Praça do Ciclista – em São Paulo e agora em Aracaju

Em Aracaju

A Bicicletada de Aracaju inaugurou recentemente sua Praça do Ciclista. A praça em questão não tinha nome, não recebia muita atenção do poder público e há alguns meses já era utilizada para os encontros mensais da Bicicletada local. Agora se chama Praça do Ciclista, ao menos informalmente (dica do @luddista).

 

Em São Paulo

História semelhante tem a Praça do Ciclista de São Paulo. Começou com uma inauguração simbólica no início de 2006, mas em outubro do ano seguinte o espaço teve seu nome oficializado por lei. Apesar disso, a Praça continua sem placasNão foi por falta de pedir – e acabo de fazer uma nova solicitação.

A Secretaria das Subprefeituras, de responsabilidade de Andrea Matarazzo, afirma – desde julho do ano passado! – que vai colocar as placas na Praça. Também promete colocar “gradis de segurança”, para que os passantes não caiam na avenida embaixo, e recolocar os paraciclos, que foram retirados para uma reforma na praça, no ano passado.

Porém, passados nove meses desde a promessa: 

Grades de madeira na Praça do Ciclista, dando falsa sensação de proteção e colocando em risco quem se apóia nelas
  • Não colocaram a placa com o nome da praça. 
     
  • Não foram recolocados os paraciclos.
     
  • Não foram colocados gradis. Há apenas umas traves de madeira, mal afixadas, “protegendo” as pessoas de caírem no túnel, nas quais há inscrições “não apóie”, feitas por populares preocupados com quem frequenta o local (mais preocupados que a Secretaria das Subprefeituras, por sinal). 

 

Sergipanos, cuidem bem de sua Praça do Ciclista, pois os figurões da administração pública continuam achando que bicicleta atrapalha a cidade e que incentivar seu uso é perda de tempo.

2 comentários em “Praça do Ciclista – em São Paulo e agora em Aracaju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *