Ciclofaixa – opção boa e barata

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Em João Pessoa, na Paraíba, a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans – pelo que entendi, é a CET de lá) está implementando uma ciclofaixa em uma das avenidas da cidade.

A bicicleta é um meio de transporte alternativo, barato, silencioso, além do mais não polui o meio ambiente e ainda faz bem à saúde, pois as pessoas deixam o sedentarismo de lado para se locomover em bicicletas.
Laura Farias Gualberto,
superintendente da
STTrans de João Pessoa

A criação dessa ciclofaixa, aliada às declarações da superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, mostra uma postura bastante esclarecida e alinhada às tendências de grandes cidades de todo o mundo no que diz respeito ao uso da bicicleta. O projeto tem por objetivo implementar 111km de ciclovias e ciclofaixas, em sete rotas.

A receita da ciclofaixa da STTrans é simples: uma faixa pintada no chão, com taxões refletivos (chamados por alguns de “tartarugas”) e placas de sinalização. Ao contrário da ciclovia, que geralmente tira espaço dos pedestres, uma ciclofaixa ocupa um espaço da pista destinada aos veículos, tirando um pouco do enorme espaço destinado aos carros nas cidades modernas para cedê-lo às bicicletas.

Prefeitura de João Pessoa

João Pessoa só precisa se precaver para que as ciclofaixas e ciclovias não confinem os ciclistas exclusivamente a esses espaços, causando segregação e dando-lhes a impressão de “invasores” ao circular por outras avenidas e ruas de menor fluxo.

Bem que o Alexandre de Moraes, nosso presidente da CET e Secretário Municipal de Transportes (entre outras atribuições), poderia aprender um pouco com a Laura Gualberto…

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

6 comentários para Ciclofaixa – opção boa e barata

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>