que ensinem o código de trânsito para os condutores…

Tem dias que dá vontade de sair com um tanque de guerra de casa…

Abs,
Márcia

Márcia, em desabafo na lista da Bicicletada
 

Dois comentários.

Primeiro, IPVA é um imposto para você TER um veículo, não é imposto sobre uso da rua. Se o fosse, seria cobrado também de quem a atravessasse a pé. Ou, para ser mais realista, seria cobrado proporcionalmente em relação ao uso. Seria um pedágio.

Segundo, que mundo é esse, onde um instrutor de auto-escola ensina o aluno a colocar a vida de outras pessoas em risco? Que BOSTA de auto-escola é essa, onde colocam um mentecapto desses para ensinar outros a serem carniceiros como ele?

Se você ficou com vontade de reclamar com esse Centro de Formação de Carniceiros, não passe vontade não, ligue lá: 3285-2528 (matriz) e 3288-0076 (filial). O site deles é este aqui, mas infelizmente eles não têm e-mail.

E a quem for aprender a dirigir, sugiro que aprenda em uma auto-escola que valorize a vida, não a pressa de chegar. Dirigir não é só se mover do ponto A ao ponto B da forma mais rápida possível, é preciso fazer isso com responsabilidade. Ninguém ter na consciência a culpa por uma morte como a da Márcia.

4 comentários em “O desrespeito vai além dos ônibus

  1. Outro dia entrei no website do detran do meu estado (Detran-ES) e percebi que absolutamente tudo é voltado para o veículo motorizado individual. Inclusive na home tem dicas de como vender e comprar automóveis. Futuquei o “fale conosco” até encontrar uma brecha no setor “educação no trânsito”. Comentei sobre uma revenda de carros que os etacionam sobre o passeio, e que nunca vi campanha alguma sendo feita para reverter esta cultura. Resultado, não me retornaram o email e até hoje a revenda estaciona os carros sobre o passeio, apesar da presença de um “guarda de trânsito”, a menos de 10 metros. Um dia a gente chega lá.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *