Curso para motoristas de ônibus: próximos passos

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Desde 2007, quando ficou conhecendo as estatísitcas de 2006 sobre acidentes fatais com ciclistas nas ruas de São Paulo, o cicloativista André Pasqualini vinha articulando junto à administração pública a realização de um trabalho de educação e esclarecimento junto aos motoristas, para tentar reduzir as mortes. No final do ano passado, ficou definido o formato e André começou a trabalhar na preparação do material.

Foram muitas horas de filmagem e edição, pesquisa e seleção dos dados e informações, definição da estratégia de exposição e finalmente a preparação da apresentação. Foi realizada uma apresentação-piloto pouco tempo atrás e, finalmente, no último domingo o curso com os motoristas de ônibus foi realizado.

Como foi o curso

André Pasqualini durante a palestra.
Foto: CicloBR

São Paulo possui 80 garagens de ônibus. Cada garagem teve pelo menos um “multiplicador” presente no curso. Eles serão responsáveis por repassar as informações recebidas, através de um curso interno, para todos os cerca de 60 mil motoristas de ônibus de linha da cidade de São Paulo. Além de fazer o curso, cada motorista receberá um panfleto com o resumo das informações recebidas.

Como já comentamos aqui no Vá de Bike!,  o curso esclarece ao motorista como é a vida de um ciclista, o que ele pensa e por que ele está ali, pedalando na frente do ônibus e tendo certas ações e reações, além de mostrar atitudes simples que o motorista pode ter para proteger aquela vida que está ali, equilibrada fragilmente em duas rodas sem motor.

O objetivo principal é mostrar ao motorista de ônibus a importância de seu papel em uma mudança no tratamento ao ciclista nas ruas de São Paulo. Com atitudes simples e o conhecimento da situação de quem está na bicicleta, o motorista pode proteger a vida do ciclista e dar um exemplo de civilidade aos demais usuários da via, colaborando com uma cidade melhor para todos.

Veja o material exibido na palestra, no site CicloBR. Também foi exibido aos motoristas um vídeo mostrando a ida ao trabalho de ciclistas com diferentes perfis – um deles, o autor deste site. Há ainda uma galeria de fotos da palestra e pedalada.

Creio que os motoristas de ônibus podem dar uma lição de civilidade para toda a cidade.
André Pasqualini

Precisa-se de voluntários

Pasqualini se colocou à disposição dos multiplicadores para, sempre que possível, participar dos cursos, pois considera muito importante a presença de ciclistas no contato direto com os motoristas. “Obviamente não poderei estar em todas as garagens de São Paulo, por isso conto com a colaboração de ciclistas voluntários”, afirma André.

Ele pretende realizar em breve um mini treinamento aos ciclistas voluntários e, sempre que houver contato de uma das empresas, verificará se há algum ciclista na região da garagem disposto a colaborar.

Se você está disposto a ser um desses voluntários, envie um e-mail para o André no endereço ciclobr@ciclobr.com.br, para receber mais detalhes.

Próximos passos

Dentro de 3 meses haverá um novo encontro com os multiplicadores, para debater os resultados desse treinamento e traçar os próximos passos.

Além disso, André deseja levar o curso aos motoristas da EMTU, de ônibus intermunicipais e fretados. E já há cooperativas de táxi interessadas na iniciativa. Quanto maior a abrangência do curso e quanto mais as informações forem disseminadas por todo o país, melhor para todos nós.

Ajude a espalhar pelo Brasil

André se dispõe a ceder gratuitamente o material do curso a quem quiser proferir palestras a motoristas de ônibus em outras cidades e pode até ajudar em algumas alterações, adequando a uma situação local. Entre em contato com ele no endereço ciclobr@ciclobr.com.br.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

4 comentários para Curso para motoristas de ônibus: próximos passos

  • Willian Cruz

    Rodrigo, leia o texto: ele fala sobre um curso específico e que não tem muito a ver com o que você precisa… 😉

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • rodrigo aparecido machado

    gostaria de saber se voces tem o curso de cambio eletronico trabalho com onibus e queria adquirir o curso para poder m qualificar melhor o meu trabalho obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Repercutindo o Atropelamento Fortuito « Quintal – Idéias para um mundo melhor

    […] Curso para motoristas: próximos passos – Vá de Bike […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Efeito do curso ou coincidência? | + Vá de bike! +

    […] pois ainda é cedo para isso (a não ser que o motorista fosse um dos multiplicadores presentes no curso desse domingo, o que não é impossível). Mas as coisas estão pouco a pouco mudando nessa cidade e isso é […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>