Enquanto isso, em Amsterdam…

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Clique nas fotos para ampliar.


Mãe levando os filhos para passear

Mais crianças sendo levadas em uma bicicleta adaptada

Bike estacionada enquanto as crianças brincam no parque

Bicicletário gigantesco, com vários andares

Bicicletário lotado, bicicletas até nos poste

O mesmo bicicletário, de outro ângulo

Ciclovia

Fotos de Cristiano Bertoni, que acaba de voltar de lá.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

5 comentários para Enquanto isso, em Amsterdam…

  • Neto

    Realmente é uma realidade muito além da nossa. Morei em Hamburgo, na Alemanha e senti na pele como é ter os direitos de um ciclista respeitados.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Cristiano Bertoni

    Tem muita coisa legal la, a qtde de bikes eh absurda. Tem coisas boas que devem ser copiadas, mas tem muita coisa la que nao se aplica a uma cidade de porte medio, pior ainda em uma cidade grande.

    Eh uma cidade turistica, MUITO pequena com 750mil habitantes e 600mil bikes. Digamos que é uma Osasco abaixo do nivel do mar e com bikes :oP

    O que devemos copiar é a qtde de ciclovias. Nao lembro a qtde mas eram varios kms. E a punicao para motoristas (la, como em toda europa, a punicao é pesada), o que os torna educados hehehehe

    De resto, na minha opniao nao tem muito o que se aproveite para em uma cidade grande, coisas estranhas do tipo (as 3 primeiras tipicas de cidade pequena do interior):
    – Trilho do bonde utilizado TAMBEM por carros, onibus, caminhoes e bikes (sim, no centro nao eh todo lugar que tem ciclovia, ate por causa do tamanho da cidade).
    – Vc ta na calçada e, do nada um cara buzina pra vc pq vai estacionar nela (?!?!)
    – Ruas de mao dupla que so cabem um carro. Quando vem outro na direcao contraria, um dos 2 usa a calçada SEM PROBLEMAS.
    – A falta de respeito dos bikers com semaforo é parecida com a dos nossos motoristas. Vi 2 atropelamentos e NAO ADIANTA que eles nao param :oP (claro, ninguem se machucou)

    RESUMAO:
    Se tiver ciclovia, o povo vai de bike mesmo… nao adianta discutir, é MAIS RAPIDO e “de gratis”.

    abracao

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    Lilx, ótima dica, valeu!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Lilx

    Fala Willian! Acho que você já conhece o Google Stree View, mas a pouco tempo a Inglaterra e os Países Baixos entraram também nas lentes do Google, dá pra andar pela maioria das ruas de Amsterdã e ver como a vida de um ciclista é muito tranquila por lá.

    http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&q=Amsterd%C3%A3,+Noord-Holland,+Nederland&ie=UTF8&cd=1&geocode=FSkpHwMdN6FKAA&split=0&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=44.419463,47.900391&ll=52.372914,4.893315&spn=0.002129,0.005686&t=h&z=18&layer=c&cbll=52.372858,4.893152&panoid=9Qm–RqqD84FS-AzLuGAFg&cbp=12,192.19951800597812,,0,13.490566037735851

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Mari

    Morei 8 meses na Holanda, em Haia, e posso assegurar que, no que se refere à transporte, é o paraíso. Em primeiro lugar, o mais importante é a segurança do pedestre. Não há pressa que valha mais do que a vida daquela pessoa que está tentando atravessar a rua, que por sua vez quase nunca atravessa fora da faixa de pedestres. Carros correm só nas estradas, e correm muito. Mas isso não é problema para o ciclista, porque a ciclovia passa por outro local, muito distante da estrada e projetado pensando no conforto e na segurança do ciclista. Na cidade, a bicicleta, depois do pedestre, tem prioridade. Você nem pensa: será que vou de bike? A bike é praticamente uma extensão do seu corpo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>